Quem ama viajar encontra qualquer motivo para planejar uma nova aventura, não é mesmo? É certo que é maravilhoso conhecer lugares novos e diferentes ao redor do mundo, mas existem aqueles clichês que são imbatíveis – que o investimento vale muito, mas muito a pena!
Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma lista com viagens internacionais tão incríveis que valem o investimento e planejamento! Confira:
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
PATAGÔNIA CHILENA (CHILE)
O Chile é um país incrível, que possui diversas paisagens de tirar o fôlego (lagos, vulcões e geleiras estão entre os destaques). No inverno não é diferente: seus roteiros ficam ainda melhores, o que possibilita que o viajante realize atividades típicas do frio e conheça lugares ainda mais bonitos com a neve. Para queles que procuram encontrar temperaturas mais amenas e ver a neve, a dica é viajar entre os meses de junho e setembro, quando as temperaturas variam entre 10ºC e 5ºC.
Porta de entrada da Patagônia Chilena, não precisa de muito para conquistar seus visitantes - é que a região está literalmente de frente para a Cordilheira dos Andes e possui diversas atividades incríveis. Localizado na cidade de Puerto Natales, as principais atrações são o Parque Nacional Torres del Paine e o Monumento Natural Cueva del Milodón.
CARTAGENA (COLÔMBIA)
Cartagena das Índias, na Colômbia, é um daqueles destinos que a gente ama visitar: cidade histórica que mescla lugares charmosos com um destino de praia incrível. E não é qualquer praia não: estamos falando de um mar do Caribe, com água cor turquesa e cristalina, formando um azul sem igual. Rodeado por areias branquinhas, a cidade possui boas opções de passeios, que variam desde conhecer praias próximas a desvendar os segredos e histórias da cidade.
A Cidade Amuralhada é uma região de Cartagena cercada por uma antiga muralha que tinha como função proteger a região contra ataques estrangeiros. Ela é formada por quatro pequenos bairros e concentra alguns dos principais pontos turísticos da região - entre eles o Palácio da Inquisição e a Torre do Relógio. Além de ser um dos melhores passeios num fim de tarde, preserva ruelas charmosas, igrejas, praças, restaurantes, museus, bares e edifícios de arquitetura colonial com varandas floridas, que são pura beleza!
NOVA YORK (ESTADOS UNIDOS)
Nova York, uma das cidades mais visitadas por brasileiros, é também aquele lugar onde você encontra MUITAS opções gastronômicas, de entretenimento e cultura. O que mais encanta os turistas é o charme de suas construções, que são rodeadas por lojas, restaurantes e arranha-céus. Andar por suas ruas, visitar seus parques e andar nos táxis amarelos é como entrar num filme de Hollywood - ficando com aquela sensação de que já conhece o local sem mesmo ter visitado.
Muitas pessoas, porém, deixam de viajar para NY pelo fato do destino não ser dos mais baratos, o que de fato não é. Mas tem um lado bom: sempre é possível achar uma oferta de passagem aérea para lá. E o melhor: a cidade oferece muitos passeios gratuitos e imperdíveis!
O Central Park, um dos cartões postais de Nova York, é o passeio obrigatório para todos que visitam a cidade. A graça do local é que, não importa quantas vezes visitamos, sempre tem algo diferente - no inverno você encontra uma paisagem branca e lagos congelados, já na primavera é a vez do ambiente ficar bem verde e florido. Se for durante o inverno, aproveite para patinar no gelo e curtir as luzes de natal da cidade.
LISBOA (PORTUGAL)
Lisboa é certamente um dos destinos mais charmosos de Portugal e da Europa. O destino reúne diversos lugares históricos com vielas e restaurantes aconchegantes, que revelam parte de um passado rico e marcado pela cultura. A melhor notícia é que não é preciso ir muito longe para aproveitar as atrações da cidade – próximo ao centro e à cidade antiga encontramos inúmeros passeios que encantam até os mais exigentes.
Quem gosta de conhecer a história por trás das construções encontra por lá um roteiro farto e muito envolvente – cada arquitetura, praça e edifício conta uma história diferente!
A tradicional Torre de Belém, em Lisboa, é um monumento histórico e um dos principais pontos turísticos de Portugal junto do Castelo de São Jorge. Ela se destaca pela arquitetura, já que é rodeada por decorações e brasões das armas do país, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas. Essas características começam a fazer sentido quando você vai entendendo sua história, mas, para isso, nada melhor do que ir lá e ver com seus próprios olhos.
PARIS (FRANÇA)
Tire da cabeça que Paris é destino apenas para os casais apaixonados: a cidade-luz conta com roteiros incríveis para todos os tipos de viajantes! Não é à toa que muita gente se encanta ao conhecer o local pela primeira vez, afinal, são tantos lugares charmosos, passeios culturais e lugares espetaculares que fica difícil não se apaixonar por Paris e querer voltar diversas vezes.
O Cartão Postal de Paris é um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo. A Torre Eiffel, com seus mais de 120 anos, é passeio obrigatório dos turistas. Além da subida ao topo para admirar a cidade-luz do alto dos 324 metros de altura, ainda é possível dar uma esticadinha no passeio jantando em um dos restaurantes que ficam no segundo andar da torre: Restaurante 58 e Le Jules Verne.
