É raro alguém não gostar de chocolate. Além do doce ser extremamente saboroso, ele ainda possui diversas variações: ao leite, amargo, meio amargo, branco, com bolacha, com frutas, trufados, entre muitas outras.
No meio de toda essa explosão de sabor, existem muitas dúvidas sobre essa guloseima. Há quem diga que o chocolate faz mal para o coração. Porém, na verdade, segundo a nutricionista Cecília Gravatá, da L&L Espaço Vida ao Corpo, essa afirmação é falsa: "o chocolate reduz os riscos de derrame e de doenças cardiovasculares".
Para desvendar os mistérios que rondam o chocolate – e também para te ajudar a ser mais saudável durante a Páscoa –, o Guia da Semana conversou com a nutricionista Cecília Gravatá, que desvendou os principais mitos sobre a guloseima. Confira:
CHOCOLATE DIET ENGORDA?
VERDADE! Apesar de não ter açúcar, a quantidade de calorias continua sendo a mesma do chocolate normal, ou até pior, pois para substituir o açúcar ele é acrescido de mais gorduras para manter seu sabor. Portanto, não é recomendado para quem está fazendo regime. Por outro lado, o chocolate light possui menos calorias do que os outros e é uma ótima pedida para quem quer matar a vontade de um doce. Há uma redução de 25% de calorias em relação ao chocolate normal, pode ser reduzido o açúcar ou a gordura. Mas mesmo assim deve ser consumido com moderação.
CHOCOLATE AJUDA A MELHORAR O HUMOR?
VERDADE! O chocolate contém nutrientes que estimulam a serotonina e a endorfina – neurotransmissores responsáveis pelo prazer, que causam um aumento da sensação de bem-estar e felicidade. Nas mulheres, estudos mostram que o consumo de chocolate diminui os efeitos colaterais da TPM, do humor e da agressividade.
CHOCOLATE É POBRE EM NUTRIENTES?
MITO! O chocolate possui antioxidantes, gorduras, proteínas, hidrato de carbono, minerais e vitaminas essencial ao nosso organismo.
CHOCOLATE AUMENTA O COLESTEROL RUIM?
MITO! O chocolate amargo, por exemplo, contém substancias que auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, promovendo um fluxo adequado de sangue (reduzindo a pressão sanguínea) e diminuindo a oxidação do LDL, que é o colesterol ruim.
CHOCOLATE AMARGO AJUDA A EMAGRECER?
VERDADE! Com os benefícios do cacau, este tipo de chocolate promove o emagrecimento, se ingerido em poucas quantidades diariamente, pois possui uma sensação de maior saciedade, menor nível de estresse e sensibilidade à insulina.
QUANTO MAIS CACAU, MAIS BENÉFICO O CHOCOLATE É PARA A SAÚDE?
VERDADE! Como o cacau é um alimento rico em componentes antioxidantes, ele auxilia na redução do colesterol total, da aterosclerose, do colesterol ruim e da pressão arterial. Portanto, quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, maiores serão os benefícios que ele trata do chocolate.
CHOCOLATE AJUDA A DIMINUIR O ESTRESSE E A ANSIEDADE?
VERDADE! E 6 gramas por dia é o suficiente. O chocolate auxilia na liberação de neurotransmissores que estimulam a sensação de bem-estar, o que reduz o estresse e a ansiedade.
CHOCOLATE BRANCO NÃO É CHOCOLATE?
VERDADE! Este tipo de chocolate não poderia ser assim considerado, uma vez que não há quantidade alguma de cacau em sua preparação. O chocolate branco é apenas a manteiga do cacau, açúcar, leite e gordura.
CHOCOLATE CAUSA ACNE?
MITO! O que pode causar esta impressão é o fato de os alimentos gordurosos aumentarem a oleosidade de nossa pele e, dessa forma, atrair a proliferação de bactérias que causam a inflamação.
CHOCOLATE FAZ MAL PARA O CORAÇÃO?
MITO! Chocolate reduz os riscos de derrame e de doenças cardiovasculares.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 13 Mai 2015.