Para todo alimento que prometer dar aquela forcinha na dieta, lá estarão milhares de pessoas correndo atrás para conferir seus benefícios. E assim é o caso dos chás, que vem ganhando espaço nos armários dos brasileiros não só pelo sabor, mas pela promessa de ajudar a perder alguns quilinhos. Mas será mesmo que o chá verde, o chá de hibisco e tantos outros ajudam mesmo nesse objetivo?
Para entender mais sobre o funcionamento dos chás no nosso organismo, a Dra. Lilian Kanda Morimitsu, médica endocrinologista do Hospital Santa Cruz de São Paulo, explica que "o chá é só o que se origina das folhas da planta Camellia sinensis. Esta planta dá origem aos chás branco, verde, oolong e preto. A coleta em momentos diferentes e o tipo de secagem das folhas e oxidação é que dá a diferença entre elas. Os popularmente conhecidos chás mate, camomila, hibisco na realidade são infusões, processo pelo qual se usa a água fervente para extrair das folhas seus princípios como hidratação e sabor".
Para a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassie, "de maneira geral, o excesso é contra indicado para indivíduos com problemas cardíacos, diabetes e hipertensão e em pessoas saudáveis o consumo exacerbado de alguns tipos de chás pode ser associado a desconforto gastrintestinal, sendo as dores de estômago a mais comum delas".
Sendo assim, confira na galeria os benefícios de cada chá, e descubra quais realmente auxiliam na dieta e quais não tem relação com a dieta, mas que também são ótimos para a saúde. E lembre-se de consumir moderadamente!
Chá Verde
O chá verde é rico em polifenóis, substâncias que auxiliam na redução de colesterol e estimulam o bom funcionamento do sistema imunológico, além de possuir antioxidantes, que reduzem a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do organismo. Auxilia na redução de eventos cardiovasculares e na incidência de alguns tipos de câncer.
Chá de Hibisco
A medicina popular lhe atribui diversos efeitos e alguns deles estão sendo estudados pela medicina. Um estudo americano apontou que o chá de hibisco, possui uma substância chamada faseolamina, que reduz a absorção de carboidrato e consequentemente favorece a perda de peso. Além disso, é rico em flavonóides, que auxiliam no controle de triglicérides e colesterol e antioxidantes que combatem o envelhecimento. Possui efeito diurético, associando-se a isso, seu efeito hipotensor e mais uma vez ao emagrecimento.
Chá de gengibre
O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, estimula o gasto calórico, além de também possuir ação antioxidante.
Chá de cavalinha
Esta erva é fonte de sílicio, que estimula a produção de colágeno e possui efeito diurético e anti-inflamatório. Auxilia no combate a retenção de líquidos.
Chá de erva mate
Exerce efeito positivo na redução do colesterol LDL e parece exercer efeito protetor para os pulmões. Possui substâncias que aceleram o metabolismo, podendo favorecer o gasto calórico.
Chá de canela
A canela é um alimento termogênico, que pode ser preparada na forma de chás e auxilia na perda de peso, por ser um alimento termogênico que acelera o gasto calórico.
Chá de alecrim
Um estudo realizado na Universidade de São Paulo, apontou que o chá de alecrim pode ser eficiente no combate as cáries, além de possuir propriedades antioxidantes.
Chá de camomila
É uma erva rica em flavonóides e outras substâncias como, por exemplo, a cumarina, que conferem ao chá propriedades calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias e refrescantes.
Chá de hortelã
Possui ação positiva no combate as dores musculares e dores de cabeça.
Chá de capim-limão
Possui propriedades diuréticas calmantes e analgésicas.
Por Marina Marques
Atualizado em 15 Jun 2015.