Viajar de avião é rápido, mas não é o ideal para apreciar paisagens. Viajar de ônibus pode até ser bom no quesito paisagens, mas não é lá muito confortável – e nem rápido. Por isso, a viagem de trem é uma ótima alternativa para quem quer apreciar belas paisagens e chegar ao destino em um tempo OK.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 viagens de trem ao redor do mundo que realmente valem a pena. Confira:
Bernina Express | Suíça
Os suíços não estão de acordo em relação a qual é o melhor trem para apreciar as belas paisagens dos Alpes Suíços, mas o Bernina Express, ao lado do Glacier Express, é o principal. Ravinas, geleiras e cachoeiras são apenas algumas das coisas que você pode ver através das janelas desse trem que sai de Chur e St. Moritz, na Suíça e, em quatro horas, cruza a fronteira com a Itália até Tirano. Entre tempestades de neve, o trem sobe até o alto dos Alpes e, através de algumas das mais belas paisagens do mundo, desce até o ensolarado clima italiano.
The Rocky Mountaineer | Canadá
O Rocky Mountainer faz quatro diferentes rotas que cruza belas paisagens no sudoeste do Canadá. A rota mais apreciada por turistas e locais é a First Passage to the West. O trem sai da costa da cosmopolita Vancouver e leva o passageiro para uma viagem de tirar o fôlego através de rios, lagos e as melhores paisagens da Columbia Britânica até que chega à bela cidade de Banff. Você pode escolher o número de noites que quer passar viajando e, se tiver sorte, pode ver alguns ursos.
Trem da Serra do Mar Paranaense | Brasil
O Brasil não é muito famoso por seus trens, mas os que temos muitas vezes nos levam em viagens com paisagens encantadoras! É o caso do Trem da Serra do Mar, que sai de Curitiba e vai até a cidade litorânea de Morretes. É certamente uma das rotas mais famosas do Brasil, provavelmente por circular desde 1885 e por passar por mais de cem quilômetros dentro da maior área de Mata Atlântica preservada do país, com vistas inacreditáveis.
The Jacobite | Escócia
O único trem maria-fumaça ainda em operação no Reino Unido é também um dos mais famosos do mundo. Uma vez conhecida como Estrada para as Ilhas, o Jacobite sai de Fort William e vai até Mallaig, passando por algumas das maiores montanhas da Grã-Bretanha, o lago mais fundo da ilha e seu rio mais curto. Mas o trem ficou famoso mesmo por passar sobre o viaduto Glenfinnan, que ficou conhecido quando apareceu no segundo filme da saga Harry Potter.
Thalys | França
Se você é uma pessoa mais cosmopolita, que prefere as grandes cidades a lagos e rios, a dica é pegar o Thalys, também conhecido como Trem Vermelho. Os trens saem de Paris e vão para algumas das principais cidades da Europa, como Amsterdã, Colônia e Bruxelas. Com altíssima velocidade que faz com que o trem pareça voar sobre os trilhos, você ainda pode apreciar belas paisagens tanto urbanas quanto naturais.
Tren a las Nubes | Argentina
O nome do trem já diz muita coisa. O Tren a las Nubes, ou Trem para as Nuvens, em português, é um passeio obrigatório na vida de qualquer um que ama altitudes. Saindo de Salta, na Argentina, o trem sobe mais de quatro mil metros nos Andes quase até a fronteira com o Chile em uma jornada de sete horas através de dramáticas paisagens da Cordilheira. A composição de formações rochosas e cactos se estende até onde a vista alcança.
The Ghan | Austrália
A maior parte da população australiana está localizada nas regiões litorâneas do país, mas elas precisam se conectar – e qual a melhor maneira de fazer isso senão construir longas linhas de trem que cruzam as paisagens selvagens das regiões centrais da Austrália? Uma das linhas mais famosas é a The Ghan: são quase três mil quilômetros de viagem que ligam Adelaide, no sul do país, com Darwin, no norte. Aprecie as excêntricas paisagens do deserto australiano e fique atento a cangurus e – quem diria – camelos, que foram levados para o país na década de 1920.
Transiberiana | Rússia
Os amantes de longas viagens precisam colocar uma das maiores linhas de trem do mundo na lista. Percorrendo quase dez mil quilômetros, a ferrovia Transiberiana leva passageiros de Moscou até Vladivostok e cruza nada menos que oito fusos horários! É uma ótima opção para quem quer explorar as regiões menos conhecidas da Rússia. Se quiser ir ainda mais longe, a linha também faz conexões com trens para Pequim, na China. Há a opção de trem normal, ou o luxuoso Golden Eagle, para os mais exigentes.
California Zephyr | Estados Unidos
California Zephyr é considerada uma das viagens de trem mais bonitas dos Estados Unidos. Ele sai diariamente de Chicago e vai até São Francisco, passando pelas belas paisagens das Montanhas Rochosas e os gelados montes da Serra Nevada. São quase quatro mil quilômetros de jornada através do coração do país.
TranzAlpine | Nova Zelândia
A essa altura da lista você já percebeu que ferrovias que cruzam países inteiros na verdade são bem comuns, então aqui vai mais uma. A TranzAlpine acompanha o rio Waimakari e as planícies de Canterbury, sobe os nevados Alpes do Sul e cruza florestas tropicais. Ligando Christchurch, na costa leste da Nova Zelândia, e Greymouth, na oeste, o trem turístico garante uma experiência fantástica de nove horas de duração (ida e volta).
Atualizado em 28 Jan 2019.