Se o objetivo é conquistar um corpo definido e com curvas acentuadas, o esforço não se resume apenas em ir à academia de três a cinco vezes por semana. Além de fazer aulas de musculação, é preciso repensar nos hábitos alimentares antigos e montar um cardápio especial, voltado para os treinos.
Uma alimentação deficiente ou desregrada pode afetar e muito o rendimento e o resultado de um treino. Por outro lado, existem diversos alimentos que ajudam na formação dos músculos e aumentam a energia durante o exercício. O nutriente mais comum nesse caso é a proteína.
Pensando em você, que quer turbinar os músculos, o Guia da Semana listou alguns alimentos funcionais que te ajudam a conquistar o corpo dos sonhos.
Ovo
Fonte de Vitamina D, o ovo aumenta a síntese de proteínas e, consequentemente, ajuda na formação de novos músculos. Além disso, a gema do ovo, que é formada por proteína de alto valor biológico, combate as microlesões e ajuda novas células a serem formadas.
Batata Doce
Por apresentar um baixo índice glicêmico e ser rica em fibras, a batata-doce é considerada um carboidrato do bem. Ela ainda contém betacaroteno, vitaminas antioxidantes e vitamina K, que ajuda no controle de retenção de líquidos no corpo.
Azeite de oliva
Além de diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, o azeite de oliva, que é rico em gorduras monoinsaturadas e polifenóis, previne contra acidentes vasculares e infartos e impede a oxidação de tecidos, processo que leva ao envelhecimento dos músculos.
Quinua
A quinua é um dos poucos vegetais que ajuda no ganho de massa magra. Além de ela ter pouca gordura e ser livre de colesterol e açúcar, a quinua ainda contém carboidrato (que garante energia), fibras, vitaminas e minerais.
Peito de Frango
Por ser uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, o peito de frango ajuda na manutenção e reparação muscular, na saúde óssea e na manutenção do peso.
Salmão
Além de saboroso, o salmão é rico em fonte de ômega 3, gordura que ajuda a combater os processos inflamatórios provocados pelo exercício, facilitando assim a recuperação dos músculos.Quanto mais rápido as fibras musculares se recompõem, maior é o ganho de massa magra.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 12 Jan 2015.