Guia da Semana

Fundado em 1975, o Museu da Imagem e do Som de Campinas reúne em seu acervo documentos que resgatam a história social e cultural da região. Ele está dividido em quatro setores: fotografia, música, cinema e vídeo.

São mais de três mil publicações entre livros, revistas, partituras e catálogos de temas históricos. O acervo no setor de imagens conta com mais de dez mil fotografias que registram a memória iconográfica da cidade. Já no setor de música, mais de 20 mil discos compõem o arquivo, formado predominantemente por clássicos e óperas.

Todos os setores do Museu desenvolvem programas de ação para registrar os fatos ligados à vida cultural e histórica de Campinas. O setor de vídeo, por exemplo, desenvolve dois programas distintos: o Programa Pedagogia da Imagem que, em conjunto com a comunidade, realiza estudo e discussão crítica sobre a linguagem audiovisual; e o Programa de História Oral, que realiza pesquisas utilizando a metodologia da história oral.

Todos esse acervo que vem, desde a sua fundação, sendo captado e organizado. Encontra-se disponível para consulta de estudantes, professores, cineastras, videomakers, produtores culturais e demais profissionais que necessitem do acesso às imagens históricas da região.

Mostras de vídeo, cinema e fotografia são organizadas pelo Museu que, além disso, realiza também seus próprios projetos de pesquisa, cujos resultados são disponibilizados para a população em vídeos, publicações e exposições.

Fonte: Região de Campinas

Mapa do local

Museu da Imagem e do Som - MIS

Horário(s) Terça a sexta, 10h às 18h.

Endereço
Rua Regente Feijó, 859, 13013-052

Telefone (19) 3236-7851

Atualizado em 10 Mai 2012.