Viajar é uma das melhores coisas que o dinheiro pode comprar: além de nos dar a oportunidade de conhecer lugares novos, é a chance perfeita para mergulhar em uma nova cultura e viver experiências únicas. Segundo o Pinterest, a categoria de viagem está a todo vapor: os destinos ao redor do mundo tiveram uma procura grande no ano passado, aumentando 33%!
Com tantos lugares para conhecer nesse mundão, a dica é encontrar um estilo de viagem que mais combina com você. Não é à toa que muitas pessoas visitam os mesmos lugares e encontram experiências diferentes.
De mochilões a viagens em família, sempre existe uma viagem perfeita para cada viajante. Para te ajudar a descobrir qual é a que mais combina com você, o Guia da Semana preparou uma galeria com 10 estilos de viagem que você deveria fazer pelo menos uma vez na vida. Confira:
PARA VIAJAR SOZINHO(A): DUBLIN
Viajar sozinho é uma forma de sair da zona de conforto. Pode ser difícil para muitas pessoas, mas é sempre esclarecedor e surpreendente. Além desse tipo de viagem abrir portas para uma nova cultura, ela também é uma ótima oportunidade para o viajante amadurecer, aprender um novo idioma e fazer novas amizades!
Dublin é uma das cidades mais buscadas por quem está viajando sozinho ou até mesmo fazendo um mochilão pela Europa e motivos para incluir o destino no roteiro não faltam. Com diversas atrações e pontos turísticos, Dublin conta com diversas construções históricas e um roteiro cervejeiro de qualidade.
A cidade irlandesa é conhecida por abrigar muitos bares e pubs, sendo ótima para quem procura uma vida noturna animada. Por lá é praticado o 'pub craw', uma espécie de roteiro pelos principais pubs da cidade em uma mesma noite. É a chance perfeita para conhecer gente nova e degustar deliciosos rótulos de cerveja.
PARA UMA VIAGEM ROMÂNTICA: SANTORINI
Uma viagem a dois é uma grande responsabilidade: afinal, como escolher o destino perfeito para você e seu amor curtirem um momento especial? Seja para uma lua de mel dos sonhos ou quem sabe apenas para viver uns dias de romance, é possível encontrar a cidade perfeita para isso!
A Grécia é um dos destinos mais incríveis e charmosos quando o assunto é uma viagem romântica. Não é à toa que uma de suas ilhas se tornou o destino preferido de casais em lua de mel: estamos falando de Santorini, o charmoso vilarejo em meio ao Mar de Egeu, que por si só já é um lugar de deixar qualquer um boquiaberto. Somado a isso, hotéis aconchegantes e praias paradisíacas só tendem a deixar a experiência ainda mais agradável.
Para quem quiser deixar a experiência de visitar Santorini ainda mais incrível, a dica é escolher a hospedagem certa. Com piscinas de bordas infinitas, quartos com varandas para o mar e uma paisagem paradisíaca, a Ilha é com certeza a mais disputada pelos turistas. Também com um cenário desses não tem como ser diferente, né?
PARA SE AVENTURAR: ISLÂNDIA
Você até gosta de visitar cidades cosmopolitas, passear por algumas das ruas mais famosas do mundo e comer em cidades que conquistam pela gastronomia local, mas o seu tipo de turismo preferido é outro? Quando você se imagina de férias pensa em trilhas, mergulhos e paisagens exuberantes? Então a viagem de aventura é para você!
Ao pensar em um destino para suas próximas férias, a Islândia nem passa pela sua cabeça, certo? - errado! O país do gelo, localizado no norte do planeta, é um lugar incrível e extremamente surpreendente. Parte de sua beleza está em suas paisagens deslumbrantes e em seus costumes para lá de diferentes.
Com paisagens geladas, cachoeiras gigantes e muitas atividades ao ar livre, a explorar a Islândia é como embarcar em uma aventura única na vida. Por lá, uma das grandes atrações é a Blue Lagoon, uma piscina termal com águas azuis em meio ao gelo e rochas. Já para quem gosta mesmo é dos fenômenos naturais, no país é possível avistar a aurora boreal.
