São Paulo é uma cidade moderna que está sempre ganhando novos estabelecimentos, como bares e restaurantes. Contudo, o bacana é que é possível conhecer a história da cidade através de casas tradicionais que se mantêm firmes há décadas.
Se você quer beber bons drinks em meio à história de São Paulo, o Guia da Semana reuniu uma lista com 10 bares com mais de 50 anos na cidade! Confira o roteiro a seguir:
Bar do Vito - Desde 1942
O Bar do Vito nasceu na zona leste de São Paulo, mais especificamente na Vila Zelina, em 1942. A casa foi aberta pelo imigrante lituano Vitautas Tunellis, o famoso "Vito". A decoração tem inúmeras referências da antiga República Soviética. No cardápio? Muita cerveja, é claro, e o famoso Bolinho de Carne.
Endereço: Avenida Zelina, 851 - Vila Zelina.
Bar do Mané - Desde 1933
Desde 1933 o Bar do Mané está localizado no Mercado Municipal. A casa oferece ao público do famoso mercadão o tradicional lanche de sanduíche de mortadela, com nada menos do que 30g de recheio no pão francês. Sem falar, é claro, no chope sempre gelado.
Endereço: Rua da Cantareira, 306 Rua E Box 14 - Centro - Mercado Municipal.
Bar Léo - Desde 1940
O Bar Léo está em funcionamento desde 1940 no centro de São Paulo. O estabelecimento tem capacidade para 70 pessoas. A decoração conta com inúmeras canecas de chopp espalhadas pelo recinto. O cardápio conta com delícias como porções de frios e sanduíches, além, é claro, do tradicional chopp do Bar Léo.
Endereço: Rua Aurora, 100 - Santa Ifigência.
Elidio Bar - Desde 1959
O Elidio Bar foi fundado em 1959 e foi o primeiro da cidade a servir acepipes no balcão. São mais de 100 tipos de acepipes servidos aos seus frequentadores. O bar reflete a paixão que o seu Elidio tinha por futebol. Toda a casa é coberta por mais de 40 camisetas de times autografadas. A tradicional feijoada é servida às quartas, sábados e domingos, e cai muito bem com o chopp cremoso.
Endereço: Rua Isabel Dias, 57 - Mooca.
Ponto Chic - Desde 1929
O Ponto Chic foi inaugurado no Largo do Paissandu em plena Semana da Arte Moderna e, por isso, intelectuais e artistas como Mario de Andrade e Monteiro Lobato adotaram o lugar como reduto preferido. Hoje com 98 anos de história, a casa conta com três unidades, a clássica do Paissandu, a do Paraíso e a de Perdizes. Por lá, você poderá provar o verdadeiro Bauru, um delicioso sanduíche no pão francês com finas fatias de rosbife, tomate em rodelas, pepino em conserva e uma mistura de quatro tipos de queijos fundidos em banho-maria (queijo prato, estepe, gouda e suíço).
Endereço: Largo do Paissandú, 27 - Centro Histórico.
Bar Valadares - Desde 1962
O Bar Valadares é mantido pelos mesmos proprietários desde 1962: os irmãos Valadares, que nomearam o estabelecimento em homenagem à cidade de Valadares, Minas Gerais, de onde vieram. A casa, localizada na Lapa, serve aos seus frequentadores a famosa caipirinha gelada e o chopp cremoso, além de porções e sanduíches para acompanhar as bebidinhas.
Endereço: Rua Faustolo, 463 - Lapa.
Bar do Berinjela - Desde 1964
Em 1964, Manuel Gomes Leitão e Arminda da Conceição Gomes Leitão compraram um bar. Como Manuel vendia berinjelas na feira, tinha o apelido de berinjela. Assim, batizou o local como Bar do Berinjela. Desde então, o tradicional bar no Tatuapé serve delícias como bolinhos e, claro, berinjelas em diferentes versões. Você pode provar a Berinjela à Parmegiana, à Marguerita, à Bolonhesa, à Calabresa, à Aclichela e o Escondidinho de Berinjela, sucesso da casa.
Endereço: Praça Vinte de Janeiro, 67 - Tatuapé.
Famoso Bar do Justo - Desde 1949
O Famoso Bar do Justo é ponto de encontro na região da Zona Norte de São Paulo desde 1949. O nome surgiu porque o primeiro dono, seu Juraci, sempre dizia aos clientes ao entregar o troco: "pode conferir que está justo". Por lá você vai encontrar a cerveja sempre gelada e a partida do seu time favorito na TV.
Endereço: Rua Alferes Magalhães, 25/29 - Santana.
Caverna Bugre - Desde 1950
Desde 1950, a Caverna Bugre se localiza no mesmo endereço, na rua Teodoro Sampaio. A casa tem tradição austríaca e lembra uma caverna. Por lá você pode beber cerveja gelada, drinks e diversas opções de vinho, além de se deliciar com pratos típicos como o Filé Alpino, preparado mergulhado no molho inglês, com cobertura de três queijos, provolone, copa e catupiry.
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 334 - Pinheiros.
Bar das Batidas - Desde 1950
O Bar das Batidas existe em Pinheiros desde a década de 50, mas você pode conhecê-lo com o nome popular de "Cú do Padre" - isso porque o estabelecimento fica atrás da igreja da rua Padre de Carvalho. Como o nome (o verdadeiro) já diz, o estabelecimento é conhecido por suas deliciosas e criativas batidinhas, mas você também encontra muita cerveja gelada por lá.
Endereço: Rua Padre Carvalho, 799 - Pinheiros.
E aí, qual bar você vai conhecer primeiro?
Atualizado em 24 Fev 2023.