O novo espetáculo do Cirque du Soleil, intitulado Corteo, estreia em São Paulo no dia 30 de março e segue em cartaz até o dia 21 de julho, no Parque Villa-Lobos, em Pinheiros.
A produção, que acontece em um palco 360°, fala da morte e do enterro de um palhaço, mas passa longe de ser uma cerimônia fúnebre. O espetáculo consegue fazer o público viajar em um mundo teatral de comédia, diversão e espontaneidade situado em um espaço misterioso entre o céu e a terra.
Para dar mais dinamismo ao show, Corteo é dividido em 19 atos, que se sobrepõem em um verdadeiro “desfile” de acrobacias diante do público – ao longo da apresentação, os artistas flutuam sobre o público, exibindo força, equilíbrio, leveza e muita inteligência corporal a serviço da arte e do entretenimento.
O Guia da Semana listou os 19 atos do espetáculo para que você entender um pouco mais sobre a magia do Corteo. Confira:
Acrobatic Ladder
Um especialista em escadas surpreende o público com seu irritante equilíbrio e elegância, tentando desesperadamente chegar ao anjo que está em cima olhando para ele.
Acro-Duet
Nesta dança lindamente coreografada, um casal desliza com elegância através de uma série de belas acrobacias e passos artísticos, que destacam uma superioridade de força, ritmo e equilíbrio.
Adagio Duet
Essa magnífica proposta depas-de-deux, com contorcionismo e equilíbrio de mão, é feita por uma dupla de pequenas pessoas dentro de um anel vertical colocado em uma plataforma giratória.
Bouncing Beds
Como um bando de crianças brincando no quarto dos avós, seis artistas saltam sobre duas camas de 300kg que se movem em plataformas giratórias. Em uma atmosfera lúdica, eles executam diversas acrobacias, uma mais ousada que a outra.
Chandeliers
Quatro mulheres, amores antigos do palhaço, se reúnem na alegria de um sonho. Elas executam acrobacias aéreas em três lustres gigantes que giram acima da cama de Mauro, o Palhaço Sonhador.
Crystal Glasses And Tibetan Bowls
Solicitado por Mauro e pelo Palhaço Gigante, enquanto eles se preparam para executar uma melodia usando copos de cristal, o Loyal Whistler, um virtuoso assobiador, mostra seu talento notável em um número de tirar o fôlego.
Cyr Wheel
Cinco artistas executam manobras solo e em grupo com a Cyr Wheel. É a simplicidade da Cyr Wheel – apenas um círculo de metal – que desencadeia a performance complexa e enérgica do ato.
Duo-Straps
Neste ato hipnotizante um casal usa cintas aéreas para criar uma conexão mágica e terna, que encanta o público com belas exibições de equilíbrio, agilidade e força.
Foot Juggling
A destreza, elegância e coordenação do número nos leva a um mundo distante, ligado às antigas tradições circenses das quais Mauro e seus amigos pertenceram no passado.
Golf
Ao som de gaitas de fole, um feixo de luz verde aparece sugerindo uma cena em um campo de golfe. O Palhaço Gigante caminha no palco com a intenção de dar a sua melhor tacada!
Helium Dance
Um momento suave e poético entre Mauro, o Palhaço Sonhador, e sua pequena Clowness, que encanta o público com a alegria de uma criança.
Juggling
Quatro jovens artistas realizam movimentos com rapidez, demonstrando coragem em um ato surpreendente que mistura malabarismo e acrobacias. Com estilo incomparável, eles desafiam a lei da gravidade fazendo sucessivos malabares com anéis, aros e tacos.
Little Horses
Um par de Pantomime Horses, habitados por dois artistas cada, fazem o Pequeno Clown participar de um momento desafiador. Por sua vez, o cavalinho e a pequena égua tentam se libertar das garras de seu treinador.
Marionete
Como um fantoche, a artista marionete aparece de repente usando um equipamento inovador para contracenar com Mauro, o Palhaço Sonhador, em um cenário que evoca uma cena de praia da sua infância.
Paradise
Abaixo uma cama-elástica de 30m de comprimento, acima três estações de Korean Cradle colocados a uma distância considerável. Como nunca visto antes, artistas são jogados das estações de Korean Cradle e arremessados para o alto pela cama-elástica, criando um universo lúdico por meio de complexos saltos e voos em ritmo de naturalidade e leveza, tudo em um único ato de tirar o fôlego.
Teatro Intimo
Oito personagens se empilham em um pequeno teatro para apresentar uma versão doida e selvagem de "Romeu e Julieta", onde o inesperado acontece a cada momento.
Teeterboard
Rodeados por dois grupos de artistas que impõem ritmo ao ato com vozes e percussão, três acrobatas redefinem a técnica pula-tábua em um ato onde a velocidade é rivalizada pela complexidade.
Tightwire
Cercada por anjos a uma altura de seis metros, uma jovem dança em cima de um cabo de aço esticado com sapatilhas de ponta, pés descalços, usando um monociclo ou múltiplos bambolês. Então, ela desafia a gravidade quando sobe a 40 graus diagonal no cabo de aço e depois desaparece nos céus a mais de 12 metros de altura.
Tournik
Um grupo de artistas se cruza em um ato que combina técnicas de barras horizontais com artes circenses. Os artistas se apresentam numa estrutura em forma de cubo central, com duas barras adicionais em cada lado do cubo. A complexidade do padrão dos saltos que desafiam a gravidade vai manter a plateia na borda de seus assentos. É a despedida a Mauro, o Palhaço Sonhador.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 15 Jul 2013.