Borboletas são espécies incríveis que vivem na natureza e nos fazem lembrar que a beleza está nos pequenos detalhes. Para quem gosta de fazer passeios diferentes e de quebra se impressionar com a natureza, a dica é conhecer e explorar os Borboletários espalhados pelo Brasil.
Esses lugares são basicamente "berçários" para borboletas – é possível ver de perto as várias fases de desenvolvimento delas, bem como observar suas cores quando já estiverem adultas. Para crianças, o roteiro é um prato cheio: além da experiência incrível, os pequenos aprendem sobre a natureza e seus animais. Já para os adultos, é como voltar a ser criança!
O Guia da Semana separou 5 borboletários incríveis para conhecer (e se apaixonar) no Brasil. Confira:
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
MANGAL DAS GARÇAS, BELÉM
É em Mangal das Garças, um dos pontos turísticos mais visitados de Belém, que encontramos o maior borboletário do país, com mais de 1300 metros quadrados! O espaço reúne diversas borboletas, além de outros animais e jardins incríveis.
Uma experiência incrível é ver a soltura das borboletas - que são criadas dentro de um espaço apropriado. Diversas cores e espécies saem para a natureza e o espetáculo é impressionante.
Para informações de visitas, clique AQUI.
ÁGUIAS DA SERRA, SÃO PAULO
Em meio ao cinza e trânsito de São Paulo, ainda restam algumas reservas e espaços que conectam as pessoas com a natureza. É o caso de Parelheiros, que fica no extremo sul da cidade e é uma região conhecida por seus atrativos naturais.
Já pensou em observar de perto o nascimento de borboletas e ver uma incrível diversidade de espécies e cores? O primeiro Borboletário de São Paulo fica dentro do novo Polo de Ecoturismo de São Paulo, em uma área de proteção ambiental. Além do passeio ao borboletário, o visitante pode almoçar em um restaurante e curtir as atividades extras do Acampamento Águias da Serra, onde foram realizadas as gravações do longa "Carrossel – O Filme".
Clique AQUI para saber mais informações.
FLORES QUE VOAM, SÃO PAULO
Localizado em Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo, e instalado em uma fazenda de preservação ambiental, o Borboletário Flores que Voam é o passeio ideal para as crianças e adultos! Por lá, além de conhecer diversas espécies de borboletas, o visitante também pode caminhar em meio a elas e conhecer melhor sobre o ciclo de vida de cada espécie.
Para garantir o ingresso, basta comprar na hora da visita na bilheteria local. Para mais informações, acesse o site do espaço.
BORBOLETÁRIO FIOCRUZ, RIO DE JANEIRO
O Borboletário Fiocruz é uma opção de visitação e lazer no campus da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O espaço de 84m² reproduz o habitat natural das borboletas e abriga cerca de 100 exemplares de quatro espécies: olho-de-coruja, borboleta-brancão, ponto de laranja e Julia. Além da exposição e do contato com o colorido, os visitantes podem acompanhar, no laboratório, o desenvolvimento das outras etapas da vida destes.
Para mais informações e agendar visitas, clique AQUI
FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA, MINAS GERAIS
O Borboletário da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte é um excelente recurso para a educação ambiental. O convívio com a beleza e a delicadeza das borboletas e mariposas desperta o interesse, a admiração e o respeito não só por esses animais, mas como também por todo o meio ambiente.
Para mais informações sobre visitas, clique AQUI.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 4 Mar 2018.