Se perder barriga fosse fácil, todo mundo teria tanquinho. Essa frase não poderia ser mais verdadeira. Você malha, malha, malha e nada dela sumir! E não adianta fazer um milhão de abdominais, viu? Afinal, abdominal não faz perder aquelas gordurinhas que tanto incomodam.
Você pode não saber, mas fazer exercício pra uma parte específica do corpo não faz com que as gorduras localizadas naquela região sejam queimadas. Se fosse assim, era só fazer centenas de abdominais que tudo se resolveria. Fazer abdominais deixa a musculatura mais forte, não necessariamente te deixa com uma barriga menor.
Mas então, como eliminar essa parte tão indesejada? O segredo está, é claro, numa vida saudável por completo: atividade física, alimentação, hábitos da rotina... Mas como fazer as coisas certas na prática? Para te ajudar, listamos 10 atitudes para te ajudar a perder a barriga, confira da galeria!
Pratique aeróbica
Dica 1: Para ter uma barriga livre de gordurinhas a primeira dica é praticar exercícios aeróbicos pelo menos 3 vezes por semana, pois eles são importantíssimos para reduzir o tecido adiposo, melhorando o aspecto geral do corpo.
Beba água
Dica 2: Beber água é importante não só para refrescar, como também para ajudar o organismo a trabalhar perfeitamente, absorver melhor os nutrientes dos alimentos e eliminar as toxinas. Para não esquecer, carregue sempre uma garrafinha de água na bolsa e também leve uma para deixar na mesa do trabalho.
Coma alimentos ricos em fibras
Dica 3: Os alimentos ricos em fibras auxiliam na manutenção e funcionalidade do trato intestinal, melhorando o processo digestório e evitando o excesso de volume abdominal. Alguns alimentos ricos em fibras: feijão preto e outros grãos, aveia, chia, batata doce, frutas (goiaba, maçã, pera, abacate), brócolis, milho, entre outros.
Corra, pedale ou nade
Dica 4: Exercícios como corrida, ciclismo e natação aceleram o metabolismo do corpo, contribuindo para a queima de gordura. Meia horinha por dia de exercícios aeróbicos garante resultados visíveis depois de dois a três meses de prática regular. O importante é encontrar o que mais combina com você, e transformar a atividade em algo prazeroso.
Evite alimentos com farinha de trigo
Dica 5: A farinha de trigo presente em bolos, bolachas e pães faz parte da alimentação de quase todo brasileiro. Porém, a farinha branca é um ingrediente pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico. Tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas
Não fique com fome
Dica 6: Parece contraditório dizer que não ficar com fome ajuda a perder peso, mas a verdade é que, se você deixar a fome acumular, vai acabar comendo um pratão! Fazer pequenas refeições (saudáveis!) a cada 3 horas te ajuda a não ficar morto de fome na hora do almoço/jantar e atacar a comida. Faça lanchinhos leves entre as refeições: uma fruta, barrinha de fibras, iogurte light...
Gostosuras? Só de vez em quando
Dica 7: Só se exercitar, sem seguir uma alimentação balanceada, não adianta. Para os exercícios fazerem efeito, é preciso evitar alimentos altamente calóricos, como gorduras e doces — incluindo bebidas adocicadas, como alguns sucos industrializados e refrigerantes. Se você for daqueles viciados em doce, pode abrir uma exceção bem de vez em quando aos finais de semana, mas procure fazer substituições mais saudáveis.
Corte a cerveja
Dica 8: Aquela história de "barriga de chope" tem seu fundo de verdade. As calorias da cerveja (cerca de 200 por copo) se transformam em gordura e se acumulam na região abdominal. Os homens, que têm mais propensão do que as mulheres para armazenar gordura no abdômen, são os principais alvos.
Conheça seu metabolismo
Dica 9: Você faz de tudo e não emagrece? Pois alterações hormonais influenciam a tendência de ganhar ou perder peso. Um exemplo é o hipotireoidismo: caracterizado pela baixa produção do hormônio tiroxina pela glândula tireoide, que regula o metabolismo, a doença facilita o acúmulo de gordura no corpo. Por isso, é importante conhecer o próprio metabolismo e conversar com um médico para receber orientações específicas.
Visite um nutricionista
Dica 10: Você pode achar que sabe tudo sobre dieta e que está no caminho certo, mas a verdade é que cada corpo tem suas peculiaridades. A dieta que funcionou para fulano, pode não ser tão boa para você, e só um profissional poderá avaliar o que realmente será melhor. Você pode estar cometendo vários erros e nem sabe! Não arrisque.
Atualizado em 3 Mar 2017.