A chegada do outono/inverno pede cuidado redobrado com a pele do rosto e corpo. Por causa das temperaturas mais baixas, a umidade do ar fica menor e a transpiração corporal cai, fazendo com que a pele fique mais ressecada.
Além disso, por causa do clima frio e seco, a pele pode ficar com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Outro fator que deixa a pele mais seca durante os dias mais frios são os banhos quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.
Mas nem tudo está perdido. Existem diversos recursos que podem ser adotados na rotina de cuidados de beleza para evitar tais sintomas. O Guia da Semana listou alguns itens para você começar a praticar desde já. Se liga:
EVITE BANHOS MUITO QUENTES
Além de evitar banhos longos por causa do racionamento da água, é preciso evitar banhos muitos quentes. Como já foi dito acima, eles provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico (hidratante natural produzido pelo organismo), que retém a umidade da pele. Ou seja, eles ajudam no ressecamento da pele. Além disso, evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico.
USE FILTRO SOLAR
Engana-se quem pensa que o sol do outono/inverno é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte. Ou seja: o sol do outono/inverno danifica sim a sua pele. Para evitar tais problemas é preciso usar e abusar dos filtros solares.
ABUSE DOS CREMES HIDRATANTES
Das peles normais às levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já para a pele que tem tendência ao ressecamento é recomendado que os cremes sejam aplicados de 2 a 3 vezes ao dia. Dê atenção a partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, calcanhares e joelhos. Para o rosto, escolha um produto próprio para a região e específico para o seu tipo de pele.
HIDRATE OS LÁBIOS
Se o seu lábio costuma ressecar no inverno, a dica é usar umectantes labiais várias vezes ao dia e optar pelos batons hidratantes. Vale ressaltar que passar a língua sobre os lábios para molhá-los só piora o ressecamento, causando até rachaduras.
MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA
Ter uma alimentação equilibrada e saudável ajuda bastante na conquista da pele dos sonhos. Legumes, hortaliças e frutas, por exemplo, são alimentos fontes de vitaminas e minerais, que neutralizam os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento da pele. Outro alimento bacana para adicionar na dieta é a soja, que é rica em isoflavonas, que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Castanhas, nozes e amêndoas, ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, são importantes aliadas para manter a pele saudável e bonita.
BEBA MUITA ÁGUA
Beber pelo menos dois litros de água por dia é fundamental em qualquer estação. No outono/inverno, além da água hidratar o corpo, ela ainda ajuda a evitar todos os problemas causados pela baixa temperatura.
EVITE AR-CONDICIONADO
O ar-condicionado, bastante usado no verão, também precisa ser evitado durante o outono/inverno. É que ele rouba a rouba água do corpo e acaba ressecando a pele.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 6 Mai 2015.