Você sabia que o consumo de temperos naturais pode trazer diversos benefícios à saúde? Além de dar sabor às refeições, eles também são ricos (entre outras coisas) em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres.
O Guia da Semana reuniu alguns temperos naturais que são benéficos à saúde. Confira:
PIMENTA VERMELHA
Antioxidante, a pimenta vermelha é rica em flavonoides e vitamina C, que agem no metabolismo das gorduras. Além disso, ela ainda estimula a produção de endorfina, que causa uma sensação de bem-estar, sendo indicada para quem tem enxaqueca ou dores de cabeças crônicas.
COENTRO
Além de ter propriedades calmantes, ajudando a controlar a ansiedade e o apetite, o coentro possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias e auxilia no controle da glicemia.
CÚRCUMA
A cúrcuma é um potente anti-inflamatório, além de ser um belo agente anti-séptico e antibacteriano natural. Além disso, ela ainda atua como um potente agente antienvelhecimento.
ORÉGANO
Digestivo e diurético, o orégano possui propriedades antimicrobianas, antioxidantes e antifúngicas. Além disso, ele ainda estimula as funções gástricas e apresenta excelente ação bactericida.
MANJERICÃO
Diurético e antioxidante, o manjericão ainda é antisséptico, digestivo, anti-inflamatório e auxilia no combate de infecções respiratórias e bacterianas. Além disso, ele ainda pode ser um grande aliado das mulheres no combate à infecção urinária.
ALECRIM
Além de possuir ação diurética, o alecrim ainda ajuda no processo de digestão, na redução dos gases, no controle da pressão arterial e no colesterol.
CANELA
Boa fonte de fibras, ferro, manganês e cálcio, a canela também é um excelente antioxidante, que previne contra os danos causados pelos radicais livres, ou seja, o envelhecimento e danos nas células, evitando assim o envelhecimento precoce.
HORTELÃ
Expectorante e antisséptica, a hortelã ajuda no processo de digestão, possui ação anestésica e auxilia em infecções respiratórias.
LOURO
O louro é um grande estimulante de apetite. Além disso, ele possui ação anti-inflamatória, adstringente, digestiva e ainda ajuda a reduzir a formação de gases.
Atualizado em 4 Nov 2015.