Toda grande cidade ao redor do mundo tem ao menos um magnífico teatro, de edifício imponente e arquitetura espetacular. Muitos foram inaugurados há centenas de anos e contam diversas histórias de outras épocas. Outros, ainda que mais novos, fascinam por sua ousadia e jamais passam despercebidos. Todos, hoje, são importantes pontos turísticos das cidades onde se encontram. E nada disso é à toa, afinal os artistas que se apresentam nesses espaços precisam de estrutura à sua altura.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 incríveis teatros para conhecer ao redor do mundo. Confira:
Elgin and Winter Garden Theater Center | Toronto, Canadá
Esse histórico prédio em Toronto, na verdade, são dois teatros, um em cima do outro e constitui o último teatro de dois andares em operação no mundo. O Elgin ostenta em detalhes em ouro, assim como esculturas de gesso cobertas de alumínio e querubins dançando. Já o Winter Garden se parece com um bosque, não só pelos adornos e pinturas feitas à mão nas paredes, mas também pelas folhas de faia que adornam o teto.
Teatro Amazonas | Manaus, Brasil
Um dos pontos obrigatórios de Manaus é o famoso Teatro Amazonas. Considerado o mais bonito do Brasil, foi inaugurado em 1986 com toques da arquitetura europeia e é o grande cartão postal da cidade. O prédio demorou ao todo 15 anos para ser construído, não só pela localização da cidade, que dificulta o transporte de peças, mas também porque foram trazidas peças de todo o mundo, como os azulejos da cúpula, que são franceses e os lustres, italianos.
Düsseldorfer Schauspielhaus | Düsseldorf, Alemanha
O local onde hoje se encontra esse prédio modernista tem uma antiga história que data de 1818, quando o primeiro Schauspielhaus foi construído, um presente do Rei Frederico Guilherme II da Prússia para a cidade de Düsseldorf. O que hoje se encontra lá foi construído na década de 1960 de forma a lembrar as cortinas de um teatro.
Sydney Opera House | Sydney, Austrália
O cartão postal mais famoso da cidade foi inaugurado em 1973. Moderna, com sua arquitetura peculiar, a casa de concertos e de óperas se destaca na bela paisagem da Baía de Sydney. Uma curiosidade é que o arquiteto Jørn Utzon começou a obra em 1959, mas após se desentender com a equipe, o abandonou em 1966. A obra continuou sem ele e o prédio, que na verdade tem cinco teatros, se tornou uma referência mundial em arquitetura.
Teatro Colón | Buenos Aires, Argentina
O Teatro Colón é considerado um dos melhores teatros do mundo e é um dos principais pontos turísticos da capital argentina. Inaugurado em março de 1908 com a ópera Aida, de Giuseppe Verdi, o edifício levou quase 20 anos para ser construído. A acústica de seu salão é, também, considerada uma das melhores do mundo.
Bolshoi | Moscou, Rússia
Sede da famosa Academia de Balé Bolshoi, o teatro foi fundado em 1776 pelo príncipe Peter Urussov. O intuito era abrigar os espetáculos de ópera e balé e com o tempo a academia do local se tornou referência mundial, tendo apenas duas filiais no mundo: em Londres e Joinville, no Brasil. Patrimônio Cultural da Unesco, o local é um ponto que precisa ser visitado em Moscou.
Vienna Staatsoper | Viena, Áustria
Com uma performance de nada menos que Don Giovanni, de Mozart, o Vienna Staatsoper foi inaugurado me 1869 e é, desde então, uma das estruturas mais espetaculares da cidade e o centro da famosa cultura musical de Viena. Infelizmente, grande parte do prédio foi destruída durante a Segunda Guerra, mas alguns detalhes, como a sua enorme escadaria, sobreviveram e ainda é possível ter uma ideia de como ele era antes do bombardeiro.
Teatro alla Scala | Milão, Itália
O Teatro alla Scala, construído em 1778 em Milão, é ainda hoje uma das mais famosas casas de ópera do mundo. Grandes nomes da música italiana e internacional já se apresentaram ali e continuam a se apresentar. O espaço tem capacidade para 2030 pessoas e sua arquitetura é conhecida por proporcionar uma excelente acústica.
Royal Opera House | Londres, Reino Unido
O prédio que hoje representa a Royal Opera House, em Londres, é o terceiro a ser construído ali. Desde o século 18, no entanto, uma ópera sempre esteve ali. A fachada e o auditório datam de 1858, mas quase todos os outros elementos do prédio foram construídos no final do século 20, garantindo um espaço para eventos moderno.
Paris Opéra | Paris, França
Erguida durante a grande reforma da capital francesa, sob a batuta de Napoleão III, o Palácio Garnie, que abriga a Opera Nacional, é um dos pontos turísticos mais visitados de Paris. Os estilos barroco e renascentista são percebidos na arquitetura da joia francesa. Gravuras, pinturas, mosaicos e muito mármore são algumas das características do sinuoso teatro, inaugurado em 1875.
Atualizado em 18 Nov 2019.