As fotografias são um recorte de uma lembrança, de um momento, de uma pessoa. São, também, uma forma de demonstrar novos pontos de vista, novas ou velhas realidades e situações do dia a dia para as quais não damos importância, mas que através delas lembramos de seu valor. Por elas, vamos a outros países, visitamos nosso passado e conhecemos diferentes histórias.
Assim, independente da área de atuação, os bons fotógrafos possuem uma única coisa em comum: a paixão e a sensibilidade no olhar. Do contrário, com certeza, não seriam bons fotógrafos. Afinal, seja na moda, no fotojornalismo ou em suas mais diversas vertentes, se ao bater uma foto não existir amor e emoção, isso também não chega para nós, amantes e amadores.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 7 fotógrafos incríveis que você precisa conhecer. Confira:
SEBASTIÃO SALGADO
Famoso por capturar o lado humano de histórias envolventes, o trabalho de Sebastião Salgado é um dos mais conhecidos entre os brasileiros.
Suas fotos apresentam-se, sempre, em preto e branco. E motivo é que ele deseja que as pessoas concentrem-se unicamente na situação em que estão vendo, sem distrair-se com outros elementos.
CLAUDIO EDINGER
Claudio Edinger iniciou a carreira como fotógrafo jovem. Aos 22 anos já tinha produzido seu primeiro ensaio (no Edifício Martinelli), organizando uma exposição individual no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e trabalhando como repórter fotográfico para a revista Veja.
É conhecido pelas fotografias documentais e artísticas, além, é claro, dos retratos.
TIAGO SANTANA
O trabalho do fotojornalista Tiago Santana é um daqueles que não conseguimos simplesmente bater o olho e depois de alguns minutos esquecer o que vimos. Suas imagens traduzem sentimentos, emoções e prendem nosso olhar de uma maneira única, especial.
Em suas fotografias estão presentes paisagens, retratos e situações do cotidiano, porém, com um olhar extremamente sensível.
JAIRO GOLDFLUS
Jairo Goldflus é referência quando o assunto é fotografia de moda, publicidade, editoriais, teatro e retratos de personalidades, que são simplesmente incríveis. Suas fotos são extremamente bem produzidas, chamam atenção e possuem aspectos únicos que chegam aos nossos olhos transmitindo muito mais que a beleza já exposta na imagem.
JACQUES DEQUEKER
Jacques descobriu a paixão pela fotografia com quase trinta anos, quando era professor de boxe, e hoje é um dos profissionais mais requisitados do mundo da moda.
Seu primeiro emprego foi na versão nacional da revista Vogue e apaixonou-se pela prática desde a primeira vez que fotografou. Segundo ele, a câmera é seu pincel e o mundo sua tela.
BOB WOLFENSON
Um dos fotógrafos mais famosos do Brasil, Bob Wolfenson é conhecido por fotografar mulheres maravilhosas e retratá-las de uma forma como poucos o fazem.
Iniciou a carreira aos 16 anos, como assistente de fotografia na Editora Abril, onde passou a trabalhar como freelancer e, depois, passou uma temporada em Nova York. De volta, foi responsável por diversas capas e editoriais de moda, ensaios para a Playboy e fotos de nus simplesmente incríveis.
JOÃO BITTAR
João Bittar foi um daqueles profissionais que exalam paixão pelo que fazem. Iniciou sua carreira com 17 anos e, desde então, trabalhou para os principais órgãos de imprensa, como Folha de São Paulo (onde foi editor de fotografia e ajudou a introduzir a digitalização gráfica no jornal), Veja, Isto É, Diário de São Paulo, Época e outros. Fez parte da comissão julgadora do Prêmio Esso de Jornalismo e criou a Angular Fotojornalismo.
Fotografou situações extremamente importantes para o nosso país, fazendo críticas através de suas imagens. João faleceu em 2011 e faz uma enorme falta ao fotojornalismo.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 20 Mai 2015.