Engana-se quem acha que a dieta vegetariana é sinônimo, exclusivamente, de vegetais. A lista de alimentos que podem substituir aqueles de origem animal é infindável, desde que usada com sabedoria e cautela. É preciso estar disposto a entender a riqueza dos alimentos e encontrar a melhor forma de consumi-los.
Deixe a salada e as massas de lado e confira os 10 alimentos vegetarianos mais ricos em proteína!
Pistache
O pistache nosso de cada petisco pode, e deve, ser usado em uma dieta vegetariana. Cerca de 80% do valor nutricional do alimento corresponde a proteína, mas é preciso ter cuidado, já que o verdinho é rico em gordura.
Amêndoas
Além de ser rica em proteína, a amêndoa também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e contribui a saúde dos ossos. Usada geralmente em sobremesas, o ideal é usar o ingrediente para pratos salgados, como o arroz e saladas.
Castanha de Caju
Além de ser uma importante fonte de proteína, a castanha de caju também é ótima quando o assunto é regular o colesterol e ajudar o sistema imunológico. Porém deve-se tomar cuidado com a gordura e o sódio, já que muitas vezes é consumida frita e cheia de sal.
Quinoa
Uma opção extremamente saudável aos vegetarianos é a quinoa. Conhecida como "proteína em grãos", ela não é apenas rica em proteína: ferro e ômega 3 completam a lista de benefícios do alimento.
Aveia
O melhor benefício da aveia não é a sua riqueza em proteína e, sim, o fato de que ela pode ser usada no preparo de pratos deliciosos, como muffins, vitaminas e panquecas! Brincadeiras a parte, a aveia entra no quinto lugar de alimentos indicados aos vegetarianos, já que a cada 100 gramas do ingrediente, 14 correspondem a proteínas.
Lentilha
As leguminosas são, sem dúvidas, uma das principais indicações aos vegetarianos, já que cada concha do alimento podem ser substituídos por 100 gramas de carne. A lentilha, por sua vez, é uma das melhores opções, já que é rica em ferro, magnésio e vitaminas do complexo B.
Grão-de-bico
Também parte da família das leguminosas, o grão-de-bico vem com todos os benefícios da lentilha, aumentando a gama de receitas que compõem a dieta vegetariana.
Soja
O mais famoso ingrediente dentro da dieta vegetariana, a soja é a primeira opção entre os vegetarianos novatos. Uma vez que o seu consumo pode se dar em forma de leite ou alimentos processados (como no hambúrguer ou no tofu), a soja é uma opção fácil e, convenhamos, saborosa.
Feijão
A terceira leguminosa mais rica em proteína é o feijão e o melhor de tudo é saber que um ingrediente tradicionalíssimo da dieta brasileira pode fazer parte de uma dieta vegetariana saudável.
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 28 Out 2015.