Poucas formas de viajar são tão genuínas como caminhar. Através de trilhas, é possível fugir dos grandes centros urbanos e dos pontos mais turísticos e explorar melhor um país. É também uma forma de entrar em contato com a natureza e novas culturas e conhecer diversos lugares em um mesmo dia. Não é à toa que esse tipo de turismo internacional vem crescendo. A única questão é que é preciso gostar de andar - e muito. E se você realmente gosta, esta lista é para você.
O Guia da Semana separou 10 trilhas famosas ao redor do mundo que você precisa conhecer. Confira:
South West Coast Path | Reino Unido
O Reino Unido não tem todo o espaço da Austrália, mas certamente sabe utilizar o que tem para belas trilhas. Uma das mais famosas e a maior delas é a South West Coast Path, que se estende por nada menos que 1014 km e pode ser feita em trinta dias por um caminhante rápido, mas a dica é que se estenda pouco mais de cinquenta dias para poder apreciar com calma tudo o que o caminho oferece. Como o próprio nome sugere, o caminho percorre quase toda a costa sudoeste da Inglaterra, e você pode começar em qualquer ponto com a certeza de que passará por diversas cidades, paisagens espetaculares e monumentos históricos. A responsável pela trilha é a South West Coast Path Association e você pode acessar o site deles para ver qual é o melhor trajeto para você.
Camino de Santiago | Espanha
O Caminho de Santiago são, na verdade, vários caminhos que levam à cidade de Santiago, na Galícia, Espanha. O caminho mais conhecido é o Caminho Francês, que era muito popular na Idade Média, entre os cristãos. Ele sai de St. Jean Pied de Port, na França, e vai até Santiago, em um percurso de quase 800 km que costuma ser feito em cinco semanas, mas você pode começar em qualquer ponto do trajeto. É comum que os peregrinos comecem na cidade de Sarria, a 111km do ponto final, assim têm direito de receber o Certificado só concedido a quem andou mais de 100 km do Caminho. A princípio, era feito por fiéis católicos que iam a Santiago para ver a Catedral onde estaria enterrado o apóstolo, mas hoje é feita por pessoas de todas as fés que querem apreciar belas vistas.
Trilha Nacional de Israel | Israel
A Trilha Nacional de Israel cruza o país de norte a sul, percorrendo mais de 1100 km desde a pequena cidade de Dan, a norte, até a cidade de Eliat, às margens do Mar Vermelho, no extremo sul. É muito popular entre amantes de natureza, por cruzar uma grande variedade de paisagens, e entre religiosos, já que passa por diversas paisagens bíblicas, inclusive cruzando seu caminho, em alguns momentos, com a Trilha de Jesus, que explora os caminhos que ele teria percorrido. Ainda, é um ótimo jeito de explorar as diversas culturas espalhadas pelo território israelense.
Caminho Inca para Machu Picchu | Peru
O nome já diz tudo: o Caminho Inca para Machu Picchu leva até a famosa cidade inca de Machu Picchu. O trajeto clássico tem cerca de 45km, começa no km 82 de uma estrada às margens do Rio Urubamba, a 82km da cidade de Cusco, e dura quatro dias e três noites de acampamento. Nesse caminho estão garantidas belas paisagens e ruínas incas. Há também percursos mais longos, de cinco ou sete dias, que passam por outros pontos de interesse como as ruínas de Llactapata e a montanha de Salkantay, ou mais curtos, de dois dias. A caminhada independente não é permitida, portanto é necessário contratar um guia privado ou em grupo. O período entre abril ou outubro é indicado por ser seco, e a chance de chuva, baixa, apesar de ser bem frio, inclusive pela altura, já que o trajeto chega a atingir 4200m de altitude.
