Novembro é o mês de organizar a casa para começar a entrar no clima do Natal. Diferente do que muitos podem pensar, essa tarefa não precisa ser trabalhosa e muito menos custosa. É possível decorar os ambientes com materiais alternativos sem perder a beleza do momento.
Que tal aproveitar o tempo que tem e colocar a mão na massa? Faça tudo com a ajuda das nossas 8 dicas para decorar a casa no Natal!
Capriche na mesa para ceia
A mesa da ceia tem que estar sempre bonita nesta época do ano e por que não começar a pensar nela agora? Aposte em toalhas vermelhas e douradas e não economize nos detalhes. Enfeites para mesa podem ser adquiridos com custo baixo e até mesmo serem elaborados com o que se tem em casa.
Arranjos de vidros com maços de trigo seco, pinhas e ramos verdes podem compor com a louça sobre a mesa. Outra dica legal é colocar presentinhos sobre os pratos antes de servir a ceia.
Valorize o jogo de luzes
Luz não pode faltar para criar aquele clima aconchegante e acolhedor do Natal. Por exemplo, as velas são itens baratinhos e que você consegue usar mais de uma vez, dependendo do tamanho.
O pisca-pisca também é um clássico, mas não precisa ser usado somente na árvore. Você pode colocá-lo na parede na forma de figuras natalinas, como anjos, sinos ou estrelas.
Faça árvores diferentes
Quem disse que só o tradicional pinheirinho é bonito? Tudo bem, ele é um clássico e fica bem em qualquer lugar! Mas, você pode colocar um no cantinho principal da sala e utilizar árvores diferentes no restante da casa.
Ramos secos e pequenos galhos naturais ficam lindos com enfeites natalinos. Só cuidado: tudo deve ser muito delicado para ficar pesado.
Reaproveite materiais
Dê o exemplo no consumo sustentável com o reaproveitamento de materiais! Objetos recicláveis como garrafas pet podem servir de material para criação de árvores natalinas bem bacanas.
Ainda há a opção de usar tecidos velhos e fitas para a montagem de enfeites superinteressantes. Use a criatividade e mão na massa!
Inove na sua guirlanda
Sabe aqueles enfeites de árvore de Natal que estragaram e sobraram na sacola de decoração? Então! Use-os para customizar uma guirlanda.
Pegue um pedaço de mangueira e torça, formando um círculo. Use uma pistola de cola quente e comece a colar os pedacinhos na mangueira, iniciando pelos maiores e finalizando com os menores.
Crie um porta-retratos
Que tal criar um cantinho em casa para receber os cartões e lembrancinhas do Natal? Use estes mimos e estes presentinhos como parte da decoração, deixando-os à mostra.
Pendure linhas de sisal na parede e disponha sobre elas alguns grampos e meias de Natal. Assim, os convidados podem deixar suas lembranças e seus cartões ali.
Enfeite louças e mobília
Louças de vidro funcionam muito bem como elemento decorativo no Natal. Experimente fazer laços de fita alternando as cores vermelha, verde e dourado. Coloque suas composições sobre os copos e as taças.
Pra dar o toque final, encha alguns com damascos ou frutas secas e coloque sobre os móveis. A mobília também pode levar enfeites elaborados, especialmente, as cadeiras que serão utilizadas durante a ceia. Para deixar o laço em destaque, forre os assentos e escoras com tecido branco.
Faça um cantinho para as crianças
Natal é tempo de reunir a família. Por isso, sempre é válido pensar nos diferentes públicos que estarão presentes na comemoração.
Um exemplo: você pode escolher uma parede para colocar uma árvore de cartolina, que esteja ao alcance dos pequenos, e disponibilizar os enfeites em recortes de papel para que eles colem nela.
Atualizado em 19 Nov 2015.