Entre os dias 9 e 20 de novembro, São Paulo recebe a 24ª edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, o maior festival LGBTQ da América Latina. Na programação cinematográfica, estão 114 produções de 26 países, todos com destaques em festivais de renome ao redor do mundo.
Do lançamento do novo longa de Xavier Dolan à estreia de Leandra Leal atrás das câmeras, o Guia da Semana te conta os 10 filmes que você não pode perder no festival.
Confira!
É Apenas o Fim do Mundo
Após 12 anos distante, um escritor retorna a sua cidade natal para contar à família sobre sua morte iminente. Mas o ressentimento logo altera seus planos para aquela tarde, dando lugar a rixas que alimentaram e ainda alimentam, solidão e dúvidas, enquanto todas as suas tentativas de empatia são sabotadas pela incapacidade das pessoas em ouvir e amar.
Exibições: 11/11, às 22h @ Espaço Itaú de Cinema Augusta e 15/11, às 17h @ CineSesc
Quando Se Tem 17 Anos
Damien e Thomas estudam na mesma escola e tinham tudo para serem amigos - no entanto, não suportam um ao outro. A mãe de Damien é médica e seu pai, piloto militar. Thomas é filho de uma família de camponeses que vive em uma região remota. Depois de sofrer uma série de abortos, a mãe de Thomas está grávida novamente. A fim de facilitar a difícil gravidez, a mãe de Damien convida Thomas a morar em sua casa até que o bebê nasça. Agora, Damien e Thomas vão ter que morar debaixo do mesmo teto.
Exibições: 13/11, às 22h @ Espaço Itáu de Cinema Augusta e 15/11, às 21h30 @ CineSesc
As Vidas de Thérèse
Thérèse Clerc é uma das grandes figuras do militantismo. Da luta pela legalização do aborto e pela igualdade de gêneros à batalha pelos direitos dos homossexuais, ela esteve na linha de frente de tudo isso. Thérèse acaba de saber que tem uma doença incurável e decidiu lançar um último olhar para trás sobre sua vida, um olhar lúcido e terno sobre as batalhas e o amor que se foi com elas.
Exibições: 16/11, às 20h @ Espaço Itaú de Cinema Augusta e 14/11, às 17h @ Cinesesc
Absolutely Fabulous: O Filme
Edina e Patsy transbordam brilho e glamour e aproveitam a vida da forma que melhor sabem: cheias de compras, álcool e boates badaladas. Quando elas acidentalmente empurram a modelo Kate Moss no rio Tâmisa durante uma festa, são bombardeadas pela mídia. Sem um tostão, elas se escondem em um resort de milionários na Riviera Francesa, onde bolam um plano infalível que permitirá que elas vivam para sempre na alta sociedade.
Exibições: 13/11, às 20h @ Espaço Itaú de Cinema Augusta e 15/11, às 19h @ Cinesesc
Kiki
Na comunidade LGBTQ negra de Nova York, são muito populares os bailes kiki, onde ocorrem acirradas competições de voguing, uma dança moderna com movimentos corporais definidos por linhas e poses. Este documentário mergulha no fascinante universo da cena queer nova-iorquina, a partir de cenas da competição de dança e de entrevistas com enérgicos jovens, que utilizam termos como "heteronormatividade" e "desconstrução de gênero" de forma arrebatadora. Vinte e cinco anos depois do clássico Paris Is Burning, Kiki joga luz nas gritantes mudanças que tomaram este cenário.
Exibições: 12/11, às 19h @ Cinesesc e 16/11, às 21h30 @ CineSesc
O Ornitólogo
Fernando, um ornitólogo solitário, está à procura de cegonhas negras ao longo de um remoto rio nos confins de Portugal quando é arrastado pelas corredeiras. Resgatado por um casal de peregrinas chinesas a caminho de Santiago de Compostela, ele mergulha em uma floresta escura, misteriosa, tentando voltar às origens (e às cegonhas). Mas diante de obstáculos inesperados e pessoas que o colocam à prova, o protagonista logo é levado por ações extremas. Aos poucos, ele se torna um homem diferente: inspirado, multifacetado e finalmente esclarecido.
Exibições: 11/11, às 19h @ CineSesc e 15/11 às 22h @ Espaço Itaú de Cinema Augusta
Looking: O Filme
"Looking: O Filme" encerra a história de três amigos que moram em São Francisco e exploram as opções disponíveis para uma nova geração de homens homossexuais que procuram a realização no amor e na vida. No filme, Patrick retorna para a cidade pela primeira vez em quase um ano para celebrar um acontecimento importante com seus velhos amigos. No processo, ele deve enfrentar as relações não resolvidas que deixou para trás e fazer escolhas difíceis sobre o que é importante para ele.
Exibições: 14/11, às 20h @ Espaço Itaú de Cinema Augusta
A Cidade do Futuro
Milla, Gilmar e Igor formarão uma família fora dos padrões, em Serra do Ramalho, no sertão da Bahia.
Exibições: 13/11, às 17h @ CineSesc e 19/11, às 20h30 @ CCSP
Antes o Tempo Não Acabava
Anderson é um jovem indígena em conflito com os líderes de sua comunidade, localizada na periferia de Manaus. As tradições mantidas por seu povo parecem anacrônicas em relação à vida contemporânea que leva. Em busca de autoafirmação, Anderson abandona a comunidade para viver sozinho no centro da cidade, onde experimenta novos sentimentos e enfrenta outros desafios. No entanto, o Velho Pajé planeja trazê-lo de volta para mais um ritual.
Exibições: 14/11, às 19h @ CineSesc e 16/11, às 18h30 @ CCSP
Divinas Divas
Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte de Búzios são ícones da primeira geração de artistas travestis do Brasil. A partir de uma íntima relação com a diretora e com o teatro de sua família, importante palco na trajetória de todas elas, acompanhamos as personagens no processo de construção de um espetáculo que celebra seus 50 anos de carreira. O filme propõe a compreensão de suas vidas como obras de arte, mas também como ato político no Brasil de ontem e de hoje.
Exibições: 12/11, às 21h30 @ CineSesc e 16/11, às 17h30 @ CCSP
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 7 Nov 2016.