Você sabia que manter uma alimentação saudável pode ser extremamente eficaz no combate de algumas doenças? Segundo pesquisas catalogadas pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, "o corpo humano necessita de uma alimentação natural e bem variada para não adoecer."
A naturopata Catharina Walzberg, que é autora do livro "Você pode ter saúde basta querer", diz que para evitar diversas doenças é importante inserir alimentos crus em suas refeições. "Frutas, legumes e verduras, especialmente quando consumidos crus, são antioxidantes e neutralizam os radicais livres, que provocam a degeneração das células", afirma.
Baseado no livro de Walzberg, o Guia da Semana reuniu 10 alimentos naturais que ajudam a prevenir doenças. Confira:
Alho
Previne e cura infecções. É antivirótico, anti-inflamatório, antipasmódico, descongestionante, abaixa a pressão arterial, limpa as artérias e reduz o colesterol, auxiliando ainda na prevenção do derrame cerebral e do infarto do coração.
Limão
Combate gastrite, infecções, gota, náuseas, artrite e reumatismo, dor de garganta, caspa e seborreia.
Berinjela
Além de estar presente em pomadas usadas contra o câncer de pele, a berinjela ainda ajuda a reduzir o tamanho de pedras na vesícula e também a emagrecer. O suco deste fruto, ingerido durante 15 dias em jejum, reduz o colesterol.
Brócolis e Repolho
Reduz o excesso de estrógeno, combatendo o câncer de mama. O brócolis ajuda a regular o metabolismo de insulina, sendo benéfico na diabetes e hipoglicemia.
Gengibre
É conhecido como analgésico. Ajuda a combater a dor de cabeça, garganta e inflamação. Também reduz o desejo de fumar.
Leite de Gergelim com banana
Auxilia na redução das cólicas menstruais. É indicado ingerir dois copos desta mistura na véspera do início da menstruação.
Morango, uva e framboesa
Neutralizam as substâncias cancerígenas que penetram no organismo e beneficiam a pele, tornando-a mais elástica.
Por A.
Atualizado em 18 Mai 2017.