PARA OS ESPIRITUALIZADOS: RISHIKESH
Uma viagem para conhecer uma nova cultura e entrar em contato com uma religião diferente também é opção de turismo que muitos viajantes se interessam. Conhecer lugares que nos conectem com nós mesmos ao mesmo tempo em que nos ensinem práticas novas é tão enriquecedor quanto os outros tipos de viagens turísticas.
A Índia é um dos lugares mais indicados para esse tipo de viagem: sua beleza não está somente nas belas paisagens, mas também na sua cultura que, baseada no hinduísmo, transforma os lugares em verdadeiros templos religiosos. Você já deve ter escutado ou lido por aí que a prática do yoga e da meditação é muito comum no país e não é para menos: é lá que está a cidade conhecida como a Capital do Yoga: Rishikesh.
Por lá existem diversos ashrams, que são centros de meditação para quem quer fazer uma imersão no estilo “Comer, Rezar e Amar”. Além de conhecer melhor a cultura do país, o turista pode interagir nos centros, desempenhar tarefas, participar de aulas de meditação e yoga. A cidade ganhou destaque após receber os integrantes da banda Beatles, que ficaram em um centro de lá.
PARA OS AMANTES DE CULTURA: MARRAKESH
Mergulhar em uma nova cultura também é um estilo de viagem que muitos turistas resolvem se aventurar. Afinal, ir sempre rumo ao conhecido não tem graça. Países que apresentam costumes, culinárias e leis diferentes são ótimos para explorar a diversidade - e voltar para casa cheio de bagagem cultural.
O Marrocos é um desses lugares que muitas vezes é subestimado pelos turistas, mas que apresenta uma rica cultura e lugares fabulosos que merecem uma visita. Com costumes totalmente diferentes do que estamos acostumados a ver, o país mostra o turismo visto por outra ótica, às avessas daquela versão 'popularizada' que conhecemos.
Marrakesh é um daqueles destinos recheados de atrações e com lugares muito bonitos que fazem valer a longa viagem. Por ser um dos destinos mais visitados do país, a cidade possui uma certa influência europeia, mas sem deixar de lado as raízes marroquinas. Estando por lá, não deixe de passear por Medina, o centro antigo de Marrakesh e onde estão os passeios mais interessantes e as diversas lojinhas.
PARA MOCHILAR: AMÉRICA DO SUL
Fazer um mochilão é uma das experiências mais incríveis que podemos ter na vida: além de descobrir lugares incríveis, é possível fazer um roteiro personalizado gastando muito menos do que em uma viagem normal. Por incluir hospedagens e comida mais baratas, esse estilo de viagem é perfeito para quem quer se aventurar sem gastar todas as economias.
A América do Sul é um dos lugares mais surpreendentes para fazer um mochilão já que vai muito além de pontos turísticos superbatidos. Com uma cultura única e milenar, o turista encontra cidades que geralmente ficam de fora dos roteiros tradicionais e descobre uma cultura totalmente diferente, sem precisar ir muito longe do Brasil.
Outro ponto favorável é que os brasileiros não precisam de visto nem passaporte para conhecer a América do Sul, ou seja, dá para planejar uma viagem legal sem precisar ter dor de cabeça com documentação e taxas.
VIAGEM GASTRONÔMICA: ITÁLIA
A gastronomia também é motivo para uma bela viagem: além de conhecer lugares incríveis, o viajante tem a chance de degustar pratos únicos que são característicos de cada região. Afinal, nada melhor do que comer bem e conhecer lugares novos.
A Itália é um dos melhores destinos para fazer uma viagem gastronômica: cidades recheadas de história junto com uma das mais ricas gastronomias do mundo! Sua localização permite que cada região tenha pratos típicos e com ingredientes de qualidade, já que é cercada por montanhas, vales e água do mar.
