Que o corpo produz vitamina D quando exposto ao sol você provavelmente já sabe. Mas sabia que existem outras maneiras de obter o nutriente? Alguns alimentos, como frutos do mar, gema de ovo e iogurte, são ricos em vitamina D.
O Guia da Semana listou 9 alimentos ricos em vitamina D para você incluir na dieta – lembrando que o nutriente é extremamente importante à saúde já que aumenta a absorção do cálcio, age no bom funcionamento do sistema imunológico, melhora a saúde da pele e age no combate à depressão (dentre outras coisas).
SALMÃO
Além de extremamente saboroso e uma ótima opção para quem está de dieta, o salmão é o alimento marinho com maior dose de vitamina D.
OSTRAS
As ostras são excelentes fontes de diversas vitaminas, como vitamina B12, zinco, ferro, manganês, selênio, cobre e principalmente a vitamina D.
GEMA DE OVO
Além de ser uma boa fonte de proteína, o ovo também é rico em vitamina D. Opte por ovo fresco - o famoso ovo caipira -, pois a galinha produtora deste ovo não ingere hormônios.
ATUM ENLATADO
O atum enlatado e conservado em água é rico em vitamina D, assim como o conservado em óleo. Entretanto, o peixe conservado em óleo é mais gorduroso, por mais que contenha um pouco mais de vitamina D.
SARDINHA
A sardinha é outro alimento enlatado que pode ser uma opção para uma dieta mais rica em vitamina D.
SUCO DE LARANJA
O suco de laranja é uma ótima fonte de vitamina D, além de fornecer uma quantidade importante de cálcio e vitamina C.
IOGURTE
Além de ser uma ótima opção de café da manhã e lanche da tarde, o iogurte também dá aquela forcinha na ingestão de vitamina D.
ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU
As cápsulas de oléo de fígado de bacalhau são ótimas para turbinar o consumo de vitamina D – vale ressaltar que antes de consumir qualquer tipo de cápsula é recomendado consultar um médico.
FÍGADO DE BOI
Além de ser uma ótima fonte de ferro, o bife de fígado também é rico em vitamina D.
Atualizado em 28 Out 2015.