Você sabia que manter uma alimentação saudável reduz risco de doenças cardíacas em até 80%? De acordo com o cardiologista e clínico geral do HCor, Dr. Abrão Cury, uma alimentação equilibrada pode ajudar em dois grandes problemas que podem levar às doenças do coração: o colesterol alto e a hipertensão.
“O controle da ingestão de gordura é essencial para manter adequados os níveis de colesterol sanguíneo. E, por isso, o consumo de alimentos de origem animal deve ser diminuído, em especial, o consumo de carnes gordurosas como costela, cupim, picanha, maminha e pernil”, esclarece o médico.
Ainda segundo o cardiologista do HCor, o controle do sódio na dieta também é muito importante para controlar o aumento da pressão arterial. Evitar a adição de sal aos alimentos, molhos e caldos prontos, produtos industrializados, enlatados, congelados e embutidos é bastante importante.
Além disso, Dr. Abrão Cury recomenda ter cuidado com bebidas alcoólicas. “O consumo do álcool também deve ser evitado, pois ele tem efeito sobre os triglicérides sanguíneos e sobre a pressão arterial, sendo prejudicial à saúde do coração”, alerta.
O Guia da Semana, com a ajuda do cardiologista e clínico geral do HCor, Dr. Abrão Cury, listou 14 alimentos amigos do coração para você incluir na dieta. Confira:
CHOCOLATE
O chocolate amargo, em pequenas quantidades, pode reduzir o risco de um ataque cardíaco por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas, processo responsável por obstruir os vasos sanguíneos. Os flavonoides, presentes no chocolate, são capazes de reduzir o colesterol ruim (LDL) e podem impedir a arteriosclerose, processo degenerativo que provoca a obstrução progressiva das artérias.
ALHO
O alimento impede que o colesterol grude nas paredes das artérias. O ideal é consumir até três dentes crus por dia.
CEBOLA
Assim como o chocolate, a cebola diminui a formação de placas de gordura que causam a obstrução dos vasos sanguíneos. O resultado desse entupimento é a arteriosclerose, processo de endurecimento das artérias, capaz de levar ao infarto. A quantidade recomendada é de meia cebola crua por dia.
PEIXES
O ideal é o consumo de peixes grelhados ou assados, de preferência acompanhados de molhos leves, arroz, purê, etc. O ômega 3, presente nos peixes, atende dois requisitos fundamentais para o coração bater a todo vapor: aumenta o HDL, o colesterol bom, e reduz o ruim, o LDL.
LARANJA, MORANGO, KIWI E GOIABA
Esse time de frutas possui um ingrediente essencial ao coração: vitamina C, um poderoso antioxidante que também reforça a parede das artérias, por combater a formação das malfadadas placas de gordura.
ABACATE
Assim como o azeite de oliva, esta fruta é rica em gordura monoinsaturada, que ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL, e despachar o colesterol ruim do sangue.
TOMATE
Rico em licopeno, ele tem propriedades antioxidantes capazes de livrar as artérias do colesterol inimigo (LDL).
BANANA, FEIJÃO E COUVE
O segredo desses alimentos está em serem boas fontes de vitaminas do complexo B, que auxiliam o controle das taxas de homocisteína no sangue, um aminoácido tão relacionado aos problemas cardíacos que pode indicar tendências ao infarto.
FIBRAS
Presentes na aveia, feijão, cereais, maçã, goiaba e cenoura, as fibras solúveis facilitam a remoção do colesterol ruim (LDL) do corpo.
Por A.
Atualizado em 25 Abr 2016.