Seja de lata ou garrafa, uma cervejinha no meio ou no fim da semana é sempre uma boa pedida. Entretanto, para os mais apaixonados pela bebida, as cervejas artesanais são ainda mais gostosas e deixam o momento relax ainda melhor. A grande vantagem desses rótulos é que eles misturam diversos aromas e sabores diferentes, criando uma combinação única – não é à toa que encontramos inúmeras variedades de cervejas!
Na cidade de São Paulo existem muitos bares que, além da cerveja tradicional, servem rótulos de cervejas e chopes artesanais. Para quem curte o estilo, conhecer uma dessas casas é uma boa oportunidade para fugir dos lugares óbvios e se aventurar em novos sabores.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 lugares para quem quer provar cervejas artesanais em São Paulo. Confira:
CÂMARA FRIA
No melhor estilo speakeasy, ou seja, em um lugar escondido, está a Câmara Fria. Localizado no andar de cima do Bar Original, em Moema, o endereço é a melhor pedida para quem quer beber chopes e cervejas artesanais de qualidade, já que são mais de 10 torneiras na casa. Para acompanhar, deliciosas pizzas com massa da Bráz em tamanho brotinho são uma ótima pedida.
Endereço: Rua Graúna, 137 - Moema
Foto: Reprodução/Facebook Câmara Fria: Foto 1 | Foto 2
GOOSE ISLAND BREWHOUSE
A Goose Island é uma marca americana pioneira no universo das cervejas artesanais e escolheu o bairro de Pinheiros para abrir sua própria casa no Brasil. A Goose Island Brewhouse fica no coração do Largo da Batata e conquista o público com chopes que são produzidos ali mesmo - são mais de 15 opções. A dica é sentar no balcão, já que além de provar a bebida, é possível ter uma pequena aula com os chefes da casa.
Endereço: Rua Baltazar Carrasco, 187 - Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook Goose Island Brewhouse: Foto 1 | Foto 2
CERVEJARIA DOGMA
A Dogma, micro-cervejaria de São Paulo, abriu um anexo à sua fábrica onde os clientes podem degustar os excelentes rótulos fabricados por lá. São mais de 20 toneiras que estão à disposição dos clientes. Para quem preferir, dá para levar a bebida engarrafada para casa. Para comer, a cervejaria recebe food trucks periodicamente com diversas delícias.
Endereço: Rua Fortunato, 236 - Santa Cecilia
Foto: Reprodução/Facebook Cervejaria Dogma: Foto 1 | Foto 2
DELIRIUM CAFÉ
A gigante belga Delirium Tremens, famosa por seus elefantinhos rosas, desembarcou em São Paulo e montou o Delirium Café. O endereço é a opção perfeita para quem quer provar os rótulos da marca e ainda ter mais 400 opções de outras cervejas artesanais. Durante a semana costumam rolar eventos especiais, por isso vale a pena ficar de olho na página deles.
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 589 - Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook Delirium Café: Foto 1 | Foto 2
LES 3 BRASSEURS
O Les 3 Brasseurs é um gastropub francês que oferece uma rica experiência no mundo cervejeiro. De fabricação própria, a cerveja é o grande destaque da casa e o cliente ainda pode agendar um tour de 20 minutos pela cervejaria num grupo de até 10 pessoas. O local é indicado para aqueles que, além de apreciar uma cerveja artesanal, gostam de desfrutar boa comida, afinal a casa conta com pratos refinados.
Endereço: Rua Jesuíno Arruda, 470 - Itaim Bibi
CERVEJARIA NACIONAL
A Cervejaria Nacional, localizada em Pinheiros, é desde 2011 um dos maiores points para cervejeiros em São Paulo. A casa mistura os conceitos de fábrica e de bar, contando com enormes tanques de fermentação, nos quais os chopes artesanais são feitos. Os rótulos de fabricação própria mais famosos são inspirados no folclore brasileiro, como a Y-îara Pilsen, Kurupira Ale, Sa'si Stout, Mula IPA e Domina Weiss. O cardápio indica ao cliente qual petisco harmoniza melhor com cada cerveja.
Endereço: Rua Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook Cervejaria Nacional: Foto 1 | Foto 2
PERRO LIBRE
A Perro Libre é uma cervejaria gaúcha que desembarcou em Pinheiros para a alegria dos cervejeiros. A casa conta com 15 torneiras de chopes onde os próprios clientes tiram e colocam no copo. O espaço é dividido em dois ambientes intercalados por um corredor ao ar livre. Para acompanhar, da cozinha saem pratos inspirados na Bolívia, Peru, Uruguai e também Brasil.
Endereço: Rua Cunha Gago, 83 - Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook Perro Libre: Foto 1 | Foto 2
VAN DER ALE
O Van Der Ale passou de microcervejaria para bar badalado em uma das ruas mais agitadas da Vila Madalena. Embora conte com cerca de 30 torneiras de chopp, o destaque da casa fica por conta das cervejas de fabricação própria, feitas no piso superior do estabelecimento. No cardápio, opções de sanduíches e porções. Para descontrair, os clientes ainda podem aproveitar os fliperamas do bar!
Endereço: Rua Aspicuelta, 268 - Alto de Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook Van Der Ale Foto 1 | Foto 2
CAPITÃO BARLEY
Em uma das ruas da Pompéia, o bar e loja Capitão Barley é a melhor opção para quem quer beber boas cervejas em um ambiente bem descontraído. Do lado de fora, cozinheiros são convidados para preparar petiscos e lanches para acompanhar a cerveja. Com mais de 400 rótulos, a casa pequena se torna aconchegante diante de tantas variedades.
Endereço: Rua Cotoxó, 516 - Pompéia
Foto: Reprodução/Facebook Capitão Barley: Foto 1 | Foto 2
FRANGÓ
Uma das casas mais famosas da Freguesia do Ó, o Frangó, localizado em uma rua calma, com clima de interior, é recomendado por críticos como um dos melhores botecos da cidade. Os apreciadores de cerveja podem até se atrapalhar na hora de escolher a bebida já que a casa oferece 350 rótulos nacionais e importados. Para beliscar, destaque para a famosa coxinha de frango com catupiry, para a porção de frango a passarinho com alho pipoca, feijoada, risoto de bacalhau, além de almoço executivo de terça a sexta.
Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168
Foto: Reprodução/Facebook Frangó: Foto 1 | Foto 2
Atualizado em 23 Out 2018.