Great Ocean Walk | Austrália
A mais famosa das trilhas australianas é certamente a Great Ocean Walk, na costa sul do estado de Victória. O percurso completo tem 104 km de extensão entre a cidade de Apollo Bay e um dos mais famosos pontos turísticos do país, Os Doze Apóstolos, conjunto de pedras calcárias que se erguem do mar, ao longo da costa. O caminho costuma ser feito em oito dias e é possível fazê-lo de forma independente, desde que o interessado se registre na Parks Victoria, agência estatal responsável, ou contratar uma das diversas empresas que fazem tours guiados. No caminho está o Otway National Park, que tem vários espaços para acampamento, paisagens espetaculares e a possibilidade de encontro com diversos animais, incluindo baleias, coalas e equidnas, além de locais de importância histórica e cultural para o país.
Peregrinação de Shikoku | Japão
A Peregrinação de Shikoku é uma das mais famosas do Japão. De motivação budista associada ao monge Kukai, ela dá a volta em toda a ilha de Shikoku e passa por 88 templos ao longo de 1100 km ou 128 templos, incluindo alguns considerados de menor importância, ao longo de 1400km. A trilha principal, com 88 templos, costuma ser feita em pouco mais de quarenta dias. As paisagens tanto naturais quanto culturais valem a pena e, hoje, é possível fazer várias trechos do trajeto de bicicleta, carro, ônibus ou trem.
Te Araroa Trail | Nova Zelândia
A trilha de Te Araroa tem um pouco de todas as paisagens incríveis que a Nova Zelândia pode oferecer, afinal ela cruza o país inteiro. Ao longo de cerca de 3000 km é possível encontrar maravilhosas praias, imponentes vulcões e simpáticas cidades. O percurso se inicia na cidade de Cape Reinga, no norte, e vai até a cidade de Bluff, no sul. Evidentemente, nem todo mundo tem meses para ficar caminhando, então é possível escolher alguns trechos para percorrer. Existem populares opções de seis dias, como o Bean Tail Mangawhai Walkaway, com o qual você pode subir de uma bela praia até um fascinante pico nevado, passando por fazendas e pradarias, tudo em menos de uma semana.
Peregrinação do Monte Kailash | China
A Peregrinação do Monte Kailash é uma peregrinação de motivação religiosa que acontece há milhares de anos e leva peregrinos a darem a volta no Monte Kailash, no Tibete, China. Diversas religiões, como hinduísmo e budismo, acreditam que circundar o monte a pé traz boa sorte. O percurso tem 52 km de extensão e alguns acreditam que deve ser feito em um dia, o que levaria cerca de 15h, a passo rápido. No entanto, muitas pessoas costumam fazê-lo em três dias. A boa sorte não é certeza, mas belas paisagens dramáticas estão garantidas.
Cinque Terra: O Caminho Azul | Itália
Para as pessoas que amam incríveis paisagens, mas não aguentam caminhar tanto, preferem manter o contato com a civilização e não abrem mão de um bom restaurante, o Caminho Azul, na Itália, é uma ótima opção. O percurso tem, ao todo, apenas 12km e, portanto, pode ser feito em um dia, mas a dica é fazer em um pouquinho mais para explorar as cinco vilas de Cinque Terre, uma região acidentada da costa da Itália conhecida como Riviera Italiana. Incríveis paisagens que são Patrimônio Mundial da UNESCO, boa comida e muito cultura estão garantidos.
Pacific Crest Trail | Estados Unidos
O Pacific Crest Trail é um dos percursos mais famosos dos Estados Unidos e é feito a pé ou a cavalo pelos amantes de natureza. Ele se estende da fronteira sul com o México até a fronteira norte com o Canadá ao longo de 4260 km, passando por diversos biomas diferentes. Completar o trajeto é algo realmente raro. Segundo o site da Pacific Crest Trail Association, menos de seis mil pessoas o fizeram desde sua fundação, mesmo porque essa trilha é indicada para pessoas experientes, uma vez que cruza percursos de natureza remota, longe de qualquer sinal de civilização e sua barraca é a única opção de acomodação. A maioria das pessoas, portanto, costuma fazer apenas um dos trechos da trilha, escolhendo as paisagens que mais agradam, entre o sul, o centro ou o norte da Califórnia, Washington e Oregon.
Atualizado em 16 Fev 2022.