Existe algo fantástico nas cidades portuárias que conquista até mesmo a mais difícil das pessoas. Talvez seja o som da água, talvez sejam as histórias que esses lugares costumam guardar ou talvez seja o harmônico encontro entre o urbano e o natural – arranha-céus e o mar, palácios e fiordes. Seja qual for o motivo, uma viagem à beira-mar é sempre incrível.
Para convencê-lo de que, em sua próxima viagem, você deveria optar por chegar ao seu destino de barco, o Guia da Semana listou 12 portos ao redor do mundo que merecem a sua visita. Confira:
Veneza | Itália
A cidade que parece ter sido magicamente construída sobre a água certamente não poderia faltar em uma lista de portos. Chegar à Veneza de barco é se encantar com as cênicas gôndolas, suspirar sob a Ponte dos Suspiros e admirar a grandiosidade da famosa Piazza San Marco. Para aqueles que amam sentar-se à beira da água e assistir ao movimento dos barcos enquanto apreciam um bom drink e uma deliciosa especialidade culinária, é o destino ideal.
Istambul | Turquia
Outra cidade portuária que certamente não poderia faltar na lista é Istambul. Uma vez Constantinopla, a cidade já foi símbolo do encontro entre Ocidente e Oriente, diversas rotas comerciais passaram por ali e certamente poucos portos guardam tanta história. De um lado Europa, do outro, Ásia - dividida pelo Bósforo, a maior cidade turca parece ter sido feita para que você se aproxime de barco, admirando construções magníficas como o Haggia Sophia e a Mesquita Azul, sem falar do movimento das pessoas que cruzam diariamente de um continente ao outro e o forte cheiro de especiarias que domina toda a região.
Porto Victoria | Hong Kong
O iluminadíssimo Porto Victoria em Hong Kong é enfeitado por alguns dos maiores arranha-céus do mundo - a cidade é líder em número de prédios com mais de 150 metros de altura. Chegar lá de barco já é suficientemente fascinante pela vista das construções magníficas, mas descer ali é ainda melhor - o Ocean Terminal, onde param os cruzeiros, tem dezenas de lojas, restaurantes e ainda cinemas e hotéis para você fazer tudo o que precisar ali às margens do oceano e aos pés de incríveis arranha-céus.
Santorini | Grécia
A ilha grega de Santorini não poderia estar mais perto daquilo que vem à sua cabeça quando se pensa em Grécia. Na ilha esculpida por erupções vulcânicas, os barcos ancoram em meio a dramáticos penhascos enfeitados com as tão típicas casinhas brancas. Como se chegar ali de barco já não oferecesse uma vista incrível, uma das opções para ir do porto até a capital, Fira, é de teleférico, que garante ainda mais maravilhosas paisagens.
Nova York | Estados Unidos
Caminhar pelos portos que receberam grande parte dos europeus que construíram os Estados Unidos é certamente uma experiência histórica imperdível. Chegar a Nova York de barco, então, é de tirar o fôlego - a imagem da iluminada Manhattann com o famoso Empire State Building crescendo acima do horizonte de prédios ou a famosa Estátua da Liberdade recebendo aqueles que chegam valem realmente a pena.
Estocolmo | Suécia
A capital da Suécia é formada por diversas ilhas que se ligam através de pontes e balsas, e, portanto, a cidade inteira é um grande porto. Assim, a melhor forma de explorar Estocolmo é, certamente, de barco. Composta por palacios, torres, castelos, galerias e simpáticas casas todas salpicadas com verdejantes árvores, a cidade é um lugar impressionante e relaxante que parece ser de outro mundo.
Iles Des Saintes, Guadalupe | França
Cansado de tantos prédios e buscando por uma paisagem mais natural? Vá um pouco mais ao sul, entre no Caribe, e você certamente vai esbarrar em algum porto fantástico marcado por águas cristalinas, areia branca e vegetação exuberante. Para os mais aventureiros, a dica é pegar um pequeno barco e seguir para o porto da Iles Des Saintes, uma pequena ilha com algumas igrejinhas, um forte dos tempos dos piratas e, claro, fascinantes praias enfeitadas com magníficas palmeiras. A ilha fica em Guadalupe, um departamento ultramarino pertencente à França.
Kotor | Montenegro
Kotor fica em uma fantástica baía - cercada por grandes montanhas, recheada com a água mais azul e cheia de casinhas medievais, a cidade é certamente uma das jóias de Montenegro, além de um Patrimônio Mundial da UNESCO. Desembarque em seu simpático porto e explore, a pé, suas belas ruas, igrejas e museus.
Sydney | Austrália
Não é segredo para ninguém que Sydney, a maior cidade da Austrália, tem um dos portos mais bonitos do mundo. A famosa Opera House recebendo os barcos que chegam, a Sydney Harbour Bridge e os belos prédios fazem desse porto um cenário fascinante. Mas ele vai muito além disso, desça do barco e o explore a pé e você vai encontrar restaurantes sofisticados, bares que ficam inteiramente na água e lindas praias de areia dourada.
Bergen | Noruega
De volta ao norte da Europa, Bergen é uma pequena cidade norueguesa que merece ser citada, em meio aos famosos fiordes noruegueses que, por si só, já garantem paisagens dramáticas de tirar o fôlego. Chegar ali é muito mais fácil de barco do que de carro - depois de ziguezaguear em meio a ilhas, você alcança um simpático porto da cidade cheia de simples casinhas coloridas.
Khasab | Oman
Omã é um país que cresce vertiginosamente como destino turístico, investindo em atrações e construções magníficas como os Emirados Árabes já fizeram. A Península de Musandam, entretanto, separada do resto do país pelos Emirados Árabes, permanece um recanto inexplorado de natureza e calmaria. Ali fica a cidade de Khasab, em meio a uma paisagem dramática de águas azuis e fiordes desérticos.
Cidade do Cabo | África do Sul
Para quem gosta do clima de cidade, mas não abre mão de belas paisagens naturais, o porto ideal fica na Cidade do Cabo, na África do Sul. Grandes montanhas que mergulham no mar azul, pequenas praias de areia branca, e a gigante Mountain Table, Patrimônio Mundial da UNESCO, que pode ser vista de todos os lados, são apenas algumas das maravilhas que compõem a beleza dessa cidade no finzinho do Continente Africano.
Atualizado em 21 Abr 2019.