Em uma cidade cheia de arte, cultura e gastronomia, não poderiam faltar livrarias cheias de livros sobre tudo isso e muito mais. São Paulo vai muito além de Saraivas e conta com muitas livrarias temáticas, diferentes ou especiais de alguma forma para você passar horas admirando livros e se perder em outros mundos.
Sempre pensando em te ajudar a explorar o melhor que a cidade tem a oferecer, o Guia da Semana listou 10 livrarias imperdíveis para conhecer em São Paulo. Confira:
Zaccara
A Livraria Zaccara é um daqueles achados de São Paulo. No jardim, é possível passar algumas horas do dia folheando livros e, no piso superior, assistir a saraus e debates organizados pelos proprietários - e únicos funcionários: o casal Crioula e Lúcio Zaccara, que abordam temas que vão desde a psiquê feminina a cursos que ensinam a ouvir e apreciar jazz. O local ainda conta com um pequeno café, que oferece expressos e bolos deliciosos.
Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1356 – Perdizes
Foto: Reprodução/Facebook Zaccara
Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Com mais de 60 anos no mercado, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional impressiona pelo seu tamanho e conta com um acervo de mais de dois milhões de títulos, entre livros, CDs e DVDs para todos os gostos e idades. A unidade do Conjunto Nacional é refúgio para muitos paulistanos que, no meio do dia a dia corrido, fogem para o local, calmo, extremamente aconchegante e convidativo.
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Consolação
Banca Tatuí e Sala Tatuí
Antes uma banca de jornal, a Banca Tatuí foi comprada pela editora Lote 42 e hoje constitui um espaço de publicações independentes e alternativas a preços acessíveis. Procurando algo diferente para ler? O modesto estabelecimento na Santa Cecília pode ser o lugar para encontra-lo. O espaço também promove festas de lançamento que acabam virando baladas no centro da cidade. Para complementar a Banca, a editora também fundou, em 2018, a Sala Tatuí, que tem um acervo cheio de publicações independentes de todo o país e só pode ser acessado com hora marcada, para garantir a qualidade do atendimento.
Endereços:
- Rua Barão de Tatuí, 275 - Santa Cecília
- Rua Barão de Tatuí, 302, sala 42 - Santa Cecília
Foto: Reprodução/Facebook Banca Tatuí
Livraria Francesa
Você está estudando francês e não sabe onde comprar livros para começar a ler? A Livraria Francesa, no centro de São Paulo, é o lugar certo! Fundada há mais de setenta anos, o espaço é sinônimo de livro francês no Brasil e vende desde clássicos da França até livros infantis e livros didáticos para estudantes do idioma. São mais de 100 mil títulos à disposição de quem aprecia o idioma do país de Victor Hugo.
Endereço: Rua Barão de Itapetininga, 275 – República
Blooks
A Blooks é um desses lugares para passar um bom tempo distraído entre os muitos livros, discos, DVDs, além de cartazes e toy art. A livraria se destaca pelos títulos relacionados a teatro, cinema e artes plásticas, além de uma estante dedicada inteiramente à literatura LGBT e o catálogo cheio de livros que livrarias grandes geralmente só têm sob encomenda. Vale a pena visitá-la também para apreciar os eventos que acontecem por ali.
Endereço: Rua Frei Caneca, 569, 3º Piso – Consolação
Foto: Reprodução/Site Blooks
NoveSete
Inaugurada em setembro de 2007, a Livraria NoveSete trabalha quase que exclusivamente com títulos infanto-juvenis, organizados para facilitar o manuseio das crianças. As prateleiras estão separadas por temas e os livros ficam com as capas à mostra. São mais de oito mil títulos separados por assunto em quinze seções. O local possui alguns pufes para leitura e também abriga um pequeno café e um grande quintal com bancos de madeira. Além de oferecer o melhor da literatura para a criançada, a livraria promove regularmente eventos com autores, artistas e visitas guiadas para escolas.
Endereço: Rua França Pinto, 97 - Vila Mariana
Fonomag
Se você curte cultura japonesa, a Fonomag é o lugar ideal para você! Fundada há cerca de trinta anos, o lugar se tornou referência em literatura japonesa no Brasil, mas muito além de livros, na loja você também encontra mangás, revistas, guias de viagem, CDs e DVDs educativos. Mesmo se você não sabe nada de japonês, mas se interessa pela cultura, vale a pena visitar, pois há uma seção com livros em português — sobre cultura oriental.
Endereço: Rua da Glória, 242 - Liberdade
Livraria da Vila – Vila Madalena
Situada num dos endereços mais badalados de São Paulo, a Livraria da Vila, na Vila Madalena, faz parte do cartão postal da cidade. Popular pelos eventos culturais e decoração que mistura nuances rústicas e contemporâneas, a livraria é especializada em livros e DVDs e oferece ao público os últimos lançamentos do momento, com um variado leque de opções que agradam diferentes gostos. Fundada em 1985, a livraria fez tanto sucesso que hoje tem sete unidades espalhadas pela cidade.
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook Livraria da Vila
Livraria Martins Fontes
Fundada em 1960 em Santos, a Livraria Martins Fontes chegou em São Paulo na década de 80, primeiramente no Centro, depois ganhou uma nova unidade na Paulista — ambas valem a visita. A mais nova logo se transformou em referência do mercado livreiro nacional e hoje conta com mais de 120 mil títulos. Em ambiente aconchegante com longas prateleiras lotadas, é fácil para um amante dos livros perder a hora por ali.
Endereços:
- Av. Paulista, 509 - Bela Vista
- R. Dr. Vila Nova, 309 - Vila Buarque
Casa Plana
A Casa Plana é, na verdade, um espaço cultural que conta, também, com livraria. Além de publicações independentes, você pode encontrar por lá livros de editores como Lote 42 e Todavia. O espaço também conta com biblioteca com cerca de quatro mil títulos, além de um café, e sedia eventos, cursos e exposições voltados a áreas como design e literatura.
Endereço: R. Fradique Coutinho, 1139 - Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook Casa Plana
Atualizado em 25 Abr 2019.