Que a yoga é uma prática boa para a saúde física e da mente todos já sabem. Mas com a rotina corrida fica difícil manter frequência na atividade físca. Por isso preparamos dicas com diversas posições (asanas) que você pode praticar aí mesmo na sua casa, você precisará apenas de um tapete e de muita concentração.
É importante lembrar-se que a yoga não é um esporte e não se trata de competição, ou seja, nunca force demais uma posição para alcançar o máximo dela. Respeite seus limites e, caso sinta dores, não pratique a posição, prefira uma outra em que seu corpo se sinta mais confortável.
Tenha também em mente que praticar em casa não substitui o conhecimento de um profissional. Busque fazer aula com professores qualificados, eles saberão como tratar os limites de cada indivíduo!
Confira na galeria posições que você poderá fazer em casa para treinar yoga quando quiser, não se esqueça que na prática deve-se inspirar e expirar pelo nariz.
Padmasana (Posição de Lótus)
A posição de lótus é uma postura em que o indivíduo permanece sentado com as pernas cruzadas e os pés em oposição às coxas com o fim de meditar seguindo práticasindianas. Foi estabelecida na tradição da ioga hindu. A posição lembra uma flor de lótus, melhorando a respiração e promovendo a estabilidade física. Este asana (posição) trabalha a flexibilidade das articulações dos joelhos e tornozelos, tonificar os órgãos abdominais e a coluna, promovendo maior irrigação sanguínea na base do tronco.
Padahastasana (flexão à frente de pé)
Pés juntos, eleve os braços com inspiração. Toda a flexão pressupõem uma tração da coluna. Desça a frente soltando o ar e descontraindo o corpo. Mantenha as pernas estendidas, pés unidos e o corpo solto. A posição torna-se completa quando a cabeça toca as pernas. Será considerada incompleta enquanto isso não acontecer.
Chatuspadasana (cão invertido)
Da posição de mãos e joelhos no chão, empurre com os pés e mãos, esticando as pernas até à posição de cão invertido. O seu peso deve estar distribuído uniformemente pelas mãos e pés e deve certificar-se que está a abrir o peito de forma a juntar ligeiramente as omoplatas e a manter o seu pescoço numa posição neutra. Deixe que a gravidade empurre os calcanhares delicadamente em direcção ao chão, embora seja normal que não os consiga espalmar totalmente. Mantenha-se aqui e respire cerca de 30 segundos.
Paschimottanasana
Paschimottánásana, ou a postura da pinça, é um excelente exercício de estiramento de quase todos os músculos posteriores do corpo, ela fortalece também os músculos abdominais assegurando mais saúde e melhor funcionamento. Relaxe na postura, respire normalmente, sempre inspirando e expirando pelas narinas, a cada inspiração tente crescer na postura, se acomodando a ela.
Sarvangasana
Deite-se, com as mão ao lado dos quadris eleve as pernas estendidas tirando os quadris do solo e apoiando as mãos na altura dos rins. Não dê impulso e deixe as pernas estendidas com os pés apontando para o teto. A característica dessa posição é deixar o corpo bem reto, perpendicular ao solo.
Halasana
Deite-se, com as mão ao lado dos quadris eleve as pernas estendidas tirando os quadris do solo e apoiando ou não as mãos na altura dos rins. Não dê impulso. Os pés devem tocar o solo para o lado da cabeça. Esta posição se caracteriza pelo toque dos pés ou joelhos no chão, para o lado da cabeça.
Posição da árvore
De pé, coloque o seu peso na perna esquerda e levante a perna direita. Segure o joelho com as duas mãos, concentrando-se em manter o equilíbrio. Se é o máximo onde consegue chegar, relaxe e respire. Pronto para ir mais longe? Coloque o pé direito no interior da sua coxa esquerda, como na fotografia acima e, em seguida, coloque as mãos em posição de oração. Se se sentir confortável e equilibrado, poderá completar a posição, elevando os braços acima da cabeça. Mantenha-se nesta posição e respire cerca de 30 segundos. Se cair e desfizer a postura não se preocupe, recomece e volte a fazer a contagem da respiração. Coloque as duas pernas no chão e repita o processo com a perna direita. Para sair da posição colocar os dois pés no chão delicadamente.
Savasana
Da posição de árvore, sente se no chão e, em seguida, deite-se de costas. Coloque os braços ao longo do corpo, afastados um palmo e os pés mais ou menos à largura das coxas. Relaxe e deixe as pernas girar naturalmente para fora. Concentre-se em relaxar todos os músculos, da parte superior da cabeça à ponta dos pés, respire profundamente e relaxe completamente. A posição de relaxamento pode não parecer uma postura importante mas é tão benéfica como qualquer outra desta série, pois os músculos processam todo o trabalho realizado anteriormente. Relaxe e deixe o seu corpo recuperar.
Atualizado em 20 Jun 2017.