É só o tempo esfriar para a vontade de se exercitar sumir, não é mesmo? Principalmente se a malhação rola no período da manhã, em que levantar da cama se torna um sacrifício real – é bem difícil sair debaixo das cobertas no inverno. Mas para quem tem o objetivo de perder peso e levar uma vida mais saudável, é preciso ter foco e força de vontade.
A boa notícia é que no inverno o nosso gasto calórico é bem maior, pois nosso corpo precisa trabalhar um pouco mais para manter a temperatura. Então, para quem quer emagrecer, essa é a hora de aumentar a intensidade do treino para acelerar os resultados desejados.
Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu 10 dicas para você não desistir da atividade física no inverno. Confira:
SEPARE A ROUPA DA ACADEMIA NO DIA ANTERIOR
Tudo bem que o look da atividade física não precisa de muita produção, mas deixar as peças separadas e perto da cama vai te ajudar bastante na hora de se trocar – principalmente se você malha de manhã. Além do mais, fazendo isso você já dorme confiante de que amanhã você vai malhar. Se você malha à noite, separe o look da malhação antes de sair para o trabalho.
INVISTA EM PEÇAS FITNESS DE FRIO
Se comprar e usar uma roupa nova te anima, que tal investir em peças fitness de frio? O fato de você querer usar aquela peça o quanto antes pode te dar uma forcinha na ida à academia.
TURBINE SUA PLAYLIST
Uma música animada pode transformar o seu dia e te ajudar a ter disposição. Escolha hits fortes e que façam você querer dançar e se movimentar. Isso faz MUITA diferença quando precisamos de um gás. Se a preguiça estiver grande, dê o play logo após o toque do despertador. Confira a nossa matéria com 35 músicas animadas para malhar.
FAÇA UM PLANEJAMENTO ALIMENTAR
Planejamento alimentar é essencial quando o objetivo é perder peso e se movimentar. Que tal montar o cardápio do dia seguinte na noite anterior? Assim você já acorda sabendo o que vai comer de pré-treino e consegue otimizar o tempo. Sem contar que, assim como no caso do look da academia, você já dorme consciente de que amanhã terá treino!
TENHA UM OBJETIVO
Ter um objetivo futuro, como uma viagem ou o próximo verão, é uma baita motivação. Quando a preguiça surgir, foque em seu objetivo e caia na malhação. Tente pensar que um dia a menos de exercício vai atrasar os seus planos.
MUDE O TREINO
Mudar o treino ajuda a manter a motivação em dia. Até porque, rotina já é cansativo, agora rotina na academia é quase insuportável (rs) – ainda mais pra quem não é tão fã assim de exercícios. Converse com seu professor para ele turbinar seu treino.
CONVOQUE UMA AMIGA/AMIGO
É até clichê, mas treinar com uma amiga ou amigo ajuda bastante a evitar furos. Sem contar que um motiva o outro quando a preguiça bate. Mas escolha o amigo certo, aquele que está afim de praticar exercícios físicos e que também tem objetivos. Caso contrário, essa parceria pode até te prejudicar.
INVISTA EM UM PERSONAL
Se você estiver com uma graninha sobrando, aposte em um personal trainer. Além de ele te acompanhar de perto, corrigindo sua postura e movimentos, e mudar o treino com frequência, ele também te obriga a ir à academia porque vai estar lá te esperando. Você tem um compromisso com ele. Ou seja, não tem como desistir em cima na hora.
ENUMERE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Separe 1 minutinho do pós-treino para reforçar consigo mesma(o) o quanto é bom treinar. Liste mentalmente as boas sensações do pós-treino para que no dia seguinte elas te ajudem a sair da cama. Se for o caso, anote todos os benefícios da malhação no bloco de notas do seu celular. Se antes de treinar te der preguiça, leia e releia as suas anotações.
TIRE FOTOS PERIODICAMENTE
Sabe aquele ditado "em time que está ganhando não se mexe"? A ideia aqui é acompanhar o nosso progresso e fazer disso um incentivo (o melhor incentivo, por sinal). Tem coisa mais gratificante do que ver fotos do nosso corpo cada vez melhor? Então, trate de tirar fotos suas periodicamente para acompanhar as mudanças boas da atividade física.
Por A.
Atualizado em 16 Mai 2017.