Qual foi a praia mais inusitada que você já visitou? Praias por si só já são fascinantes e é difícil acreditar que elas podem ficar ainda mais incríveis. Mas o nosso planeta nunca cansa de nos surpreender – areias coloridas, gigantes pedras redondas e praias dentro de cavernas são apenas algumas das possibilidades de praias alternativas que você pode conhecer.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 praias inusitadas para você conhecer ao redor do mundo. Confira:
Agonda, Goa | Índia
Essa praia em Goa, na índia, seria uma praia extremamente comum, não fossem seus inusitados habitantes. Por ali, os banhistas humanos dividem as areias indianas com diversas vacas sagradas. Elas estão ali apenas vivendo suas ótimas vidas sagradas sem muito risco de acabarem virando um hambúrguer. O máximo de esforço que precisam fazer é tolerar a grande quantidade de turistas que querem tirar fotos com elas.
Reynisfjara, Vik | Islândia
Você pode nunca ter visto uma, mas praias de areia preta estão por aí. O Havaí tem algumas e a Nova Zelândia também, mas a Reynisfjara, em Vik, na Islândia, tem algo de especial. Para além da areia de cor peculiar, Vik é famosa por suas pouco comuns formações rochosas. A combinação de pedras e areia preta faz dessa paisagem algo um tanto alienígena. Se banhar por lá não é uma boa ideia e nada aconselhável por conta das águas frias e fortes ondas e correntes, mas fotos para o Instagram você certamente vai ter de montão.
Papakolea, Havaí | Estados Unidos
O Havaí é cheio de praias coloridas, uma das mais famosas delas é Papakolea, a praia de areias verdes. A explicação para a cor é quase tão legal quanto ela: a olivina, conhecida localmente como diamante havaiano, é um dos primeiros cristais formados quando a lava do vulcão esfria. A ação das ondas o fragmenta em pequenos pedaços e o leva até a praia. Por ser mais denso que a areia, ele facilmente se acumula e dificilmente é levado embora. Os grãos dessa areia são tão bonitos de perto quanto de longe.
Praia Rosa, Komodo | Indonésia
O mundo tem algumas praias rosa espalhadas pelos seus quatro cantos. Uma das mais populares é a Praia Rosa, ou Pantai Merah, na ilha Komodo, Indonésia. A cor se dá graças a um microrganismo que produz um pigmento vermelho que, combinado com a areia, nos parece rosa. Localizada em uma região protegida, a praia é um ótimo lugar para relaxar longe de tudo e apreciar as belas paisagens.
Ramla Bay, Gozo | Malta
Localizada em uma região de natureza selvagem, a Ramla Bay, em Gozo, é comumente considerada uma das praias mais bonitas de Malta. Parte dos motivos se deve ao fato de que sua areia tem uma coloração que varia entre laranja e vermelho, cores que se destacam quando entra em contraste com o belo azul das águas. A região ao redor também é ótima de se explorar. Por lá, você pode encontrar a famosa Caverna Calypso, que fica no alto de um dos cantos da praia e garante uma bela vista.
Shell Beach, Austrália Ocidental | Austrália
Essa certamente não é a praia ideal para caminhar descalço ou para estender uma canga e tomar um sol. A Shell Beach, localizada na Shark Bay, um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO na Austrália, é uma praia inteiramente coberta por uma camada de conchas, que chega a ter 10 metros de profundidade. Esse grande acúmulo se deve à alta salinidade da água na região, que favorece os moluscos donos das conchas, uma vez que seus predadores não conseguem prosperar ali.
Koekohe | Nova Zelândia
A Praia de Koekohe é famosa graças aos Seixos gigantes de Moekari, enormes seixos esféricos – alguns que pesam toneladas e são maiores que pessoas – que cobrem uma parte da praia próxima a Moekari, na costa Otago da Nova Zelândia. Acredita-se que esses seixos demoraram milhões de anos para chegar ao tamanho que têm no fundo do mar e só depois foram trazidos para a superfície. Os Seixos gigantes estão entre os principais pontos turísticos da Ilha Sul do país e muitos locais os chamam de ovos de dragão.
Praia Escondida, Ilhas Marieta | México
Também conhecida como Playa del Amor, a Praia Escondida está literalmente escondida sob um grande buraco nas verdejantes Ilhas Marietas, no México. Diz a lenda que o buraco foi criado pela ação humana, quando o arquipélago foi usado como uma área de testes de bombas em 1900, uma vez que sempre foi desabitado. Qualquer que seja o motivo, o buraco revelou uma fantástica praia do Pacífico que recebe muita luz do sol e tem águas extremamente cristalinas.
Praia das Catedrais, Galícia | Espanha
Muitas praias têm uma ou outra formação rochosa que chama a atenção, mas a Praia das Catedrais, oficialmente Playa de Aguas Santas, tem uma sequência de arcos formados pela natureza que lembram bastante arcos de igrejas góticas. É um dos destinos mais populares entre os turistas que vão visitar a costa da Galícia.
Algar de Benagil, Algarve | Portugal
O Algar de Benagil é uma famosa formação que reúne praia e caverna localizada na região ainda mais famosa de Algarve, em Portugal. Para chegar lá, é necessário alugar uma pequena embarcação ou contratar um guia. Os locais sugerem que você alugue uma embarcação para poder ir e voltar quando quiser, pois a paisagem é de fato espetacular e a praia é diferente de tudo que você já viu.
Atualizado em 31 Out 2019.