Viajar de trem não é a primeira coisa que vem à cabeça de alguém que deseja explorar a América Latina. Talvez porque, se comparado à Europa, a porção latina do continente americano quase não tem ferrovias. Felizmente, algumas resistem e novas surgem.
Se você é fã de paisagens dramáticas e tranquilas, esta lista é para você. Confira 10 viagens de trem pela América Latina que vão te conquistar:
Machu Picchu Train | Peru
Machu Picchu, cidade que por muito tempo permaneceu perdida, hoje recebe milhares de turistas por dia. Muitos saem de Cusco e chegam lá através de trem, mas há discordância sobre qual é o melhor. O luxuoso Hiram Bingham, da Peru Rail, ou o Machu Picchu Train, da Inca Rail, que recentemente inaugurou novas opções de viagem, que incluem o único trem com cabine privativa para Machu Picchu. De qualquer forma, as paisagens são estonteantes, e a viagem vale a pena mesmo se você preferir evitar os trens de luxo.
Tren a las Nubes | Argentina
O nome do trem já diz muita coisa. O Tren a las Nubes, ou Trem para as Nuvens, em português, é um passeio obrigatório na vida de qualquer um que ama altitudes. Saindo de Salta, na Argentina, o trem sobe mais de quatro mil metros nos Andes quase até a fronteira com o Chile em uma jornada de sete horas através de dramáticos cenários da cordilheira. A paisagem de formações rochosas e cactos se estende até onde a vista alcança.
Trem da Serra do Mar Paranaense| Brasil
O Brasil não é muito famoso por seus trens, isso porque não temos lá muitos, mas os que temos muitas vezes nos levam em viagens com paisagens encantadoras! É o caso do Trem da Serra do Mar, que sai de Curitiba e vai até a cidade litorânea de Morretes. É certamente uma das rotas mais famosas do Brasil, provavelmente por circular desde 1885 e por passar por mais de cem quilômetros dentro da maior área de Mata Atlântica preservada do país, com vistas inacreditáveis.
Chepe | México
O Copper Canyon, ou Barrancas del Cobre, no estado mexicano de Chihuahua, é ainda maior que o famoso Gran Canyon, um pouco ao norte, nos Estados Unidos, mas consideravelmente mais inacessível. Um bom jeito de chegar lá é de trem! Você pode encontrar diversas opções de passeios que incluem a rota, pontos turísticos como Chichen Itza e até um teleférico. No Chepe Express você pode admirá-lo, além de belas paisagens mexicanas, e atravessar diversas pontes e túneis incríveis.
Tren Crucero | Equador
Esse trem já ganhou um World Travel Awards – o Oscar do turismo -, como o melhor trem da América do Sul. O Tren Crucero, que orgulha os locais, se move lentamente entre a capital, Quito, até Guayaquil, na costa do Pacífico. A rota inclui belos cenários montanhosos, misteriosas florestas, plantações de banana e a incrível Avenida de Los Volcanes, uma paisagem impactante com dezenas de vulcões, alguns ainda ativos.
Andean Explorer | Peru
O Belmond Andean Explorer permite ao viajante explorar o Peru com quatro opções de roteiros diferentes, que variam de uma a três noites a bordo do trem. Com capacidade para apenas 48 pessoas, a locomotiva permite que o passageiro conheça lugares impressionantes, como Cusco, a capital do antigo império Inca, e Arequipa, cidade considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Restaurantes, biblioteca e área para observação são alguns dos atrativos.
Tren del Fin del Mundo | Argentina
O Tren del Fin del Mundo carrega muita verdade em seu nome, uma vez que sua rota se insere em uma região que de certa forma é o mais próximo do que se pode chamar de fim de mundo na América do Sul: a Patagônia, na metade sul da Argentina. Pegue o trem em Ushuaia, no Parque Nacional da Terra do Fogo, um dos pontos da América mais próximos da Antártida, e reviva sete quilômetros do trem histórico que levava os presos da região para a encosta do Monte Susana, onde buscavam materiais de construção. As suntuosas paisagens incluem o Rio Pipo, a cachoeira Macarena, o cemitério das árvores e um majestoso bosque inacessível a pé.
Panama Canal Railway | Panamá
Como o nome sugere, o Panama Canal Railway percorre um trajeto de uma hora ao lado do famoso Canal do Panamá, levando os passageiros desde a Cidade do Panamá e a costa do Pacífico até Colon e o mar caribenho. Durante a viagem, você pode apreciar a densa vegetação tropical, atravessar o belo Lago Gatun e observar a movimentação de inúmeros barcos que percorrem o canal diariamente.
Tren del Recuerdo | Chile
Como o próprio nome diz, a ideia do Tren del Recuerdo é recapturar a magia das viagens ferroviárias do Chile. Da Cordilheira até o mar, o trem sai da Estação Central de Santiago, na capital, e percorre mais de cem quilômetros das belas paisagens dos vales centrais do país até o porto de San Antonio, no Oceano Pacífico.
Expreso del Sur | Bolívia
O Expreso del Sur percorre centenas de quilômetros do sudoeste boliviano, uma região de extremos, com altos picos, cenários dramáticos e paisagens de tirar o fôlego. Vá de Villazón até o famoso Salar de Uyuni, um dos pontos turísticos mais procurados da América do Sul e o maior deserto de sal do mundo, com mais de dez mil quilômetros quadrados.
Atualizado em 9 Mai 2023.