Viajar é bom, mas viajar gastando muito pouco é melhor ainda, né? A boa notícia é que existem algumas maneiras de diminuir os custos e até mesmo conseguir hospedagens de graça – e em qualquer lugar de mundo! O que parece uma ideia fantasiosa, na verdade, pode se tornar realidade. Parte dessa facilidade se dá pela criação de aplicativos que conectam pessoas que precisam de serviços a viajantes que buscam conhecer lugares novos de uma maneira diferente do turismo convencional.
O esquema se baseia na troca, ou seja, o viajante faz uma verdadeira permuta ao ganhar hospedagem e/ou alimentação e com isso dedica seus serviços de forma que favoreça o local. A melhor parte é que os serviços são bem diferenciados: é possível tirar fotografias, ajudar na limpeza e organização da propriedade, recepcionar turistas, ajudar comunidades carentes e muito mais!
Para te ajudar nessa aventura, o Guia da Semana listou 5 aplicativos que te ajudam a encontrar hospedagens de graça ao redor do mundo. São fáceis de usar e bem práticos! Vale a pena dar uma olhada. Confira em nossa galeria:
HELP EXCHANGE
O site Help Exchange é um dos mais antigos a conectar anfitriões com viajantes que buscam trocar hospedagem por serviços. Disponível apenas em formato html, a página oferece opções em diversas partes do mundo, como Europa, Ásia e até mesmo Brasil. Existem duas formas de fazer sua busca: de forma gratuita ou pela assinatura premium, em que o usuário entra em contato diretamente com a propriedade.
É importante ressaltar que a plataforma não oferece nenhum seguro-viagem, sendo necessário contratar o serviço por fora. Além disso, é preciso ter mais de 18 anos para usá-la.
WORLD PACKERS
Mais moderna e bem projetada, a World Packers talvez seja uma das plataformas mais conhecidas por quem busca hospedagens de graça. Isso porque, ela é conhecida mundialmente por oferecer serviços dos mais diversos tipos em troca de uma boa estadia. Além disso, é possível encontrar site ou aplicativo em português e com relatos e experiências de outros viajantes – o que de fato passa mais credibilidade e segurança. Ele oferece uma grande lista de propriedades que buscam serviços (fotógrafos, guias, intérpretes...) e mostra quantas horas de trabalho por dia são necessárias e todos os detalhes do anfitrião/destino.
O site é gratuito, sendo necessário pagar uma taxa quando é feita uma reserva. O valor varia de acordo com o anúncio, sendo possível encontrar propostas caras e mais baratinhas.
WORK AWAY
Parecido com o anterior, o Work Away permite que o viajante crie um perfil dizendo suas habilidades e gostos. Além de poder buscar vagas disponíveis ao redor do mundo, essa tática permite que os anfitriões busquem viajantes dispostos a oferecer serviços. É possível encontrar propriedades em todo o mundo buscando tradutores, ajudantes e muito mais. Em cada vaga ou anúncio há detalhes sobre as horas de trabalho e o que está incluso.
Para se registrar no site é necessário pagar uma taxa, mesmo que você não realize nenhuma reserva.
TRUSTED HOUSESITTERS
Essa é para quem é apaixonado por animais: ao invés de um trabalho tradicional em lugares específicos, o Trusted Housessiters conecta donos de animais que precisam de "babás" para seus pets com aventureiros que buscam hospedagem de graça. O usuário entra em contato diretamente com as pessoas que procuram o serviço, sendo possível também conseguir contatos com veterinários caso precise. O melhor de tudo é que a plataforma é gratuita e está presente em 140 países!
HELP STAY
Com opções em mais de 60 países diferentes, o Help Stay liga anfitriões com viajantes em busca de uma aventura. Por lá são hotéis, hostels, restaurantes e bares a procura de pessoas que possam contribuir de alguma forma. De forma simples e prática, o visitante coloca para onde quer ir e encontra os anúncios disponíveis. Neles é possível encontrar as exigências e horas a serem trabalhadas.
A maioria dos anúncios é gratuita, sendo possível encontrar lugares onde é necessário pagar uma taxa para fazer a reserva.
Se animou? Escolha o aplicativo que combina mais com você e se prepare para explorar o mundo!
Por Juliana Sartori
Atualizado em 9 Nov 2017.