A região sudeste revela paisagens naturais incríveis que vão muito além das praias. Estamos falando das cachoeiras, detentoras de uma beleza sem igual e que são a pedida certa para se refrescar e recuperar as energias. Espalhadas por Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, esses recantos são roteiros perfeitos para quem quer fugir das praias e se conectar com a natureza.
Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma galeria com 10 cachoeiras cristalinas para conhecer na região sudeste. Confira:
CACHOEIRA PRUMIRIM, UBATUBA [SÃO PAULO]
Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, é um daqueles destinos que todo mundo ama e não vê a hora de voltar. Afinal, o local reúne tanto praias paradisíacas quanto paisagens incríveis de deixar qualquer um de boca aberta.
Para quem quer dar um tempo das praias e curtir um passeio com águas naturais, a Cachoeira do Prumirim é uma boa pedida. Ela é considerada uma das mais bonitas da região e tem fácil acesso. Para chegar até lá, basta pegar a BR 101 e ir até o quilômetro 30. A trilha curta e fácil leva ao local, que possui piscinas naturais para banho.
CACHOEIRA DO PAQUETÁ, ILHABELA [SÃO PAULO]
IlhaBela é um dos lugares mais bonitos e paradisíacos do Litoral Norte de São Paulo. Trata-se de uma ilha próxima a São Sebastião, destino que reserva mais de quarenta praias para ninguém colocar defeito.
A Cachoeira do Paquetá está localiza ao sul de IlhaBela e é uma opção de passeio refrescante para quem quer fugir dos tradicionais pontos turísticos do destino e conhecer lugares novos. Para chegar até ela é preciso pegar uma trilha de alguns minutos caminhando pela mata até o ponto mais alto, mas o esforço vale a pena pois o cenário rende belas fotos.
CACHOEIRA PEDRA BRANCA, PARATY [RIO DE JANEIRO]
A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é um incrível destino de férias ou até mesmo de final de semana. Além de suas belíssimas praias, o local possui muitas trilhas, passeios históricos e lugares únicos. Percorrer suas vielas de paralelepípedos é como voltar no tempo: casinhas coloridas, feirinhas de artesanatos e muitos restaurantes charmosos.
Uma das cachoeiras mais bonitas da região é a Cachoeira Pedra Branca. Trata-se de uma queda d'água na estrada Paraty-Cunha e que reserva um poço para banho de águas cristalinas e bem tranquilas. Por isso, famílias com crianças costumam escolher o lugar para se refrescar.
POÇO DO CÉU, SERRINHA DO ALAMBARI [RIO DE JANEIRO]
Cansado de viajar sempre para os mesmos lugares? Que tal começar a explorar lugares diferentes e desconhecidos? Se você gosta de destinos de serra e quer passar o fim de semana ou feriado em uma cidade gostosa e tranquila, Serrinha do Alambari é a pedida certa.
Uma das atrações imperdíveis na Serrinha [e uma das mais bonitas do Brasil] é a visita ao Poço do Céu. Uma incrível e exótica queda d'água que - com sua cor esverdeada - permite um delicioso banho de águas naturais - ou apenas um momento único.
CACHOEIRA DO MAROMBA, VISCONDE DE MAUÁ [RIO DE JANEIRO]
Visconde de Mauá é um daqueles destinos incríveis que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizado a 1800 metros de altura, a cerca de 290 km de São Paulo, é a opção perfeita para quem quer conhecer lugares novos e curtir a beleza da Serra Fluminense.
A Cachoeira do Maromba é um dos cartões-postais de lá: ela conta com águas cristalinas esverdeadas, ou seja, é a pedida certa para um banho refrescante. Além de desfrutar da beleza do lugar, os turistas podem curtir a trilha que leva à cachoeira – é de fácil acesso e bem sinalizada!
CACHOEIRA DICADINHA, CAPITÓLIO [MINAS GERAIS]
Capitólio é um lugar único em Minas Gerais! Trata-se de uma região privilegiada por cânions e cachoeiras de águas cristalinas, onde os aventureiros encontram um verdadeiro oásis em meio ao calor do estado. Não é à toa que o destino foi apelidado de Mar de Minas.
Um dos lugares mais incríveis para se conhecer por lá é a Cachoeira Dicadinha. Com ares ‘mais selvagem’ e em meio à natureza, ela oferece uma pequena queda d'água e uma enorme piscina natural. É ideal para relaxar, já que há um ótimo poço para banho.
JANELA DO CÉU, IBITIPOCA [MINAS GERAIS]
É em Minas Gerais que encontramos cantinhos quase desconhecidos pela grande massa turística e que revelam belezas impressionantes, como é o caso de Conceição de Ibitipoca, um imenso parque nacional que guarda nada menos do que 48 cachoeiras e 72 grutas de quartzo!
Um dos cartões postais de lá é a Janela do Céu. Tanta fama se justifica simplesmente pela paisagem única: trata-se de uma cachoeira que, em conjunto com o cenário, transforma-se em uma 'janela' incrível. O local está a cerca de 8 km da entrada do Parque e a trilha pode ser feita de carro ou a pé.
CACHOEIRA, CARRANCAS [MINAS GERAIS]
A cidade de Carrancas, no sul de Minas Gerais, é um dos destaques da Estrada Real já que não guarda somente lugares históricos, como também belezas naturais incríveis. É uma ótima opção de parada, pois foge um pouco do roteiro tradicional.
O cartão-postal de Carrancas é o complexo da Cachoeira da Fumaça. As quedas d'água de 15 metros de altura já foram cenários de novelas e hoje, é um dos lugares mais visitados de lá. Infelizmente, o local é improprio para banhos, mas vale a pena conhecer já que de lá é possível acessar duas outras cachoeiras [com água própria para banho]: Cachoeira Véu da Noiva e Cachoeira da Serrinha.
CACHOEIRA DA PARIDA, SERRA DA CANASTRA [MINAS GERAIS]
A Serra da Canastra, em Minas Gerais, é uma região privilegiada com grandes atrações naturais que encantam visitantes do país inteiro. A região está dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972, e que tem como objetivo proteger as nascentes que se encontram dentro do parque, além de preservar todas as belezas naturais e vida animal que lá se encontram.
A Cachoeira da Parida é uma das mais bonitas do Brasil e um daqueles lugares tão incríveis que mais parecem de mentira. Suas águas são completamente cristalinas, oferecendo um cenário de tirar o fôlego tanto para quem quer se refrescar, quanto para quem gosta de tirar boas fotografias. Duas quedas d'água desembocam em uma piscina natural esverdeada, propiciando um poço perfeito para banho.
VALE ENCANTADO, PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ [ESPÍRITO SANTO]
Na divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo está um dos lugares mais paradisíacos do Brasil: o Parque Nacional do Caparaó. O local é considerado um dos melhores lugares para quem pratica o montanhismo, abrigando o terceiro pico mais alto do país: o Pico da Bandeira.
Outro destaque da região é seus lugares inusitados que deixa todo mundo surpreso. Para quem gosta de fazer trilhas, são mais de 32 mil hectares de muitos caminhos, mirantes e cachoeiras a serem descobertos. Uma das atrações mais procuradas é o Vale Encantado: poço de águas naturais formado em um paredão de rochas, o que transforma a experiência em algo único!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 7 Fev 2019.