Para quem busca escapar do agito no Réveillon 2023, cidades próximas de São Paulo oferecem opções para todos os gostos. São roteiros para grupos pequenos e grandes, para amantes da natureza, de aventuras - ou para aqueles que querem curtir uma vista bucólica e relaxar nos últimos dias do ano.
Nossa lista reúne 11 destinos imperdíveis para você conhecer e aproveitar o melhor da região, com cidades como Atibaia, Passa Quatro e São Francisco Xavier! Confira:
Passa Quatro
A 250 quilômetros de São Paulo, a cidade no Sul de Minas é considerada estância mineral e possui inúmeros atrativos naturais. Cercada por montanhas, Passa Quatro atrai amantes de trilhas, com atrativos como a Travessia da Serra Fina, Caminhos dos Anjos e Caminho Religioso da Estrada Real. Na Floresta Nacional de Passa Quatro há lagos, espaços para piqueniques, biblioteca e cachoeiras. Estas, aliás, são inúmeras na cidade: as mais famosas são a Cachoeira do Iporã; a Cachoeira da Gomeira, procurada pelo rapel e quedas de até 40 metros; Cachoeira do Mato Dentro, Poço da Boa Vista e Poço do Manacá.
O centro de Passa Quatro encanta também aqueles que preferem relaxar e ficar longe das atividades físicas. Construída entre o final do século XIX e início do XX, a região central possui ruas de paralelepípedo e estruturas históricas preservadas. Entre os atrativos estão: a Igreja Matriz de São Sebastião, construída em 1850, o Museu Brasil Nota 10 e o passeio de Maria-Fumaça. A boa culinária mineira, claro, não pode faltar. Passa Quatro oferece diversas lojas de produtos típicos como queijos, doces, pimentas, cachaças, artesanato local.
Santo Antônio do Pinhal
Próxima a Campos do Jordão, a cidade é uma opção mais barata e tranquila na Serra da Mantiqueira. A 172 quilômetros de São Paulo, Santo Antônio do Pinhal possui opções de trilhas, cachoeiras e esportes de aventura, como voo de asa delta ou paraglider. Aproveite a natureza de diversas formas: no Jardim dos Pinhais - com 8 jardins temáticos -, na Cachoeira do Lageado, com trilha fácil e poço para banho, e no Pico Agudo, mirante mais famoso da cidade.
O Pico Agudo é uma experiência única: com 1.703 metros de altitude, tem uma vista para diversas cidades do Vale, com atividades de voo livre. Se você não curte adrenalina, a natureza e o pôr do sol fazem o passeio valer a pena!
São Francisco Xavier
Distrito de São José dos Campos, São Francisco Xavier fica a 149 quilômetros da capital paulista e é o destino ideal para quem gosta de ecoturismo. Com um clima de roça e ótima estrutura turística, as atrações da cidade incluem: o Mirante Pedra de São Francisco, Pedra do Porquinho, Pico da Onça - que possui trilha de nível moderado - Mirante do Abismo, Pedra Queixo d’Anta e a Cachoeira Pedro David.
As atividades oferecem uma experiência única na natureza, variando os serviços oferecidos, como áreas para piquenique, banheiros, trilha pavimentada com corrimão e guias. Algumas possuem taxa de visitação. São Francisco Xavier oferece uma diversidade de hotéis e pousadas, com opções simples a outras com SPA. O centro da cidade, com traços da época colonial conservados, possui lojas de artesanato, lembrancinhas, cervejas artesanais, vinhos, cachaça, doces e compotas, cafés especializados, entre outros.
São Luiz do Paraitinga
São Luiz do Paraitinga está a 273 quilômetros de São Paulo e preserva o charme do centro histórico, reconstruído depois das enchentes de 2010. A Praça Oswaldo Cruz é uma parada obrigatória, com a Matriz São Luiz de Tolosa, coreto, monumentos, museu e casarões antigos. O Mercado Municipal é outra estrutura histórica que enche os olhos: construída em 1902, seus arcos e parte central descoberta dão o charme do local.
Recomendamos também o Instituto Elpídio dos Santos, que homenageia o compositor e violonista nascido em São Luiz do Paraitinga, e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, com interessante estilo neogótico e vitrais coloridos em seu interior. A trilha das 7 cachoeiras é destaque no ecoturismo: o passeio dura cerca de 5 horas e possui dificuldade intermediária. A vista no mirante do topo da trilha é a cereja do bolo! Há também roteiros de 4 ou 6 horas de rafting, com diferentes níveis de dificuldades. As empresas locais oferecem equipamentos de segurança, lanche, translator e monitores.
Monteiro Lobato
A cidade bucólica de Monteiro Lobato é famosa por ter sido morada do escritor José Bento Monteiro Lobato, mas suas atrações não se restringem à Fazenda Buquira, conhecida também como Sítio do Pica-Pau Amarelo. A 130 quilômetros de São Paulo, a cidade encanta com a culinária caipira e tropeira, as cachoeiras e riachos - inclusive a Cachoeira Reino das Águas Claras, citada nas obras de Monteiro Lobato.
Com atrativos para a família, o passeio se completa com a Igreja Matriz em estilo barroco, no centro da cidade, e o charme dos jardins e árvores centenárias, como a colorida sibipiruna. As pousadas de Monteiro Lobato oferecem cafés no estilo rural, opções de trilhas e passeios a cavalo.
