Praças são espaços muito importantes para uma cidade - lugar de encontros, celebrações, manifestações, arte, cultura e muito mais. Muitas praças não só assistiram a momentos históricos dos países onde se encontram, mas também fizeram parte das histórias. Seja por seu tamanho, sua beleza, suas histórias ou pela vida para a qual servem de palco, as praças merecem estar no roteiro de qualquer viagem.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 praças incríveis pelo mundo que você precisa visitar ao menos uma vez na vida. Confira:
Times Square | Nova York, Estados Unidos
Certamente é a praça mais famosa do mundo – é muito improvável que alguém que veja televisão nunca tenha ouvido falar dela. A intersecção é formada pela confluência de duas grandes ruas nova-iorquinas, a Broadway e a Sétima Avenida. O lugar é cheio de luzes, vídeos e placas de LED, que podem ser vistos em qualquer dia e qualquer hora. Mas a praça é realmente famosa por seu ano novo, quando a famosa Bola de Ano Novo desce para comemorar a chegada do próximo ano em Nova York.
Piazza di San Pietro| Cidade do Vaticano
Outra praça muito famosa é a Piazza di San Pietro, localizada em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. A praça foi projetada por Gian Lorenzo Bernini, um importante artista barroco, no século XVII. Em seu centro, ergue-se um obelisco do Antigo Egito desde 1585. Ali se realizam missas e encontros religiosos no Natal, por exemplo. É muito comum também que, depois de uma visita à basílica, os turistas visitem a praça e almocem por lá.
Praça Vermelha | Moscou, Rússia
A praça, localizada no coração de Moscou, é um dos principais pontos turísticos do país e um Patrimônio Mundial da Unesco. Além de um dos muros do Kremlin, o lugar é cercado por um museu, a famosa Catedral de São Basílio e o Mausoléu de Lenin. O nome da praça não tem nada a ver com a cor do Kremlin ou com o comunismo russo – ele surgiu porque a palavra krasnaya, em russo, pode significar tanto vermelha como bonita, termo que era usado para se referir à Catedral e acabou sendo associada também à praça.
Djemaa el Fna | Marraquexe, Marrocos
Também conhecida como Jeema el-Fna, essa é a principal praça da cidade marroquina de Marraquexe e um de seus principais pontos turísticos. O lugar se transforma durante o dia – pela manhã, você pode encontrar encantadores de cobras; já à tarde, ela se enche de mágicos e contadores de histórias; enquanto à noite, é um ótimo lugar para quem quer experimentar uma especialidade da gastronomia local.
Trafalgar Square | Londres, Reino Unido
Inaugurada no início do século XIX, a praça mais famosa de Londres se chama assim em homenagem à Batalha de Trafalgar, quando as forças inglesas venceram a armada de Napoleão em 1805. O lugar foi pensado como um espaço de entretenimento para a população e hoje também costuma receber manifestações políticas. O monumento central consiste de uma coluna que sustenta a figura de Horatio Nelson, o oficial responsável pela Marinha Britânica à época da batalha, cercada por quatro leões e algumas fontes.
Praça da Cidade Velha | Praga, República Tcheca
Um dos pontos mais bonitos de Praga é um presente para os olhos, principalmente para os amantes de arquitetura. Em um mesmo lugar você pode observar a arquitetura gótica da Igreja Nossa Senhora em frente de Týn e a arquitetura barroca da Igreja de São Nicolau. Ali você também encontra o Orloj, um relógio astronômico medieval e uma torre de onde você pode ter uma vista panorâmica da Cidade Antiga.
Plaza de Mayo | Buenos Aires, Argentina
A praça no centro de Buenos Aires é uma das mais famosas do mundo por concentrar uma grande quantidade de história. Foi ali que, em 1810, iniciou-se a revolução que levou à independência do país. Desde o período colonial até hoje, a Plaza de Mayo está localizada em um centro de decisões da Argentina, como o Cabildo, que se encarregava da administração da colônia, e a Casa Rosada, atual sede do Governo Federal.
Zócalo | Cidade do México, México
Uma das maiores praças do mundo é conhecida como El Zócalo ou, em português, apenas Zócalo, mas oficialmente se chama Praça da Constituição. O lugar é usado como ponto de encontro desde os tempos dos astecas. Hoje, é cercada pela Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional e muitos outros prédios históricos. A enorme bandeira do México em seu centro é abaixada e levantada diariamente em uma cerimônia tradicional.
Tiananmen | Pequim, China
A Tiananmen na capital da China é ainda maior que a Zócalo e é cercada por monumentos em estilo soviético e prédios governamentais. Ali também acontece uma cerimônia diária em que se sobe a bandeira do país ao amanhecer e a descem ao anoitecer. Um dos prédios mais famosos ao redor da praça é o Mausoléu de Mao Zedong. Além de famoso ponto turístico, é um lugar histórico onde se passaram muitos momentos importantes para o país.
Grand-Place | Bruxelas, Bélgica
A praça central de Bruxelas é um dos principais pontos turísticos do país e é cercada por prédios governamentais e a Casa do Rei, onde se encontra o Museu da Cidade de Bruxelas. Já muito bonita diariamente, a praça recebe, a cada dois anos (sempre no mês de agosto), um enorme tapete de flores com begônias, que cobrem a maior parte do lugar durante alguns dias.
Atualizado em 3 Set 2018.