A arte existe desde muito antes de todos nós termos nascido. Nesse tempo todo, muitas delas passaram despercebidas, algumas deram origem a movimentos importantes e outras ultrapassaram o tempo e ficaram marcadas não apenas como grandes feitos, mas consagraram artistas e permanecem presentes até os dias de hoje.
Assim, o Guia da Semana lista 10 obras que foram eternizadas para que você possa relembrar. Confira:
MONA LISA - LEONARDO DA VINCI
Feita por Leonardo da Vinci, Mona Lisa (ou Mona Lisa del Giocondo) é a obra mais famosa do mundo. A pintura foi feita em 1503 e os traços e roupas representam o padrão de beleza do Alto Renascimento. É considerado o retrato mais famoso e valioso do mundo.
NOITE ESTRELADA - VINCENT VAN GOGH
Noite Estrelada é uma das mais conhecidas obras de Van Gogh. Ela foi feita quando o artista tinha 37 anos de idade, enquanto morava no asilo em Saint-Rémy-de-Provence. Hoje fica na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
O GRITO - EDVARD MUNCH
O quadro faz uma parte de uma série de quatro pinturas de Edvard Munch, de 1893. Na tela, vemos uma figura andrógina que vive uma crise existencial com profunda angústia e desespero. É considerada uma das obras mais importantes do expressismo.
A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA - SALVADOR DALI
Essenciais em sua prática, Dalí fabricava em si mesmo estados extremos de ansiedade e aflição, nos quais tentava turvar a distinção entre sua imaginação e a realidade. Uma de suas obras mais famosas, A Persistência da Memória, foi feita em 1931 e é marcada por figuras extremamente interessantes, como os relógios derretidos, as formigas, o auto retrato ao chão e o litoral vazio, referindo-se a uma melancolia característica.
A ÚLTIMA CEIA - LEONARDO DA VINCI
A Última Ceia de Jesus antes de sua crucificação também está entre as mais famosas do mundo. A obra foi feita em diversas versões, mas a mais conhecida é a de Leonardo da Vinci.
A GAROTA DO BRINCO DE PÉROLAS - JOHANNES VERMEER
A obra é do pintor Jan Vermeer e trata-se de uma de suas obras-primas. Como o próprio nome já diz, um brinco de pérola é o ponto focal da pintura. E a falta de fundo deixa o quadro ainda mais interessante e original.
AS MENINAS - DIEGO VELÁZQUEZ
A obra do artista espanhol Diego Velázquez é uma das mais analisadas do mundo. A pintura faz referência a um dos aposentos reais e as pessoas presentes aos membros da corte espanhola da época.
No quadro, é difícil saber o que é real e o que é ilusão, e essa é uma de suas características mais interessantes.
GUERNICA - PABLO PICASSO
A obra tem 3,5 m de altura e 8 m de comprimento. É a mais divulgada de Picasso, e representa as atrocidades cometidas na guerra espanhola, a barbárie e a crueldade humana.
O NASCIMENTO DE VÊNUS - SANDRO BOTTICELLI
A obra é de 1483 e mostra a deusa Vênus, da mitologia romana, emergindo de uma concha no mar. Zéfiro, representação do vento do oeste, assopra Vênus para a margem. A deusa Hora se prepara para cobrir Vênus com uma manta florida.
ABAPORU - TARSILA DO AMARAL
A clássica pintura do modernismo brasileiro é de 1928 e seu nome - Abaporu - é de origem tupi-guarani que significa homem que come gente. O quadro foi adquirido pelo colecionador argentino Eduardo Constantini por US$1,5 milhão e encontra-se exposto no museu latino americano de Buenos Aires. Tarsila do Amaral é a pintora mais valorizada do Brasil.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 12 Fev 2016.