O Guarujá é um dos roteiros preferidos dos paulistas quando o assunto é se refrescar no mar. É certo que por ser uma cidade mais urbana, nem sempre as praias acabam ficando bem preservadas ou vazias. Na alta temporada, é muito comum encontrar muito lixo e quase nenhum ‘lugar vago’ nas areias.
Pensando nisso, para não precisar mudar seu roteiro, a dica é conhecer praias mais reservadas no Guarujá que ainda não se tornaram roteiro da massa turística e por isso oferecem mais privacidade e paisagens belíssimas.
Confira o roteiro que o Guia da Semana preparou com 5 praias diferentes para conhecer no Guarujá e sair do óbvio:
PRAINHA BRANCA
A Prainha Branca, localizada entre Guarujá e Bertioga, é um destino bastante conhecido por quem gosta de viajar para um ambiente tranquilo sem ir muito longe de São Paulo. Por lá, é possível encontrar uma boa infraestrutura, com pequenas pousadas e campings a beira-mar, bem como almoçar na pequena vila de pescadores do local.
O acesso até o local se dá apenas por trilha, por isso, a dica é levar pouca coisa para não ficar difícil a caminhada. A trilha para chegar até o destino sai do lado da Balsa do Guarujá, sendo o percurso de nível médio e bem sinalizado. Ao todo são 30 minutos de caminhada para chegar até a praia.
PRAIA PRETA
A Praia Preta é aquele destino que muita gente ainda não conhece, mas deveria conhecer. Isso porque, ela fica localizada no Guarujá e seu acesso é meio escondido, ou seja, é um verdadeiro paraíso secreto. O destino é passeio perfeito para quem gosta de curtir lugares novos e quase desertos.
Com apenas 200 metros de extensão e uma areia mais escura, a praia é o paraíso para quem gosta de ondas mais agitadas para surfar. Para chegar até lá, é preciso pegar uma trilha de cerca de 30 minutos, que começa no final da Prainha Branca. Vale a aventura!
PRAIA DE TIJUCUPAVA
Você conhece a Praia de Tijucupava, no Guarujá? Trata-se de uma praia dentro de um condomínio e, por isso, seu acesso é controlado e restrito a apenas alguns visitantes por dia. Dessa forma, dificilmente o lugar fica lotado de gente, sendo uma boa opção para quem quer conhecer um lugar novo e mais sossegado.
O estacionamento é gratuito e ainda é possível ter acesso à ducha e banheiros. Vale ressaltar que não existe nenhuma outra infraestrutura por lá, então é indicado levar água e lanche e sempre recolher seu lixo. Dessa forma, é possível sempre manter a praia preservada!
Como chegar: Rodovia Ariovaldo de Almeida de Viana, 3948
PRAIA DO ÉDEN
A Praia do Éden está localizada entre as praias da Enseada e Pernambuco, mais precisamente dentro do Condomínio de Sorocotuba. Com uma pequena faixa de areia e algumas cadeiras dispostas no espaço, ela é indicada para quem quer curtir um ambiente diferente e fugir do óbvio.
Com um mar de tombo e águas esverdeadas, o local não é muito indicado para quem está com crianças. Para chegar até a praia, é preciso pegar a entrada do condomínio e seguir por 2,5 km até a entrada da prainha. Uma pequena trilha leva ao destino final.
PRAIA DO SANGAVA
A Praia do Sangava, que em tupi-guarani significa "alagado", fica escondida em meio a pedras e árvores, o que dificulta o seu acesso e torna a aventura mais emocionante. Para alcançar o destino é necessário pegar uma trilha de nível médio a difícil, que dura cerca de uma hora e meia. O acesso se dá pelo Bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá.
Com subidas e descidas, a caminhada se destaca pelos pássaros e borboletas entre as árvores. Todo esforço vale a pena já que a praia é praticamente deserta - os poucos visitantes aparecem mais aos finais de semana e feriados. Quem se aventura não se arrepende ao encontrar uma praia com 90 metros de extensão de água clara, calma e cercada por muito verde.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 14 Mar 2020.