Para quem se preocupa com a saúde e bem-estar do corpo, incluir alimentos antioxidantes na alimentação é quase essencial. Isso porque, esses nutrientes e compostos naturais têm o poder de neutralizar os radicais livres que o corpo produz durante os processos metabólicos.
De acordo com a coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais, os antioxidantes possuem muitos benefícios à saúde. “Estes alimentos combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras”, alerta.
Sempre pensando em você, o Guia da Semana reuniu alguns dos principais alimentos antioxidantes para você incluir na dieta. Confira:
CACAU
Presente em grandes quantidades no chocolate amargo, o cacau é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas à saúde do coração e circulação.
CENOURA
Fonte de betacaroteno, a cenoura atua no retardo do envelhecimento precoce – o betacaroteno também pode ser encontrado na forma de cápsulas.
CÚRCUMA
Fonte de curcumina, a cúrcuma protege contra doenças cardiovasculares e também contra a iniciação e desenvolvimento de tumores.
LINHAÇA
A linhaça é fonte de ômega 3, que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, previnindo doenças cardiovasculares.
TOMATE
Fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A, o tomate também é um alimentos antioxidante. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.
FRUTAS CÍTRICAS
Frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C, que atua no retardo do envelhecimento precoce.
SUCO DE UVA INTEGRAL
Fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva, o suco de uva integral atua “varrendo” os radicais livres do organismo. Além disso, ele inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
OLEAGINOSAS
Fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, as oleaginosas atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.
CHÁ VERDE
Preparado por meio da infusão da planta Camellia sinensis, o chá verde é fonte de catequinas, que apresentam importante ação antioxidante. Ele ainda evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
ÓLEO DE COCO
Rico em vitamina E, o óleo de coco atua na diminuição do processo de envelhecimento das células e na proteção de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e doenças cardiovasculares.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 24 Nov 2015.