O dia do casamento é, talvez, uma das celebrações mais esperadas na vida de diversos casais e, por este motivo, um dos momentos que mais gera sentimentos de ansiedade e insegurança. Sempre há a expectativa de que tudo dê certo e termine como o esperado nos sonhos dos noivos. Mas, mesmo que o planejamento da cerimônia tenha sido adequado e com tempo suficiente para contar com a participação do casal em todas as decisões, sabemos que ele, por si só, nunca será suficiente para evitar imprevistos.
Todo evento está sujeito a situações inesperadas, tanto na hora da organização quanto da execução, e por isso o mais importante sempre é ter calma e paciência para que tudo possa ser resolvido. Se não dá para garantir que tudo saia perfeito de primeira, existem maneiras de se planejar para chegar bem perto da perfeição.
Sendo assim, confira 15 dicas de organização para casamento.
Planejamento inicial
A etapa do planejamento inicial do casamento abrange ideias e vontades do noivo e da noiva, que já devem ter pensado em possíveis datas para a cerimônia, o local, estilo da festa, se vai ser na igreja, se vai ter flores, quais pessoas serão convidadas, etc. Tudo o que diz respeito às ideias gerais do casamento deve ser pensado antes de partir para qualquer contrato com empresa ou serviço, pois desta forma o casal já define os objetivos em comum sem precisar discutir na hora de conversar com os organizadores.
Assessoria
Depois do planejamento entre casal, o primeiro e talvez mais importante passo a ser dado é contratar uma boa assessoria que, como o próprio nome diz, irá auxiliar no planejamento das atividades necessárias à realização do casamento, de forma a conciliar os desejos dos noivos com o orçamento disponível para o grande evento.
Definição do orçamento
O orçamento disponível deve ser analisado pelo casal juntamente a assessoria para que se defina quanto pode ser destinado a cada etapa do casamento, como a cerimônia religiosa, o jantar, a festa e outras atividades complementares. Lembrem-se que é fundamental reservar uma quantidade a mais de dinheiro para cada etapa, pois poderão surgir imprevistos que demandem gastos excedentes com a organização do casamento.
Contrato de fornecedor
Os fornecedores devem ser definidos o quanto antes para que o casal decida quais são os mais adequados para o casamento que esperam, além de terem maior tempo para discutir cada item com as empresas envolvidas. Existem empresas especializadas em cobrir todos os serviços do casamento e outras que prestam somente um tipo de trabalho, portanto, estejam cientes que quanto maior o número de fornecedores, maior deve ser a organização da dupla para dar conta de dialogar com todos.
Cronograma de atividades
Estabelecer um cronograma das atividades ajuda muito na hora de planejar um casamento. Ele não precisa ser necessariamente exato em cada item ou cada data, mas servirá como um guia para que os noivos saibam o que já foi feito e o que ainda falta. O cronograma ainda permite ao casal ter maior noção do tempo que está sendo tomado em cada etapa do planejamento, controlando assim os passos seguintes de maneira mais organizada.
Trajes e decoração
Importantíssimo para a noiva, o vestido deve ser pensado com cuidado e necessita de várias provas e ajustes até que se tenha certeza de que é o modelo perfeito. O noivo também deve se preocupar com seu traje o quanto antes, garantindo segurança a sua parceira de que tudo está acontecendo como o esperado. A decoração pode e deve ser pensada em conjunto, fazendo jus ao gosto dos noivos e tendo total relação com a apresentação do casal.
Buffet e bolo
Ah, o buffet! Um momento muito esperado nos casamentos, afinal, quem não gosta de uma boa comida? Para garantir a qualidade, o ideal é que o casal invista tempo nas degustações, tendo confiança total de que o buffet que escolheram é perfeito para ambos e para seus convidados. O mesmo vale para o bolo, que é item indispensável em um casamento e pode ser personalizado conforme o gosto de cada casal.
Serviços gerais
Os serviços mais pequenos não podem ser tratados com menor importância. Invistam em um bom fotógrafo, pois nenhum familiar quer ter a obrigação e a responsabilidade de registrar todos os passos, não é? Se quiserem tudo guardado em vídeos, a mesma dica: contratem uma empresa especializada, a qualidade final faz valer a pena. Serviços de salão para arrumar o cabelo e a maquiagem da noiva devem ser agendados bem cedo, se possível meses antes, para que a noiva encontre um local de confiança (caso ainda não o tiver) e também não corra o risco de ter que fazer ela mesma..
Lua de mel
O destino da lua de mel não pode ser deixado para última hora, afinal, tudo o que os recém-casados querem após a festa é curtir um ao outro, e não fazer novos planejamentos. Definam o local e se organizem para que tudo saia como o esperado e para que o momento se torne inesquecível.
Alianças e acessórios
Itens como buquê, as joias da noiva e as alianças devem ser pensados juntamente a escolha dos trajes e com a definição da decoração do ambiente da cerimônia. A assessora pode contribuir muito nesse processo, adequando todos os itens ao estilo do casal.
Convites e lembranças
Os convites devem ser enviados com a exigência de confirmação de presença, pois, dessa forma, o casal terá maior controle de quantidade de pessoas. Isso influenciará todo o planejamento para uma organização adequada dos espaços e para a customização das lembranças a cada convidado.
Coreografia e repertório musical
É de suma importância que noivo e noiva estejam juntos na hora de definir o repertório musical da festa, garantindo o atendimento de todos os gostos presentes. Se houver coreografia, tem que existir responsabilidade de todos os envolvidos nos ensaios para que no dia do casório ninguém passe vergonha, muito menos os noivos.
Pagamento
É positivo que o casal consiga terminar o pagamento dos serviços dias antes da data do casamento, já que aproveitará melhor a festa, sem preocupações desnecessárias. Também há maior garantia que os serviços serão todos executados com eficiência.
Preparativos finais
Hora de conferir se está tudo pronto para o grande dia. Uma última olhada nos trajes, sapatos e acessórios. Entrem em contato com as empresas para confirmar horário e locais e garantam que nada está faltando. Pode parecer desnecessária, mas essa atitude faz toda a diferença no resultado dos serviços e ainda permite que o casal durma tranquilamente, com a sensação de dever cumprido.
Descanso
Depois de tanta correria, a solução é tentar relaxar e dormir bastante para o grande dia. Se ficar difícil controlar a ansiedade, procurem ajuda com sucos e chás naturais que ajudarão na sensação de conforto e bem-estar. Depois é só aproveitar, afinal, o dia é todo de vocês!
Atualizado em 18 Mai 2015.