Se a ideia é visitar Paris no verão, o clima da cidade vai pedir um sorvete refrescante e delicioso! Por isso, nada melhor do que ir à sorveteria mais tradicional da cidade, certo? Estamos falando da Sorveteria Berthillon, famosa por produzir casquinhas com sorvete em formato de pétalas de flores – uma verdadeira obra de arte.
TOSCANA (ITÁLIA)
A Itália é uma região encantadora que possui diversas cidades e paisagens diferentes, característica essa que tende a agradar qualquer visitante! A região da Toscana, formada por cidades medievais e rotas de vinho imperdíveis, é um dos principais (e mais românticos) destinos do país. Seja de carro ou de ônibus, o acesso às cidades é bem fácil, já que os destinos estão próximos uns dos outros – ótima opção para fazer um bate e volta entre cidades. Sem falar nas construções e cartões postais, que são incrivelmente surpreendentes.
Principal cidade da Toscana, Florença é um verdadeiro oásis quando o assunto são construções imponentes e passeios incríveis – não é pra menos que o destino recebe o título de uma das cidades mais importantes do mundo. São construções, igrejas, lojas e restaurantes que encantam qualquer um. Caso esteja pensando em fazer um tour pela região, use a cidade como ponto de partida – é possível visitar muitos lugares dessa lista fazendo um bate e volta!
SANTORINI (GRÉCIA)
A Grécia é um dos destinos mais incríveis e charmosos quando o assunto é uma viagem romântica. Não é à toa que uma de suas ilhas se tornou o destino preferido de casais em lua de mel: estamos falando de Santorini, o charmoso vilarejo em meio ao Mar de Egeu que por si só já é um lugar de deixar qualquer um boquiaberto. Somado a isso, hotéis aconchegantes e praias paradisíacas só tendem a deixar a experiência ainda mais agradável.
A capital de Santorini é Thera (ou Fira), principal centro turístico e um autêntico labirinto de ruazinhas pintadas de branco, cheias de lojas de joias e artesanato. Lá é onde costuma-se tirar as tradicionais fotos com o mar ao fundo em meio às construções de telhado azul.
O lugar mais romântico de Santorini com toda certeza é Oía (se pronuncia ía). Por lá é possível encontrar as clássicas vielas cercadas por casas brancas e azuis, sem mencionar um estratégico camarote de onde é possível ver o pôr do sol mais incrível do mundo - pelo menos é o que dizem.
BALI (INDONÉSIA)
Bali é um desses lugares mágicos do mundo que abriga cenários dignos de um quadro. A ilha, situada na Indonésia, no sudeste asiático, combina paisagens surpreendentes, templos incríveis e praias paradisíacas. Extremamente charmoso e com uma cultura única, o destino atrai cada vez mais brasileiros que viajam até o país em busca de novas aventuras e experiências mágicas. Sem falar que, ao contrario do que muitos pensam, a viagem não é das mais caras – embora a passagem seja salgada, a hospedagem e alimentação compensam, já que são baratinhas.
O Templo Uluwatu é um daqueles cenários que nem parecem reais: um templo construído na beira de um precipício com visão 360º para o oceano azul. Por lá, é possível conhecer um pouco mais da religião e entrar em contato com a cultura local – rolam apresentações de dança. Caso consiga, assista ao pôr do sol de lá de cima – a sensação é única!
TROMSO (NORUEGA)
Aurora Boreal é um fenômeno natural observado na região do Polo Norte, onde luzes coloridas são vistas no céu, geralmente nas cores verdes, amarelas e roxas. Esse fenômeno ocorre em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra, gerando essa explosão de cores tão bonita. Por ser um evento exclusivo da região do Polo Norte, os países onde a caçada pela Aurora Boreal acontece são os mais gelados e distantes.
Segundo o especialista em Aurora Boreal, Daniel Japor, “de todos os locais onde é possível observar o fenômeno, o Norte da Noruega é, sem dúvida, mais indicado. Isso porque, o local possui mais estrutura para o turismo, um frio mais ameno e maior facilidade de chegar de avião” – ou seja, tudo bem prático para deixar a caçada ainda mais legal.
O país gelado costuma render belíssimos espetáculos de luzes coloridas. Os melhores pontos do país para avistar as luzes estão no Norte da Noruega. A cidade de Tromso também é requisitada por quem procura assistir o efeito natural.
TÓQUIO (JAPÃO)
Para quem gosta de explorar destinos exóticos e excêntricos, o Japão é um dos lugares que merece entrar para a lista de próximas viagens. Sua capital, Tóquio, é geralmente o destino mais buscado por quem visita o país, sendo a porta de entrada e base para quem quer explorar a região.
Unindo tecnologia, religião e uma gastronomia exótica, por lá não existe passeio ruim: qualquer lugar visitado apresenta um universo totalmente diferente do que estamos acostumados. Seus arranha-céus vivem pacificamente com templos e áreas verdes, transformando a capital do Japão em um destino perfeito para agradar até os turistas mais exigentes.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 14 Ago 2018.