Admita: você até tremeu quando a Fera mostrou à Bela sua biblioteca, e sentiu doer na alma quando a Loja da Esquina perdeu a briga para a Fox Books em “Mensagem Pra Você”. Se o cheirinho de livro novo é seu aroma favorito, então você vai adorar nossa lista com 10 filmes a-pai-xo-nan-tes para quem ama ler! Confira:
A Bela e A Fera
O que dizer dessa biblioteca se não: “Bela, nós te entendemos”? No clássico da Disney, uma jovem leitora voraz se oferece como prisioneira para um monstro em troca da liberdade de seu pai e, com o tempo, vai compreendendo melhor a fera e amolecendo seu coração. Para livrófilos como eu e você, a cena mais emocionante é quando a Fera fecha os olhos de Bela e revela a melhor surpresa de todas: uma biblioteca todinha para ela. Todinha. Para. Ela.
Amantes Eternos
No romance vampiresco de Jim Jarmusch, Tilda Swinton e Tom Hiddleston interpretam vampiros que já viveram centenas de anos, escondendo-se pacificamente entre humanos, e acumularam uma bagagem cultural invejável nesse tempo todo. Ela, em particular, é apaixonada por livros e, como você, simplesmente não consegue viajar sem levar uma malinha cheia deles.
Mensagem pra Você
Nem precisamos pensar duas vezes: a vencedora na categoria “livraria mais adorável da ficção” é a pequena Loja da Esquina de Meg Ryan em “Mensagem Pra Você”! Baseado na peça “Parfumerie” de Miklós Laszló (já adaptada antes no filme “The Shop Around The Corner, de 1940), o filme conta a história de uma livraria de bairro que sofre quando uma megastore é construída no terreno em frente. Seus donos, porém, se apaixonam sem saberem que são concorrentes.
Cinderela em Paris
Audrey Hepburn e livros, o que mais você pode querer? No clássico “Cinderela em Paris”, a atriz interpreta uma intelectual que trabalha numa pequena livraria e sonha em ir a Paris para atender a uma palestra. Quando uma revista de moda visita a loja para fazer um ensaio, o fotógrafo (Fred Astaire) vê na vendedora um potencial e, junto com a editora, os dois a transformam numa estrela.
Mais Estranho Que A Ficção
Já imaginou que desastroso seria se os seus personagens de repente tomassem consciência de que você está manipulando suas vidas? É exatamente isso o que acontece com o pobre Harold (Will Ferrell) em “Mais Estranho Que Ficção”: não apenas ele ouve a voz de sua autora (Emma Thompson), como descobre que ela planeja matá-lo nas próximas páginas.
Meia-Noite em Paris
O sonho de todo amante de literatura e arte é viver uma experiência como a de Gil (Owen Wilson) no filme de Woody Allen: ser transportado no tempo e conhecer, de perto, seus maiores ídolos. No caso de Gil, ele tem a chance de tomar um drink com Ernest Hemingway, ter seu manuscrito avaliado por Gertrude Stein, ir a uma festa com Scott e Zelda Fitzgerald e até ter uma conversa profunda com Salvador Dalí, Man Ray e Luís Buñuel.
Sociedade dos Poetas Mortos
Se você ama livros hoje, provavelmente é porque teve um professor que o estimulou a ler e a viver intensamente cada verso. Em “Sociedade dos Poetas Mortos”, Robin Williams interpreta um professor que entra numa escola extremamente rígida onde, por meio da poesia, ensina seus alunos a questionarem o mundo e acaba mudando suas vidas.
Versos De Um Crime
Outro filme que dá vida aos autores da literatura americana é “Versos de Um Crime”, que acompanha a trajetória do poeta beatnik Allen Ginsberg (Daniel Radcliffe), desde seu primeiro contato com Lucien Carr (Dane DeHaan), William Burroughs (Ben Foster) e Jack Kerouac (Jack Huston) até um crime que abalará essas relações.
Adaptação
Nicolas Cage vive o maior pesadelo de um escritor na comédia dramática levemente nonsense de Spike Jonze: ter um concorrente ao seu lado justamente quando o trabalho parece impossível. Seu personagem é Charlie Kaufman (um roteirista de verdade e colaborador constante de Jonze), que, após fazer sucesso com seu filme “Quero Ser John Malkovich” (sim, o próprio), é contratado para escrever uma adaptação para um livro sobre orquídeas. Enquanto Kaufman sofre para encontrar material cinematográfico no livro, seu irmão gêmeo (também Cage) aparece em seu apartamento, determinado a se tornar um roteirista como ele.
Janela Secreta
Protagonizado por Johnny Depp no maior estilo “escritor em home office à beira da loucura”, o filme conta a história de um autor que acaba de se divorciar e se fecha numa casa de campo para escrever. Lá, ele é perturbado por um homem que insiste que ele plagiou sua história e coisas estranhas, mais próximas da ficção do que da realidade, começam a acontecer.
Por Juliana Varella
Atualizado em 11 Nov 2016.