Quem ama arte sabe que não tem nada melhor do que conhecer um destino novo e de quebra mergulhar em um mundo de museus impressionantes. Muito mais do que um lugar que abriga obras de arte, esses espaços oferecem um olhar sobre o passado e nos faz voltar para a casa com a bagagem cheia de novas experiências.
Ao redor do mundo existem destinos perfeitos para quem quer descobrir curiosidades, observar obras de arte e aprender mais sobre a história. Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma lista com 10 destinos ao redor do mundo para quem ama museus:
*Essa matéria foi feita de acordo com a lista divulgada pelo World Cities Culture Report 2018
BERLIM [ALEMANHA]
Berlim, a capital da Alemanha, é um daqueles destinos recheados de atrações e que mais parece um museu a céu aberto. Grande parte de seu atrativo vem da bagagem histórica que a cidade guarda: foi palco da Guerra Fria, que dividiu o país em dois entre os anos de 1947 a 1991, e principal cidade o Terceiro Reich, ou Regime Nazista, que foi implantado no país de 1933 a 1945.
Com tantos marcos importantes em seu território, não é de se espantar que Berlim seja uma das cidades mais interessantes para os amantes de história. Ao todo são 158 museus e 421 galerias de arte para ninguém colocar defeito! Um dos lugares mais procurados é a Ilha dos Museus ou Museumsinsel, em alemão. Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, o local reúne cinco museus conhecidos pelo mundo inteiro.
AMSTERDÃ [HOLANDA]
Amsterdã é uma das cidades mais animadas da Europa, mas que revela um lado calmo e recheado de roteiros culturais incríveis. Seja para mergulhar em sua vida noturna ou simplesmente sair andando sem rumo, a cidade conquista a todos! A cidade possui nada menos do que 160 canais e mais de mil pontes, fazendo do passeio de barco um dos programas turísticos obrigatórios.
Para quem ama arte, encontra na cidade um total de 144 museus e galerias de arte, além de 4 Patrimônios da UNESCO. Dentre os destaques está o Van Gogh Museum, que guarda o maior acervo de obras do artista, incluindo Os Comedores da Batata e Os Girassóis!
BUENOS AIRES [ARGENTINA]
Provavelmente se você pensa em um destino de férias na América do Sul, Buenos Aires é uma das primeiras opções, certo? Não é à toa que a cidade é um dos lugares preferidos dos brasileiros quando o assunto é uma viagem para fora do país. Seja pelo fato de conhecer uma cultura nova, explorar os pontos turísticos da cidade ou mergulhar na fatura gastronômica da Argentina, conhecer Buenos Aires deveria ser algo obrigatório na vida de todo mundo.
Para explorar a história de uma das cidades mais famosas da América do Sul, a dica é visitar seus mais de 74 museus e galerias de arte. O Museu Nacional Belas Artes é um dos principais de lá já que costuma receber exposições de artistas renomados como, por exemplo, Miró e Rodin. Ao todo são mais de 116 anos de histórias abrigadas em um edifício incrível.
PARIS [FRANÇA]
Tire da cabeça que Paris é destino apenas para os casais apaixonados: a cidade-luz conta com roteiros incríveis para todos os tipos de viajantes. Não é à toa que muita gente se encanta ao conhecer o local pela primeira vez, afinal, são tantos passeios culturais e lugares espetaculares que fica difícil não se encantar.
Paris é um prato cheio para quem ama um programa cultural: 290 museus e galerias de arte, 16 salas de concerto e centenas de teatros. Não é pra menos que um dos lugares mais conhecidos (e visitados) da cidade é o Museu do Louvre que conta com mais de 380 mil itens! Na seção de pinturas é possível admirar 12 mil obras, inclusive a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
ROMA [ITÁLIA]
Roma é hoje a capital e maior cidade da Itália, o quarto maior centro urbano da União Europeia e um dos principais destinos turísticos do continente europeu. Mas a importância dessa cidade tem seu início muito antes de grande parte das capitais europeias que conhecemos hoje - sua relevância para a história do mundo ocidental é inigualável – basta uma breve caminhada pelas suas ruas para verificar isso.
