Quando bate aquela fome entre as refeições principais, o primeiro impulso é sair atrás de uma tentação calórica. Mas, quem busca uma dieta equilibrada precisa incluir alimentos saudáveis nesses pequenos lanches durante o dia.
Nas refeições intermediárias, vale o mesmo raciocínio das outras refeições: pequenas porções de carboidratos — preferencialmente integrais — acompanhadas de proteína magra ou gorduras saudáveis. Essa combinação vai deixar você saciado por mais tempo.
Outra condição importante para não sabotar a dieta é a praticidade no preparo desses lanches. É preciso que eles não exijam muito tempo de preparo. Por isso, selecionamos 8 opções de lanches rápidos, saudáveis e gostosos para salvar sua dieta. Confira!
Oleaginosas
Amêndoas, castanha-do-pará, castanha de caju, amendoim, nozes e avelãs. Todas fazem parte do grupo das oleaginosas. Elas têm um papel importante na melhoria dos níveis de HDL, o colesterol bom, e na redução do colesterol ruim, o LDL.
As oleaginosas também contêm resveratrol, substância que ajuda no combate aos radicais livres e que evita o envelhecimento precoce.
Apesar dos benefícios, as oleaginosas são ricas em gordura. Por esse motivo, é recomendado o consumo de apenas uma porção por dia. O mix de duas unidades de castanha-do-pará, quatro unidades de nozes, quatro unidades de castanha de caju e quatro amêndoas equivale a uma porção diária.
Frutas
Nossa primeira sugestão é uma das opções mais saudáveis, práticas, ricas em fibras, vitaminas e minerais essenciais para uma alimentação saudável: as frutas. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 5 porções de fruta por dia, lembrando que uma unidade de fruta, como a banana e a maçã, é considerada uma porção.
Tapioca
Ela não contém proteínas, fibras e tem um alto valor glicêmico, mas, ainda assim, a tapioca é uma das melhores opções de lanches saudáveis e rápidos para substituir o pão. Feita a partir da fécula de mandioca, a tapioca não contém glúten, gordura ou sódio. Assim, é considerada um alimento funcional que contribui para o equilíbrio da flora intestinal.
Uma porção é preparada com duas colheres de sopa e contém 70 calorias. Para o recheio, opte por queijos magros e vegetais, aumentando o valor nutricional do lanche.
Suco Verde
Há alguns anos, o suco verde entrou no cardápio das dietas e não saiu mais. Afinal, é possível combinar, em uma única bebida, diversos nutrientes essenciais para a manutenção da boa forma e do bom funcionamento do organismo. A base leva sempre um vegetal de folha verde escura — hortelã, couve, rúcula, salsinha —, uma fruta e uma oleaginosa.
Dentre os nutrientes encontrados no suco verde, estão o ferro, a vitamina C, antioxidantes e magnésio. Eles ajudam a manter a pele e os cabelos mais bonitos, o bom funcionamento do intestino e a saciedade necessária para não haver deslizes na dieta.
Iogurte natural
O iogurte natural ou light é rico em cálcio e proteínas que protegem o sistema nervoso, aumentam a imunidade, fortalecem os ossos e ajudam a emagrecer. O iogurte também é fonte de vitaminas do complexo B que ajudam a manter os músculos fortes, regulam o intestino e combatem a ansiedade e a depressão.
Combinar um pote de iogurte com uma colher de sopa de linhaça, aveia, chia ou batido com uma porção de frutas é uma opção de lanche saudável.
Sanduíche natural
O ideal é que o sanduíche seja composto por uma fonte de carboidratos — torrada ou pão —, uma fonte de proteínas — queijo, carne magra ou ovo — e, pelo menos, um vegetal ou legume.
Essa combinação garante a quantidade necessária de fibras, proteínas, vitaminas e minerais para garantir um lanche saudável. Duas fatias de pão integral, uma fatia de queijo branco light, uma fatia de peito de peru, alface e tomate em rodelas é um exemplo de sanduíche rápido e nutritivo.
Barras de proteína
As barras ricas em proteína são opções de lanche para aquelas pessoas que aliam a dieta a exercícios físicos. Estas barrinhas contribuem para o aumento da massa muscular e ajudam a enganar o cérebro quando bater aquela vontade de comer um doce. As proteínas também contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.
Cada barrinha tem, em média, 99 calorias e pode conter antioxidantes, vitaminas e minerais. É importante estar atento ao rótulo e evitar as barras de proteína que tenham açúcar ou aditivos químicos em excesso.
Água de coco
Esqueça os isotônicos artificiais! A água de coco é uma excelente alternativa para recuperar os minerais. Uma xícara possui apenas 46 calorias, mas essa porção é rica em potássio, cálcio e magnésio, correspondendo a 10% de suas necessidades diárias.
Além de manter você hidratado, a água de coco ajuda na saúde do coração, no funcionamento dos músculos e na redução do estresse e da fadiga. Combine uma xícara de água de coco com uma tapioca ou uma barra de proteína.
Atualizado em 23 Fev 2016.