Joanópolis
Com atrativos naturais e culturais, Joanópolis está a 120 quilômetros da capital paulista e abrange opções que agradam os visitantes pacatos e os aventureiros. No centro, a Casa do Artesão apresenta a cultura local, com destaque para os produtos que remetem ao lobisomem, lenda famosa na cidade. Muitos moradores afirmam já ter visto a entidade mística!
A Cachoeira dos Pretos é o chamariz da cidade: com uma queda d’água de 154 metros, a 2ª maior do estado de São Paulo, o local possui boa infraestrutura, com restaurantes e atividades como tirolesa, passeio de jipe, boia cross e pista de motocross para crianças. Já a Serra do Lopo é ideal para quem gosta de trekking, rapel, asa delta e mountain bike. A paisagem, com cachoeiras e mirantes, também é de tirar o fôlego! Aproveite para curtir os queijos e licores artesanais e as cachaças da região.
São Bento do Sapucaí
Outra opção para quem gosta do clima de montanhas, mas quer escapar da movimentada Campos do Jordão, é a estância climática de São Bento do Sapucaí. A 200 quilômetros de São Paulo, a cidade oferece trilhas como a famosa Pedra do Baú e a Trilha do Bauzinho. Com dificuldades que variam, as trilhas oferecem uma aventura única em meio à Mata Atlântica. Não deixe de conferir a Rota das Araucárias e o mirante Belvedere Serrano.
No centro de São Bento do Sapucaí, visite a Capela de Mosaico, feita por um artista local e cheia de detalhes construídos em azulejo. Aliás, opções culturais é que não faltam, como: o Museu do Cinema; a Galeria A; a Casa do Artesão; o Museu da Viola; o Ateliê Ditinho Joana, o Museu da Revolução de 1932 e a Associação dos Moradores e Artesãos do Bairro do Quilombo (Arte no Quilombo). A cidade também se destaca pelos estabelecimentos de cervejaria artesanal, vinícolas, o sorvete de queijo e a fazenda de azeite de oliva e de abacate.
Cunha
Conhecida como Terra dos Ceramistas, Cunha oferece o melhor da culinária tropeira e cultura interiorana, com uma mescla provinda dos migrantes japoneses. A 230 quilômetros de São Paulo, as lojas de artesanato se espalham pelas ruas íngremes. A Casa do Artesão é um dos principais locais para conhecer o artesanato da cidade, funcionando ao mesmo tempo como um museu e loja. Os itens expostos vão de cerâmicas a trabalhos com madeiras e tecido.
Na culinária, o viajante encontra um misto de cervejas artesanais, empórios e sorveterias, bistrôs e cafés charmosos. Não podemos deixar de destacar o ecoturismo da região: os pontos mais queridos são as cachoeiras do Desterro, do Pimenta e as trilhas do Rio Paraibuna, de nível fácil, e da Pedra da Macela, de nível intermediário.
Aparecida
Aparecida é conhecida como a Capital Mariana do Brasil e está a 181 quilômetros da capital paulista. Sendo o 2º maior santuário católico do mundo - perdendo apenas para a Catedral de São Pedro, no Vaticano -, o complexo oferece diversas atrações para a família. Somente dentro da igreja, é possível visitar a famosa sala das promessas, a livraria e a lanchonete no subsolo, além de visitar o mirante, museu e cúpula nos andares superiores.
Lugares para fazer compras não faltam: desde o Centro de Apoio ao Romeiro, à Galeria Recreio - ligada à igreja pela Passarela da Fé -, as lojas ao redor da Igreja Velha, onde ocorreu o milagre do Cavalo Ateu, e a feira livre. As opções de hotéis na cidade são variadas. As cidades ao redor também fazem parte do roteiro religioso, como Guaratinguetá e Cachoeira Paulista.
Silveiras
O clima de montanha da Serra da Bocaina e ar colonial tornam Silveiras uma cidade charmosa e famosa pelo Tropeirismo Paulista. A 231 quilômetros de São Paulo, Silveiras oferece turismo cultural, histórico e ecoturismo. A Fundação Nacional do Tropeirismo, sediada em um casarão do século XIX, no centro da cidade, pesquisa o ciclo da atividade e seu impacto na formação da cultura brasileira. O local oferece restaurante, hospedaria, biblioteca e um museu. O artesanato de Silveiras oferece ao visitante peças de decoração e móveis de madeira.
Outros passeios interessantes são: o Parque Nacional da Serra da Bocaina, com inúmeras trilhas e cachoeiras, como a Cachoeira do Paraitinga e a do Ronco D’água. Também recomendamos a visitação ao bairro do Bom Jesus e o moinho de pedra que é utilizado para a produção de fubá.
Atibaia
A apenas 65 quilômetros de São Paulo, Atibaia é considerada a cidade com o 2º melhor clima do mundo, de acordo com a UNESCO - com temperaturas médias entre 8° a 28°. O município oferece diversas atrações, como: o Museu Municipal João Batista Conti, que possui diversas peças folclóricas, itens de arte sacra e um dos maiores acervos da Revolução Constitucionalista de 1932; a Igreja Matriz de João Batista; o Centro Cultural André Carneiro, o Mercado Municipal e o Parque Edmundo Zanoni.
Para quem curte ecoturismo, a Pedra Grande Atibaia é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Cercada pela Serra do Itapetinga, seu pico possui 1.418 metros e tem uma vista incrível! Além das trilhas, também é possível fazer passeios de jipe na Pedra Grande.
Por Juliana Aguilera
Atualizado em 26 Dez 2022.