Cedinho pela manhã, depois de um grande almoço em família, no lanche da tarde e pertinho da hora de dormir. Não existe hora certa para preparar uma boa xícara de chá, pergunte a qualquer apreciador dessa bebida secular e essa resposta estará já na ponta de língua.
Além de hidratar o organismo de forma natural, o líquido pode também ser um excelente aliado no combate a uma série de doenças, aliviando enfermidades desde a gripe até os incômodos estomacais de quem comeu além da conta. Para os mais estressados – ou até mesmo os insones – o chá é capaz ainda de acalmar os nervos e relaxar o organismo para uma bela e agradável noite de sono. Como se vê, há simplesmente uma infusão especial para cada ocasião!
Quer saber mais sobre os tipos de chá e conhecer as melhores opções para cada momento da sua vida? Descubra quando escolher o chá mate, a camomila, o boldo e as várias outras possibilidades no armário da dispensa ou na prateleira do supermercado. Confira na galeria!
Camomila para acalmar os nervos
Talvez uma das ervas mais populares e conhecidas, a camomila tem um efeito calmante no organismo, sendo a opção ideal para quem está prestes a se embrenhar em meio a lençóis e colchas aconchegantes para encarar uma boa noite de descanso. Mas não para por aí: a camomila também é capaz de estimular a cicatrização e apaziguar irritações na pele e cólicas menstruais. Uma excelente ideia para quem está lutando contra essas moléstias é associar o chá de camomila ao tratamento tradicional. Faça uma experiência e conte pra gente o resultado!
Exagerou no almoço? Vá de boldo!
Uma xícara fumegante cai como uma luva para quem está enfrentando dores estomacais, intestinais, mal-estar, azia e até vômitos. Comeu demais na hora do almoço, ou quem sabe na hora do jantar, e agora está se sentindo estufado e abarrotado de comida? Use o boldo a seu favor. A erva possui um efeito calmante na flora instestinal, favorecendo a sensação de bem-estar digestivo. Mas atenção – nada de excessos! Se consumido em grandes quantidades, o boldo pode ter um efeito reverso e, ao invés de aliviar, passar a causar vômitos, diarreia e até mesmo alterações no sistema nervoso.
Queima de gordura? Aposte no hibisco!
O chá verde leva a fama de ser um poderoso aliado no emagrecimento, mas o hibisco também exerce essa mesma função no nosso organismo. De que forma? Essa curiosa ervinha tem a capacidade de acelerar o metabolismo e a queima de gordura corporal, por isso costuma ser figurinha carimbada nas dietas para perda de peso. Estudos sugerem também que ele seja capaz de diminuir os níveis de colesterol, triglicerídes e até glicose. Bacana, não é mesmo?
O poder antioxidante do chá mate
Mais do que tradicional em terras cariocas, o chá mate é repleto de antioxidantes, o que faz dele eficaz no combate ao envelhecimento precoce e à degradação celular. Os hipertensos e as pessoas que sofrem de gastrite devem ficar atentos, pois o chá possui índices de cafeína, o que pode aumentar a pressão arterial e irritar o estômago. E nada de beber esse chá perto da hora de dormir – ele pode espantar o sono!
Atualizado em 12 Fev 2016.