Guia da Semana

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) é considerada a segunda maior área verde pública da cidade. São 144 hectares de mata do cerrado, na Pampulha. A FZB abriga também o Jardim Zoológico, o Jardim Botânico de Belo Horizonte e o Parque Ecológico da Pampulha.


A Fundação possui mais de mil animais de 223 espécies diferentes da Ásia, África e Europa. É possível conhecer um borboletário, que mostra o ciclo de vida das borboletas e um viveiro com dois mil exemplares de diversas cores. No Jardim Botânico, aprende-se sobre o surgimento da Terra a partir das plantas. Há estufas com representações da Mata Atlântica e caatinga, além de praças e jardins de plantas medicinais e aromáticas, bromélias e palmeiras.

O Parque Ecológico, dentro do Lago da Pampulha, conta com uma área verde de 30 hectares. É possível reconhecer diversas representações da fauna e flora locais. Já o Jardim Zoológico, fundado em janeiro de 1959, está situado em uma área de 1,4 milhão de metros quadrados, e abriga uma reserva nativa do cerrado.

A Fundação oferece atividades educativas e passeios monitorados para grupos escolares e visitantes. De terça a quinta, ocorrem as visitas de grupos agendados com acompanhamento de monitores que realizam um trabalho de educação ambiental.


Foto: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Mapa do local

Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte

Horário(s) Terça a domingo, 9h às 12h e 13h30 às 16h30.

Endereço
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000, 31365-450

Telefone (31) 3277-7286

Atualizado em 13 Abr 2012.