O Brasil é enorme e incrivelmente bonito. Suas praias e grandes cidades são o destino certo para os turistas, mas as cidades históricas guardam uma herança rica e valiosa que vale a visita - sem contar que, muitas delas, são rodeadas pela natureza das praias ou montanhas.
De Ouro Preto à Olinda, Guia da Semana apresenta um Top 5 cidades históricas para visitar no Brasil!
Ouro Preto - Minas Gerais
Talvez uma das cidades históricas mais conhecidas do Brasil, Ouro Preto faz parte do circuito histórico de Minas Gerais. A cidade, palco da Inconfidência Mineira, abriga obras de Aleijadinho, grande escultor e arquiteto brasileiro do século XVIII. Tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto é uma obra prima da arquitetura colonial brasileira. Em suas igrejas e museus, é possível conhecer um pouco mais sobre essa cidade tão importante para o Brasil.
Não deixe de conhecer:
- Matriz de Nossa Senhora do Pilar
- Igreja São Francisco de Assis
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo
- Museu da Inconfidência
- Museu de Arte Sacra
Tiradentes - Minas Gerais
Para expandir o roteiro de cidades históricas, a visita a Tiradentes é uma ótima opção. A cidade de é uma das mais antigas povoações de Minas Gerais e também foi cenário da Inconfidência Mineira. Além da beleza da cidade, Tiradentes é hoje um polo cultural, recheado de artesanato e festivais de cinema e gastronomia.
Não deixe de conhecer:
- Matriz de Santo Antônio
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
- Santuário da Santíssima Trindade
- Museu da Liturgia
- Casa da Câmara
Paraty - Rio de Janeiro
Famosa por suas lindas praias, a cidade de Paraty também apresenta uma arquitetura de tirar o fôlego. Suas ruas em paralelepípedo, cercadas por construções antigas e igrejas bem conservadas, é uma verdadeira viagem no tempo. Ainda é possível jantar em restaurantes e bares que juntam as típicas comidas praianas com o charme da arquitetura local. O Centro Histórico possui quatro igrejas, cada uma delas destinada a uma camada da população: senhoras aristocratas, escravos, homens pardos libertos.
Não deixe de conhecer:
- Igreja de Santa Rita
- Igreja de Nossa Senhora das Dores
- Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
- Casa da Cultura de Paraty
- Praça da Matriz
Olinda - Pernambuco
Cercada por praias paradisíacas, Olinda, em Pernambuco, acomoda casinhas coloridas e igrejas deslumbrantes. O conjunto arquitetônico, juntamente a cidade, foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, sendo o segundo centro histórico do país a receber tal título, logo após Ouro Preto. É considerada uma das localidades coloniais mais bem preservadas do Brasil.
Não deixe de visitar:
- Basílica de São Bento
- Convento de São Francisco
- Igreja da Misericórdia
- Igreja do Carmo
- Museu de Arte Sacra de Pernambuco
São Luís - Maranhão
Fundada em 1612 pelos franceses, a cidade de São Luis, no Maranhão, foi deixada como herança colonial com mais de três mil construções. Suas ruas são cercadas por casas e palacetes antigos, que contam séculos de história. É possível observar na sua arquitetura um passado que remete a prosperidade e ostentação. Pela sua importância histórica, cultural e simbólica, o Centro Histórico de São Luís foi tombado pela UNESCO e, hoje, as muitas das antigas construções abrigam espaços culturais, museus e lojas.
Não deixe de visitar:
- Catedral de São Luís do Maranhão
- Palácio Episcopal e Museu de Arte Sacra
- Palácio dos Leões
- Palácio de La Ravardière
- Beco Catarina Mina
E aí, curtiu?
Aproveite e confira 10 viagens no Brasil que prometem bombar em 2023!
Atualizado em 1 Fev 2023.