Visite Florença, a capital da Toscana, e você perceberá que a rica gastronomia italiana vai muito além da pizza. Os toscanos idolatram seu pão e seu azeite de oliva e muita gente acredita que foi ali que nasceu a tradicional bruschetta. Na região, jogar fora pão velho é quase um crime e muitos de seus pratos tradicionais levam esse ingrediente.
PARA VIAJAR DE TREM: ÁFRICA
Fazer uma viagem a bordo de um trem de luxo é uma das experiências mais incríveis do mundo. Além de possibilitar que o viajante observe paisagens incríveis e únicas através de suas janelas, a locomotiva ainda oferece uma estrutura de primeira – é uma espécie de hotel cinco estrelas sob os trilhos. Com quartos bem equipados, restaurante, bar e até mesmo biblioteca, esses trens proporcionam uma experiência inesquecível.
O continente africano é o melhor lugar para quem quer viajar de trem e ter uma experiência inusitada. A região oferece várias opções de roteiros de viagem para todos os tipos de turista: desde aqueles que buscam passar um mês inteiro explorando o continente a até mesmo aqueles que querem curtir apenas alguns dias.
O Rovos Rail é a melhor escolha, já que oferece 8 tipos de viagens diferentes, que variam no número de dias dentro do trem. O pacote mais básico é o que leva o viajante de Pretória à Cidade do Cabo em 2 dias. Já o mais longo é o que sai da Cidade do Cabo com destino ao Cairo, com duração de cerca de 28 dias. Para dar um melhor conforto diante das longas viagens, 3 tipos de cabines são disponibilizadas aos viajantes, sem contar com os restaurantes, mirantes e salas de estar.
PARA CONHECER PAÍSES PEQUENOS: EUROPA
Viajar para a Europa é o sonho de muitas pessoas. Afinal, países como Inglaterra, Espanha e França estão por lá. No entanto, há muitos outros destinos incríveis para desbravar no continente – por serem menos populares, os micropaíses, que podem ser Estados Independentes ou principados, são perfeitos para os roteiros de mochilão e também para quem gosta de explorar lugares desconhecidos pela massa turística.
O pequeno principado de Liechtenstein entre Áustria e Suíça é um dos lugares mais encantadores do mundo. Parte disso se dá por sua localização: aos pés dos Alpes Suíços, transformando o vilarejo com sua paisagem estonteante. Governado por uma família real, Liechtenstein pode ser percorrida até de bicicleta em menos de um dia! Ou seja, ideal para conhecer um lugar novo sem exigir muito de suas férias.
Considerado o destino mais católico de todo o mundo, o Vaticano é o lar do Papa - chefe da igreja católica - e abriga um verdadeiro museu a céu aberto. Com 44 hectares (0,44² km) e menos de 1000 habitantes, ele é considerado o menor país do mundo, tanto em tamanho quanto em população. É difícil não se arrepiar ao entrar na Basílica de São Pedro e ao se deparar com as pinturas de Michelangelo na Capela Sistina.
PARA UMA ROAD TRIP: CALIFÓRNIA
Fazer longas viagens de carro tem lá suas vantagens. Não existem, por exemplo, horários e destinos certos: as regras quem faz é você! Sem mencionar que as paisagens e cenários encontrados no meio do caminho podem fazer todo o esforço valer a pena.
Para quem curte uma road trip, a Califórnia é o melhor destino porque conta com muitas rotas e paisagens de deixar qualquer um de queixo caído. O melhor de tudo é que é possível conhecer cidades que geralmente ficam de fora dos roteiros normais, mas, também é possível colocar no roteiro as famosas cidades que são cartão-postal da região.
A estrada mais famosa da Califórnia é a The Pacific Coast Highway (ou simplesmente Highway 1). Conhecida como uma das estradas mais bonitas do país, ela liga a cidade de São Francisco a Los Angeles e passa beirando o mar, ou seja, em grande parte do trajeto, você poderá observar praias incríveis. Ao todo, são 660 milhas que podem ser feitas em 4 ou 5 dias - depende de quantas paradas você fizer. São muitas praias e cidades charmosas que fazem qualquer um se encantar.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 11 Mar 2019.