O funcionamento adequado da circulação sanguínea depende de vários fatores, mas a má-circulação pode causar, dentre outras coisas, celulite, varizes, colesterol alto, fadiga, dor nas pernas e inchaço. Para evitar tais desconfortos, manter uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais, pode ajudar.
Alimentos ricos em vitamina C, água e antioxidantes, como laranja, pimenta e alho, têm propriedades que melhoram a circulação do sangue. Conheça outros quitutes que ajudam a evitar/melhorar a má-circulação:
LARANJA
Rica em vitamina C, que fortalece a parede dos vasos sanguíneos, a laranja ajuda no cambate à má-circulação.
SALMÃO
Além de ser super saboroso e uma ótima fonte de proteína para quem está de dieta, o salmão é rico em ômega 3, que torna o sangue mais fluido, facilitando a circulação.
ALHO
Por conter alicina, que é uma substância que ajuda a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos, o alho ajuda no funcionamento adequado da circulação sanguínea.
TOMATE
Além de ser um ótimo ingredientes para preparar saladas, o tomate é rico em antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos e os mantêm saudáveis.
ABACAXI
Além de extremamente saboroso (ainda mais quando está bem docinho), o abacaxi também ajuda a melhorar a má-circulação sanguínea. Isso porque a fruta é rica em bromelaína, uma enzima que consegue quebrar a fibrina (proteína), diminuindo o depósito desta proteína ao redor dos microvasinhos, combatendo assim às varizes.
CASTANHA-DO-PARÁ
A castanha também é rica em antioxidantes, que protegem os vasos sanguíneos e os mantêm saudáveis.
ABACATE
Rico em potássio, o abacate ajuda a eliminar e a regular a água nas células do corpo, diminuindo assim o inchaço. Mas tome cuidado ao consumir o abacate, pois ele é uma fruta bem calórica
SUCO DE UVA INTEGRAL
Os flavonoides, ácidos fenólicos e resveratrol das sementes e cascas das uvas possuem atividades antioxidantes, que ajudam a inibir a agregação das plaquetas e a formação de trombose. Além disso, o consumo diminui as chances de obstrução nos vasos sanguíneos e reduz potencialmente os lipídios plasmáticos (desentupimento das artérias).
VINAGRE DE MAÇÃ
Por ser rico em vários nutrientes como potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, flúor e silício, o vinagre de maça melhora a fluidez sanguínea.
AMENDOIM
Por ser rico em vitamina B3, o amendoim colabora para a vasodilatação sanguínea, melhorando a circulação. Mas tome cuidado com a quantidade diária, pois ele é um alimento calórico.
Atualizado em 13 Ago 2015.