Guia da Semana

Você já deve ter visto por aí algumas pessoas fazendo trabalho voluntário por diversas partes do mundo, certo? Esse tipo de ação faz parte de um setor do turismo, que vem crescendo cada vez mais: trata-se de uma viagem tradicional combinada com trabalho voluntário. A grande vantagem de escolher esse tipo de aventura é que, além de conhecer a cidade escolhida como qualquer turista, você pode ajudar o próximo e adquirir uma incrível experiência de vida ♥

A melhor parte é que existem inúmeros destinos que podem ser escolhidos, assim como diversas propostas de trabalhos diferentes – ou seja, dá para encontrar uma atividade que combine perfeitamente com você e seu estilo de vida.

Para explicar melhor esse tipo de vivência, o Guia da Semana conversou com a gerente de produtos do STB (uma das maiores agências de intercâmbios e viagens do mundo), Rosana Lippi. Vem ver:

Qual a grande vantagem de escolher uma viagem combinada de trabalho voluntário?

“O trabalho voluntário oferece uma experiência de imersão cultural e social que uma viagem turística não alcança. Ao trabalhar em prol a uma comunidade, as pessoas são integradas à cultura local, percebem suas nuances, pontos positivos e problemas – o que gera um aprendizado muito rico. Além disso, é muito gratificante ajudar ao próximo e perceber o fortalecimento e crescimento da população local”.

Quais são os tipos de trabalho voluntário que existem? E qual é o mais procurado?

Segundo o site do STB, são quatro categorias de trabalhos voluntários no exterior: Animais e Vida Selvagem, Crianças e Adolescentes, Comunidades Carentes e Meio Ambiente. Com Animais, por exemplo, dá para trabalhar em Centros de Reabilitações, Conservação das Espécies e até mesmo em Santuários de animais selvagens. Já com Crianças e Adolescentes, é possível trabalhar desde em Orfanatos a Hospitais infantis. Nas Comunidades Carentes, inclusão social, assistência aos idosos e ajuda às mulheres são algumas opções. Por fim, o Meio Ambiente ajudar a manter espécies e proteção ambiental são as opções.

“O trabalho voluntário mais procurado no STB é o Woman Emporwerment: trabalho de Assistência à Mulher na Índia, que foi criado para ajudar as mulheres a terem uma vida mais saudável e a tornarem-se autossuficientes. Os voluntários ajudam as mulheres, adolescentes e toda a comunidade, permitindo que elas tenham mais autonomia, igualdade de direitos, proteção contra a violência doméstica, entre outros”.

Como funciona a rotina de uma pessoa que escolhe esse tipo de turismo?

“Há diversos tipos de trabalho voluntário com diferentes experiências e rotinas. De modo geral, é comum que os voluntários vivam juntos em uma casa ou alojamento e passem os dias atuando nas comunidades escolhidas. Há experiências em que o trabalho é de 20 horas semanais, podendo chegar a 40 horas semanais. Já nos finais de semana e tempo livre, são realizados passeios turísticos pela região escolhida. Na Índia, por exemplo, visitar o Taj Mahal e realizar um Safari de Camelo por Pushka são algumas das atrações”.

É preciso alguma experiência antes de escolher?

“Não é preciso de experiência na área em nenhum caso. Os pré-requisitos variam um pouco, mas geralmente é necessário um bom nível de inglês, ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo e muita disposição para trabalhar e encarar o desafio!”

Veja algumas opções de pacotes e roteiros na nossa galeria abaixo!

Por Juliana Sartori

Atualizado em 12 Ago 2019.