Chega o verão e todo mundo quer correr para a praia ou para a piscina. Mas você já parou para pensar quais são os problemas de saúde que aparecem junto com a estação?
A dermatologista Samantha Enande explica quais são os perigos despercebidos do verão e afirma: “É possível manter-se saudável e aproveitar a estação, basta tomar as devidas precauções”. Confira!
Oleosidade
Não importa se a sua pele é seca, oleosa, ou mista: com o calor, os poros dilatam-se com mais facilidade gerando um aspecto indesejável. Use sabonetes com ativos que controlam a oleosidade, como o enxofre. Higienize todo o corpo, principalmente a região do rosto, peito e costas. Nunca faça limpeza mais de três vezes ao dia, pois a pele pode produzir mais sebo, e aumentar o aspecto oleoso.
Micoses
Com o verão as micoses tem mais chances de aparecer, principalmente se você frequentar a praia ou piscinas públicas. Seque bem as áreas de dobras, principalmente entre os dedos e virilha para evitar frieiras. Para quem sofre de suor excessivo, a dica é usar uma toalha de papel para secar os pés ou um talco especifico para calçados. E o mais importante, evite andar descalço em áreas públicas!
Ressecamento
O sol em excesso pode ressecar a pele e causar outras irritações. A melhor dica? Use e abuse dos hidratantes corporais.
Insolação
É necessário reaplicar um FPS de, no mínimo, 30 a 60 (dependendo do tipo de pele) a cada duas horas. Outro cuidado essencial, é procurar ficar diretamente exposto ao sol apenas antes das 10h e após as 19h.
Desidratação
Com o calor, a transpiração se torna mais intensa e consequentemente, a perda de liquido é maior. Por isso, manter-se hidratado é extremamente necessário.
Bronzeamento
Segunda a Dra. Samantha Enande, a pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Portanto, não adianta querer se bronzear em um só dia. Ficar muito no sol não vai acelerar o processo e pode causar danos à pele.
Cabelos Danificados
No verão, o couro cabelo fica sujo com mais facilidade. Proteja-os com chapéus e bonés e use produtos de enxágue com filtro solar. Após o banho de mar ou piscina, lave o cabelo com água limpa, para retirar cloro e sal.
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 3 Jan 2015.