Você sabia que é possível deixar o cérebro em forma? O consumo alimentos específicos e a prática de alguns exercícios podem fazer com que este poderoso órgão, que possui uma capacidade de armazenamento e aprendizado incrível, funcione no máximo de sua potência.
De acordo com Érica Leal Pedrina, consultora em brain food do SUPERA Ginástica para o Cérebro, “adotar uma dieta saudável ajuda a prevenir desde pequenos lapsos de memória até graves doenças neurológicas degenerativas. Somado a isso, é preciso praticar exercícios físicos e cerebrais”.
Ainda segundo a profissional, “para que os neurônios e os músculos funcionem bem é preciso incluir na dieta vitaminas hidrossolúveis, que estão presentes nas frutas, como a vitamina C, vitaminas do complexo B, vitaminas A e E”, completa.
O Guia da Semana, com a ajuda da consultora Érica Leal Pedrina, reuniu 10 alimentos que são amigos do cérebro. Confira:
Peixes
Os peixes, principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque) são fontes de ácidos graxos ômega 3, um poderoso antioxidante.
Frutas e vegetais amarelos
Mamão, manga, pêssego, cenoura e abóbora são alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.
Frutas vermelhas
Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate também possuem pigmentos antioxidantes, que combatem os radicais livres e ajudam a memória.
Oleaginosas
Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e amendoim são ricos em vitamina E e selênio, além de serem fontes de antioxidantes.
Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados
Por serem fontes de vitaminas do complexo B, estes alimentos ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você também encontra o ferro, que pode colaborar com a boa memória.
Blueberry
Ameniza os efeitos de doenças do cérebro relacionadas à idade, melhora a capacidade de aprendizagem, melhora a memória e a concentração e estimula o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro.
Banana
Fornece energia e eletrólitos para o cérebro, melhora as funções cognitivas, protege o cérebro de danos oxidativos, ajuda a melhorar o humor e a manter o equilíbrio.
Canela
A canela aumenta a atividade do cérebro, alivia a tensão nervosa, evita a perda de memória e reduz riscos de Alzheimer.
Linhaça
Rica em gorduras do cérebro saudável, a linhaça constrói e protege os neurônios, regula o ambiente do cérebro e melhora as funções cognitivas.
Amêndoa
A amêndoa ajuda a prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade, melhora a memória e o aprendizado e aumenta a atenção.
Por A.
Atualizado em 7 Abr 2016.