Assim como todos os países às margens do Mediterrâneo, a Itália tem praias incríveis de beleza inacreditável. As famosas ilhas da Sicília e Elba ou a região da Sardenha geralmente levam todo o crédito, mas o país também tem incríveis opções para os amantes de um bom mergulho ou banho de sol no norte ou no extremo sul.
Pensando em te ajudar a planejar um verão italiano, o Guia da Semana listou 10 praias incríveis para conhecer na Itália. Confira:
Cala Goloritzé, Sardenha
Aos pés de uma ravina na costa leste da Sardenha, Cala Gloritzé é uma das praias mais famosas da Itália já há bastante tempo. E não é à toa - a praia mal parece ser real, cercada por penhascos de calcário, suas areias brancas são banhadas por um oceano azul-esverdeado que completa essa paisagem onírica. A praia é tão maravilhosa que, desde 1995, é um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o que também garante a manutenção de seu aspecto natural.
Grotticelle, Calabria
Não é à toa que essa região da Calabria é conhecida como Costa dos Deuses. Cheia de paisagens espetaculares, um dos melhores lugares para se desfrutar por ali é a Baía de Grotticelle, em San Vito lo Capo, uma região relaxante com grande extensão de uma fina areia dourada, acompanhada de belos jardins e águas quase transparentes.
Punta Prosciutto, Apúlia
Muitos dizem que as praias mais bonitas da parte continental da Itália estão na região autônoma de Puglia, ou Apúlia. Para areia branca e águas cristalinas, siga para Punta Prosicutto – literalmente Ponta Presunto. A praia também é famosa por suas grandes dunas e por ser sossegada apesar de sua boa localização, próxima a portos e lugares mais movimentados.
Spiaggia di Sansone, Elba
Na costa da região da Toscana, a ilha de Elba reúne lindas praias que encantam todos os visitantes. Uma das praias mais procuradas é a Sansone, que pode ser acessada apenas a pé. Exceto por agosto, a praia costuma ser vazia o bastante para você estender a sua toalha onde quiser e não ser incomodado por ninguém. A água azul se encontra com a areia branca e garante uma paisagem espetacular.
Scala dei Turchi, Sicília
Scala dei Turchi, ou Praia dos Turcos, é uma praia única dentre as outras desta lista. As rochas cinzentas que a cercam entram em contraste com a areia cor de bronze que, por sua vez, contrasta com o mar azul. A região é frequentemente considerada uma das mais populares belezas naturais da Sicília.
Spiaggia delle Due Sorelle, Marcas
Praia das Duas Irmãs, em italiano Spiaggia dele Due Sorelle, leva esse nome graças às duas pedras fincadas no oceano logo em frente à praia. O único jeito de chegar lá é através de barco a partir de Porto Numana e, portanto, ela continua sendo um destino natural e sem muitos turistas. A paisagem ali explica por quê os italianos são tão fascinados pela Rivera del Conero, em Marcas, com belos penhascos e areias brancas que tocam o mar.
Tropea, Calabria
Tropea é uma das praias que mais recebe turistas na região da Calabria, muitos estrangeiros e também muitos locais. Areia branca e mar de água translúcida são garantidos, mas os destaques da cidade são outros. Localizada no alto de um penhasco, é o lugar ideal para belas vistas, além de contar com incríveis trattorias e bares.
Camogli, Génova
Camogli tem seu próprio charme. O nome, na verdade, fez referência a uma pequena comuna italiana, na região da Ligúria, em Génova. A região norte da Itália raramente é lembrada quando se fala de praias, mas ela também guarda seus segredos. A praia fica aos pés de uma colorida vila que tem vista para o que é conhecido como Golfo do Paraíso e ótimas opções de serviços para quem não consegue ficar longe da civilização.
Spiaggia dei Conigli, Sicília
Esse cantinho espetacular é uma das mais populares praias italianas. No sul da ilha de Lampedusa, mais perto da Tunísia do que do continente europeu, a Spiaggia dei Conigli, ou Praia dos Coelhos, é um refúgio italiano que conta com um dos cenários mais encantadores do sul do país. A cor da areia em contraste com as diversas cores do mar é um espetáculo à parte.
Chia, Sardenha
Chia, na verdade, é uma pequena vila um tanto longe do mar. Mas seu nome se estende para regiões ao redor, incluindo Capo Spartivento, a região mais ao sul da Sardenha, onde ondas de cor turquesa encontram a areia alaranjada da praia. Para os que preferem uma cena mais alternativa, a Porto Campana, cheia de dunas e jovens, também é uma boa opção.
Atualizado em 25 Set 2018.