São dezenas de Museus e galerias de arte, sem contar o Vaticano, que abriga outras ótimas opções para quem ama história. A Galleria Borghese é um daqueles lugares obrigatórios já que tem uma das coleções consideradas mais bonitas do mundo. Distribuídas em vinte salas, estão obras de artistas como Caravaggio, Raffaello, Bellini, Tiziano e muito mais.
NOVA YORK [ESTADOS UNIDOS]
Nova York, uma das cidades mais visitadas por brasileiros, é também aquele lugar onde você encontra inúmeras opções gastronômicas, de entretenimento e cultura. O que mais encanta os turistas é o charme de suas construções rodeado por lojas, restaurantes e arranha-céus.
Engana-se que só de letreiros e badalação é formada a cidade: são mais de 130 museus e galerias de artes espalhadas pela cidade. Um dos destaques fica por conta do Ground Zero. O cenário de um dos ataques terroristas mais violentos e chocantes do mundo agora se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O Memorial abriga duas fontes de água exatamente no local onde estavam as antigas torres e um museu com detalhes e mais informações sobre o atentado.
LONDRES [REINO UNIDO]
Como qualquer grande cidade cosmopolita, Londres tem uma impressionante vida cultural, noturna e grandes possibilidades de entretenimento para todos os públicos. A capital da Inglaterra e do Reino Unido ainda se destaca por seu caráter extremamente multicultural, que se reflete na gastronomia e na moda, além de ainda preservar muito de sua fantástica história e ser casa da mais famosa e popular Família Real do mundo.
Com 192 museus, Londres é um roteiro certeiro para fãs de história e arte. Um desses lugares que valem a visita é o Museu de História Natural de Londres. O primeiro e impressionante atrativo é o próprio prédio que, apesar de ter sido construído só na segunda metade do século 19, é um ótimo exemplar de arquitetura Românica Britânica e um marco da cidade. Lá, você encontra inúmeros espécimes de animais extintos ou esqueletos surpreendentes de dinossauros, por exemplo.
BRUXELAS [BÉLGICA]
Apesar de ter um pouco mais de 30 km² e 10 milhões de habitantes, a Bélgica é um daqueles lugares imperdíveis para quem quer conhecer um pequeno país Europeu. Bruxelas, a capital, é famosa no mundo inteiro por suas cervejas, seus chocolates, sua arquitetura, seus museus e sua história!
Com 93 museus e 61 teatros, Bruxelas oferece um roteiro de qualidade para quem quer aprender mais sobre a arte e história do país, que foi declarado independente apenas em 1830. Um desses lugares é a Casa de Victor Horta, que foi um dos mais importantes arquitetos e designers do movimento hoje conhecido como Art Nouveau. Muitos de seus espetaculares prédios sobrevivem até hoje pela capital belga e agora constituem um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
MILÃO [ITÁLIA]
Capital da Moda, Milão é a cidade italiana mais badalada e ideal para quem quer se sentir no centro do mundo! O local é um verdadeiro museu a céu aberto com inúmeras construções de época e que marcaram a história. Pinturas histórias como a Santa Ceia, de Da Vinci, estão por lá! Dito isso, deu para perceber a importância da cidade, né?
A cidade conta com nada menos do que 90 museus, 57 teatros e centenas de edifícios históricos. Um dos destaques é a Pinacoteca de Brera, que guarda um acervo riquíssimo, que vai da arte gótica, medieval e barroca a até arte moderna e contemporânea. Entretanto, o lugar mais visitado é a Cenacolo Vinciano, que guarda a Última Ceia, uma das obras mais famosas do mundo!
MOSCOU [RÚSSIA]
Considerado a porta de entrada para os turistas que visitam a Rússia pela primeira vez, Moscou é certamente é um dos lugares mais conhecidos do país. E não é para menos: são tantas atrações turísticas e tantos lugares que vale a pena conhecer que qualquer um fica encantado pela cidade.
Além de pontos famosos mundialmente como Kremlin e a Praça Vermelha, Moscou é um lugar perfeito para conhecer mais sobre a história e a arte. São 261 museus e galerias de arte, sendo que o Museu Pushkin ganha um maior destaque já que é considerado o maior museu da Rússia quando o assunto são obras de artes. Seu acervo conta com mais de 500 mil quadros, esculturas e fotografias.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 1 Jun 2023.