Dor de cabeça, náuseas, boca seca, dor de estômago, tontura e até diarreia. Quem nunca enfrentou uma "boa" ressaca? Depois da famosa trilogia Natal/Réveillon/Carnaval, é hora de colocar a mão na consciência e cuidar do corpo. Mas como sempre é hora para uma boa festa, é bom ter alguns truques na manga para acordar bem e saudável no dia seguinte.
A principal dica é que alimentos ou bebidas que contêm frutose ajudam a queimar o álcool mais rápido. Por isso comer frutas e beber suco natural de fruta pode fazer você se sentir melhor. Além de beber muita água, é claro. Agora, os inimigos da ressaca são eles: alimentos gordurosos, frutas cítricas (laranja e limão podem irritar o estômago), mais álcool (óbvio!) e também café. Fuja deles!
Para você ficar por dentro do que comer exatamente quando bate aquela ressaca, o Guia da Semana te conta 10 alimentos infalíveis para curar aquela ressaca. Confira!
Gengibre
É bom para: diminuir a náusea. Ideia: prepare um suco de limão e complete com gengibre ralado. Mas nada de açúcar, hein?
Boldo e chá verde
É bom para: desintoxicar o fígado. Ideia: que tal inovar e preparar um chá misturando os dois tipos de erva?
Ovos
É bom para: prevenir os sintomas como a dor de cabeça causada pela ressaca. Além disso, os ovos contêm taurina, uma substância que aumenta a função do fígado e ajuda a prevenir doenças do fígado. Ideia: prefira consumir o ovo com preparo cozido, que são nutritivos e sem a gordura do ovo frito.
Alecrim e pimenta-vermelha
É bom para: aliviar a dor de cabeça. Ideia: prepare uma sopa leve e use o alecrim e a pimenta-vermelha para temperar.
Canela
É bom para: normalizar os picos de glicose. Ideia: use a canela para saborizar uma boa xícara de chá.
Babosa
É bom para: diminuir a dor e acidez do estômago. Ideia: use o gel da planta para incrementar um suco ou aromatizar um copo d'água.
Smoothie de frutas
É bom para: reabastecer o corpo de eletrólitos que também são perdidos pelo efeito diurético do álcool. Os smoothies são um tipo de vitamina feita com frutas e iogurte, por isso são ricos em potássio e vitamina B6. Ideia: opte por preparar smoothies com frutas como banana e pêssego, você pode incluir o iogurte para deixar mais saboroso e um ingrediente como espinafre ou couve, para deixar mais nutritivo. Além disso, o smoothie é uma ótima opção para quando você acorda sem fome, que é o que geralmente acontece na ressaca.
Abacate
É bom para: regularizar o sistema circulatório. Ideia: consuma a fruta in natura ou use para preparar uma vitamina ou guacamole para comer com torradas.
Hibisco
É bom para: diminuir o inchaço e a retenção hídrica. Ideia: use a versão desitradata da flor para preparar um refrescante chá gelado.
Água de coco
É bom para: obter uma restauração de eletrólitos mais rápida, já que a água de coco contém cinco eletrólitos essenciais para o corpo. Os eletrólitos do sangue – sódio, potássio, cloreto e bicarbonato – ajudam a regular as funções dos nervos e músculos e manter um equilíbrio ácido-base e um equilíbrio de água. Ideia: beba a água de coco pura ou então experimente bebê-la misturada com sucos leves ou até com couve batida.
Atualizado em 5 Jan 2018.