A América do Sul é um dos destinos mais incríveis do mundo. Isso porque, ela revela paisagens diferentes a cada país visitado e nos faz ter uma dimensão do quanto à cultura pode mudar entre países lugares relativamente próximos.
E não é à toa que o destino é, cada vez mais, a escolha para os dias de descanso. Afinal, alguns países facilitam a entrada de brasileiros, o que torna a viagem ainda mais prazerosa.
Para quem sempre quis viajar para lá, o Guia da Semana te fala tudo o que você vai precisar para planejar a trip. Confira abaixo:
Precisa de visto ou passaporte?
Graças ao Mercosul, os brasileiros que viajam para a maioria dos países da América do Sul não precisam de visto ou passaporte. Basta apresentar um RG válido, em bom estado, tirado há menos de 10 anos, que contenha uma fotografia atual. Vale lembrar que a CNH não é aceita.
EXCEÇÕES
Se o seu roteiro de viagem pela América do Sul inclui Guiana Francesa, Guiana e Suriname, a apresentação do passaporte é necessária. Além disso, na Guiana Francesa, por se tratar de um território francês, exige ainda um visto especial, que pode ser tirado no desembarque do aeroporto (este requer uma entrevista e todos os documentos necessários para tal).
Saiba como tirar seu passaporte clicando AQUI.
Preciso tomar vacina antes de viajar?
Muita gente não sabe, mas para visitar muitos países da América do Sul - e fora dela também - é necessário tomar a Vacina contra Febre Amarela. Essa exigência passou a ser obrigatória para todos que vivem em um país com incidência da doença ou que vão visitar um local que a doença se manifestou. Ou seja, todos os brasileiros precisam tomar a vacina já que o Brasil é considerado um país de risco.
Além disso, alguns países exigem, além da vacina, um Certificado Internacional de Vacina - sem ele o turista não pode embarcar para os países que exigem tal documento. Ou seja: mesmo que você tenha tomado a vacina e tenha um comprovante disso, é necessário o certificado feito pela Anvisa. Para saber como funciona esse certificado e como faz para tirá-lo, clique AQUI.
Na América do Sul os países que exigem a vacina junto ao certificado são esses: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana e Guiana Francesa.
Para ver a lista completa dos países que exigem tais medidas, clique AQUI.
Limite de bagagens: o que mudou?
As companhias aéreas mudaram suas regras em relação ao peso e quantidade de bagagem levada nas viagens nacionais e internacionais. Para quem vai para a América do Sul, é permitido levar UMA mala de 20 kg – o peso pode sofrer variações em relação à companhia aérea escolhida, então vale a pena checar no site antes de viajar. Se o peso e quantidade forem maiores que a referência, é cobrado um valor, que varia de acordo com a operadora.
Dinheiro: o que levar?
Essa é uma dúvida comum para todo mundo que viaja para a América do Sul. Como as moedas são diferentes em cada país, o mais indicado é levar dólar. Dessa forma, chegando ao destino, o dinheiro poderá ser trocado facilmente pela moeda local em casas de câmbio – o dólar costuma ser escolhido já que seu valor de troca é maior que o real (ou seja, ele é mais valorizado).
Já para quem prefere ir com um pouco da moeda do destino que irá visitar, as casas de câmbio do Brasil costumam ser uma boa opção também.
Para quem prefere levar cartão, a dica é fazer um cartão pré-pago em qualquer casa de câmbio do Brasil – ele funciona como um cartão de débito, em que você gasta apenas o que tem nele. O cartão de crédito tradicional é outra alternativa, mas nem sempre muito indicada, já que possui uma taxa (IOF), que muitas vezes acaba pesando em cima dos gastos – e fica mais difícil de controlar o quanto já foi gasto.
Qual é a melhor época para viajar?
Essa escolha é muito pessoal e vai de acordo com o interesse da sua viagem. Se você quer curtir praias, certamente que o verão é a escolha certa, entre os meses de dezembro a fevereiro. Infelizmente, é nessa mesma época que os preços costumam ficar mais caros – na chamada Alta Temporada. Já se você quer esquiar e ver neve, o inverno é a pedida certa, durante os meses de junho a agosto – mas assim como o verão, a temporada costuma vir acompanhada de preços mais caros!
Caso o objetivo seja uma viagem atemporal, muitos destinos podem ser visitados em qualquer época do ano, o que torna tudo mais fácil – dá para fugir das altas temporadas. Para isso, escolha entre os meses de abril, maio, outubro e novembro.
Quer saber mais sobre a América do Sul? Confira nossas matérias:
+ Sem visto nem passaporte: 9 países para viajar só com RG
+ Punta Del Este: conheça um dos destino mais badalados da América do Sul
+ Deserto do Atacama é destino de aventura no Chile: confira as melhores atrações
Atualizado em 12 Mar 2018.